“Por isso não desfalecemos; mas ainda que o nosso homem exterior se esteja consumindo, o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós cada vez mais abundantemente um eterno peso de glória; não atentando nós nas coisas que se vêem, mas sim nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, enquanto as que se não vêem são eternas” (II Coríntios 4:16-18).

II Coríntios 4:4 fala que o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos para que não lhes resplandeça a luz do Evangelho de Cristo. Mas, o versículo 16 mostra que ainda que o nosso homem exterior se esteja consumindo, desfalecendo, o nosso homem interior se renova todos os dias. Essa é a certeza que temos da parte de Deus, se seguirmos os princípios estabelecidos em Sua Palavra.

A morte biológica é gradativa; vamos envelhecendo aos poucos. De vez em quando, olhamos e vemos que os nossos cabelos já não têm mais a mesma quantidade ou a mesma cor de antes. Sabemos que ainda que façamos tanta coisa para que tal não ocorra, esse é o processo natural do amadurecimento, é o processo natural da vida. Não adianta ordenar ao físico que não envelheça, porque a questão é biológica.

Mas, há uma esperança para o nosso homem interior: ele é renovado de dia em dia. Então, a sua estrutura física pode ir envelhecendo, mas a sua estrutura espiritual vai ficando mais rejuvenescida, porque você vai conhecendo mais de Deus. A sua fé é renovada a todo instante, e a fidelidade vai crescendo em sua vida.

COMO O HOMEM INTERIOR PODE SER FIEL

O homem interior pode ser fiel entendendo que Jesus não morreu na Cruz apenas para dar uma ‘melhoradinha’ em nossa vida, mas para nos mudar completamente, trazer-nos uma mudança integral no espírito, na alma e no corpo e nos manter plenamente conservados e irrepreensíveis até a Sua volta, e assim permanecermos fiéis a Ele em todos os momentos, em qualquer lugar (I Tessalonicenses 5:23).

Você se considera uma pessoa fiel? Se Deus fosse visitar sua casa, HOJE, que bebidas encontraria nas geladeiras? O que veria nos computadores? Quantos se proclamam filhos de Deus, mas quando estão sozinhos, provam o que realmente são, ou seja, não são nada do que dizem ser.

Alguns que se dizem filhos de Deus quando estão sozinhos, são verdadeiros filhos das trevas e, quando estão acompanhados, tentam provar que são aquilo que sabem que não são.

A santidade de uma pessoa é medida na sua intimidade com Deus. Está escrito que a intimidade do Senhor é para aqueles que O buscam, aos quais Ele revela a Sua aliança (Salmos 25:14), então não há como ser diferente.

É quando estamos sozinhos que provamos se somos fiéis, que sabemos se nascemos de novo, se amamos ou não a Jesus, se Ele é ou não é o Senhor da nossa vida. Quem você é quando está em casa sozinho? Se você consegue ser fiel consigo, consegue ser fiel com qualquer pessoa.

Você é nova criatura em Cristo Jesus, por isso não viva como se tudo fosse velho na sua vida. Decida deixar Deus fazer tudo novo em sua história. Não aceite ser a mesma pessoa de outrora, porque você não é, você é nova criatura em Cristo Jesus.

Romanos 6:4 diz que o homem interior está se renovando para que possa andar em novidade de vida. Essa renovação nos garante, dentre tantas outras coisas, três elementos fundamentais para o sucesso em todas as áreas de nossa vida: coragem, santidade e fidelidade.

FIDELIDADE GERA CORAGEM NO HOMEM INTERIOR

Um dos maiores inimigos do homem é o medo, um espírito maligno que paralisa a fé e inopera a ação. Mas Deus quer que você saiba algo: aquele que se renova por dentro perde todo temor. Portanto, pegue o medo e jogue-o no lixo. Agora, como fazer isso? Pelo amor! O que ama a Deus lança fora todo o medo (I João 4:18).

A Bíblia diz que Davi era pequenininho, mas o seu homem interior era grande. Isso é tão verdade, que Davi tragou e derrubou o gigante Golias (I Samuel 17). Davi não encontrou problemas, porque conhecia e amava a Deus, a tal ponto de rejeitar uma armadura de combate e confiar que somente com uma funda e uma pedra daria fim ao homem que mais amedrontava e afrontava o exército de Israel.

O homem renovado não compartilha e não aceita o medo, mas o renuncia, porque conhece o amor de Deus e reconhece que o medo é uma regência espiritual. Satanás planta medo em nossa alma, porque quer paralisar a fé e inibir a ação. Não devemos ser temerosos, mas, sim, ousados. Precisamos fazer exatamente o que a Palavra nos manda fazer: “porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de coragem, de amor e de moderação” (II Timóteo 1:7).

Como fez Davi ao incircunciso Golias, assim nós faremos também. Deus ampliará a medida do nosso homem interior, a ponto de tragarmos e derrubarmos qualquer gigante que queira ameaçar-nos. Você dirá para todas as situações adversárias que elas não conhecem a estatura do seu homem interior, que tem uma medida ilimitada.

Então, se está sobrando medo e faltando amor em você, comece agora mesmo a buscar socorro em Deus, e você terá autoridade para pisar serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; e nada lhe fará dano algum (Lucas 10:19). Creia nisso!

Continua...

Visualizações: 236

Plano de Leitura Bíblica

14 Out
2 Crônicas 3 e 4
Ezequiel 40
João 6
15 Out
2 Crônicas 5 e 6
Ezequiel 41
João 7
16 Out
2 Crônicas 7
Ezequiel 42
João 8
17 Out
2 Crônicas 8
Ezequiel 43
João 9 e 10
18 Out
2 Crônicas 9
Ezequiel 44
João 11
19 Out
2 Crônicas 10 e 11
Ezequiel 45
João 12
20 Out
2 Crônicas 12 e 13
Ezequiel 46
João 13 e 14