“Por isso não desfalecemos; mas ainda que o nosso homem exterior se esteja consumindo, o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós cada vez mais abundantemente um eterno peso de glória; não atentando nós nas coisas que se vêem, mas sim nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, enquanto as que se não vêem são eternas.” (II Coríntios 4:16-18).

II Coríntios 4:4 fala que o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos para que não lhes resplandeça a luz do Evangelho de Cristo. Mas, o versículo 16 mostra que ainda que o nosso homem exterior se esteja consumindo, desfalecendo, o nosso homem interior se renova todos os dias. Essa é a certeza que temos da parte de Deus se seguirmos os princípios estabelecidos em Sua Palavra.

A morte biológica é gradativa; vamos envelhecendo aos poucos. De vez em quando, olhamos e vemos que os nossos cabelos já não têm mais a mesma quantidade ou a mesma cor de antes. Sabemos que ainda que façamos tanta coisa para que isso não ocorra, esse é o processo natural do amadurecimento, é o processo natural da vida. Não adianta ordenar ao físico que não envelheça, porque a questão é biológica.

Mas, há uma esperança para o nosso homem interior: ele é renovado de dia em dia. Então, a sua estrutura física pode ir envelhecendo, mas a sua estrutura espiritual vai ficando mais rejuvenescida, porque você vai conhecendo mais de Deus. A sua fé é renovada a todo instante, e a fidelidade vai crescendo em sua vida.

FIDELIDADE E SANTIDADE CAMINHAM JUNTAS

Há uma medida para o homem exterior e uma medida para o homem interior. O homem interior está associado a Jesus (Romanos 7:22 / Efésios 3:16; 4:13); o homem exterior está associado a Adão (Romanos 5:14 / I Coríntios 15:22).

Talvez você esteja perguntando-se: Como posso romper com a natureza de Adão e ter a natureza de Deus? Simples: todo homem interior é chamado à santidade. Se a santificação fosse algo impossível, Deus não nos daria a ordem de Levítico 20:7. “Portanto, santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o Senhor vosso Deus.”

E se surgiu outra pergunta em seu coração em relação ao fato de como você pode ser renovado, isso também é simples: é só obedecer. Romanos 12:2 diz que é possível através da renovação da mente. Basta descobrir que é Deus quem opera isso em nós (Filipenses 1:6; 2:13).

Há uma necessidade de reconhecermos que precisamos ser santos, pois esta é uma chamada irrevogável e sem negociação para todo aquele que é fiel. Somos santificados por Deus e para Deus (João 17:17 / Romanos 6:11). O Senhor tem um perfil e um caráter correto para nós de santidade e fidelidade.

Tudo o que é santo é separado, consagrado para, que está entregue. Você já não é mais você, porque agora o seu viver é Cristo (Gálatas 2:20 / Filipenses 1:21). Você foi separado para Deus, consagrado para Ele, e não pode ser mesclado com as coisas deste mundo. Você precisa estar associado às coisas de Deus e plenamente separado das coisas mundanas.

O perfil de Deus é correto e juntos entraremos numa guerra para que possamos ser tratados. O homem interior que existe em nós precisa ser renovado. A Igreja em Células é uma estratégia que trouxe saúde de verdade, que nos faz reconhecer que precisamos de tratamento e, à medida que vamos sendo tratados, Deus vai nos dando pessoas para que possamos tratá-las e abençoá-las

O nosso caráter precisa ser mexido e Deus colocará nosso caráter na prensa, porque Ele tem um perfil correto para cada um de nós. Deus quer que saiamos de um nível para outro. Porém, a base para que cheguemos a níveis mais altos está na santificação e por isso precisamos buscar a santidade e esta só é possível através da fidelidade.

A FIDELIDADE ESTÁ RELACIONADA À SIMPLICIDADE

Quando o homem interior se renova e anda em fidelidade, automaticamente também anda em simplicidade. Os que estão preocupados em derrubar o outro e se autopromover não foram transformados nem renovados no interior. Por isso encontramos tantas pessoas assim na Igreja: querendo ser reconhecidas, muitas vezes, na força do braço.

A fidelidade é silenciosa, não é arrogante e nem prepotente e quando as pessoas olham já está tudo construído, tudo pronto. Todo homem fiel é um homem simples, que tem um coração puro e aberto para a recepção, assim como José. É interessante observarmos tudo o que aconteceu na vida desse grande homem sonhador. José foi acusado de adultério, mas não se defendeu, antes, esperou que a fidelidade falasse mais alto. E apesar de ter sido preso, a Bíblia diz que nenhum mal lhe sucedeu.

Em momento algum José denegriu a imagem do outro para provar que era fiel, ainda que não lhe tenha faltado oportunidade para fazê-lo. Às vezes, fazemos com que o líder confie em nós desacreditando do outro. Mas, uma equipe acreditada traz resultados surpreendentes.

Quantas vezes alguns acham que estão certos e que alguém na equipe está errado e isso é apenas achismo? Começam a apontar o dedo para a pessoa e esquecem-se de que esse dedo deve estar apontado para suas próprias vidas.

É preciso tirar os olhos do irmão para ser acrescido no nível de fidelidade. Somente olhando para si é possível começar a investir no próprio caráter para ser uma pessoa irrepreensível, que agrada a Deus.

Visualizações: 1171

Plano de Leitura Bíblica

30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22
01 Jan
Gênesis 1 e 2
Salmos 1 e 2
Mateus 1 e 2
02 Jan
Gênesis 3 e 4
Salmos 3 a 5
Mateus 3 e 4
03 Jan
Gênesis 5 e 6
Salmos 6 a 8
Mateus 5
04 Jan
Gênesis 7 e 8
Salmos 9 e 10
Mateus 6
05 Jan
Gênesis 9 e 10
Salmos 11 a 13
Mateus 7