“Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo.” (Efésios 4:12)

A Bíblia cita inúmeras características que devemos ter para viver uma vida digna, segundo o Evangelho para o qual fomos chamados. E em tudo o que formos fazer, não devemos apenas pensar em nós mesmos, mas na edificação do Corpo de Cristo. Agora, é muito bom saber que, quando a Bíblia nos apresenta um novo estilo de vida, não é para vivermos debaixo de um jugo religioso, mas sim para termos a visão da graça de Jesus que nos possibilita viver as realidades divinas, que não são utópicas, mas possíveis, a partir da pessoa maravilhosa de Jesus.

SER SÓBRIO
“Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.” (I Pedro 5:8)

Deus não aceita nenhum tipo de embriaguez a não ser a embriaguez do Espírito. Porém, tudo precisa de equilíbrio, sem exageros. Tudo precisa ser feito com entendimento correto.

Quando falta sobriedade, o entendimento fica comprometido e a emoção não consegue pagar a conta das explicações da fé que temos para as coisas que estamos fazendo. Precisamos estar preparados para responder com sabedoria e com razão àqueles que pedem a razão da nossa fé.

ESPERAR INTEIRAMENTE NA GRAÇA
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie.” (Efésios 2:8,9)

A ordem é para que esperemos inteiramente na graça que nos foi oferecida na revelação de Jesus Cristo. Graça é dom de Deus e como o próprio nome já diz, recebemos de graça para não nos gloriarmos em nós, nem em ninguém, a não ser nEle mesmo.

Esperar inteiramente na graça traz a revelação do que o Senhor tem para nós, e revelação é fruto de intimidade. Só tem revelação e entendimento quem tem intimidade, quem se relaciona com Jesus.

SER FILHO OBEDIENTE
“Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.” (João 14:15)

A obediência não depende de concordância. Um exemplo bom para ilustrar obediência é quando estamos na Igreja e existe uma porção de crianças juntas, brincando, e vem uma mãe e pega o filho com diplomacia e o coloca sentado ao seu lado. Naquele momento, deve passar pela cabeça da criança: Por que eu estou sentado quando os outros estão brincando? Por que somente a minha mãe agiu assim?

Sabemos, é claro, que a criança não está sentada por vontade própria, mas por disciplina, obediência. Até porque a Bíblia diz que, quando o Senhor está no Templo, cale-se diante dEle toda a terra (Habacuque 2:20). A criança toma a atitude de permanecer sentada, ainda que não seja da sua vontade, mas é do seu entendimento de obediência.

Há muitas coisas em nossa vida espiritual que não são da nossa vontade nem do nosso entendimento, mas teremos que nos mover pela força da obediência. Em determinado momento, o entendimento falará. Obediência não depende de concordância. E, em se tratando de Deus, que possui valores absolutos, não há o que questionar. O que Deus disse está dito para ser obedecido, e é assim que deve ser.

NÃO SE CONFORMAR COM AS CONCUPISCÊNCIAS
“Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo.” (I João 2:16)

Concupiscência é desejo incontido. E se não há controle do desejo ninguém consegue se apresentar a Deus como Igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga. Efésios 5:27 diz que a Igreja deve ser santa e irrepreensível. E em I Pedro 2:9 está escrito: “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.”

Você precisa ter o entendimento de que antes havia concupiscência na sua vida, mas agora, é necessário se guardar em Deus para não ser tentado a se conformar com as concupiscências deste mundo. E mais, precisa saber que é possível, no presente, a concupiscência ser ativada novamente para que o desejo carnal corrompa a vida de Deus em você.

Agora, hoje você não mais vive debaixo da ignorância, pelo contrário, está sendo advertido de que não deve mais ceder para os desejos carnais, que agiam contra Deus na sua vida. “Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente...” (Tito 2:11,12)

Assim somos advertidos a não ceder aos desejos do passado, a não andar com a ignorância do passado, com os desejos desenfreados do passado, mas sendo modelo. Desse nível para a frente, abra mão de algumas coisas, como a famosa autenticidade de pessoa natural. Não cabe mais ficar justificando falhas, dizendo que é assim mesmo, que Deus sabe como você é e que mesmo assim Ele o escolheu. Deus o escolheu para que você mude, tenha outro padrão e viva um novo estilo de vida. você agora é uma nova criatura e precisa assumir a nova pessoa que foi chamado para ser.

Não aceite a carnalidade maligna imposta pelo inimigo e por você mesmo. É preciso codificar, dentro de você, corretamente, as CARACTERÍSTICAS DE QUEM NASCEU DE NOVO para viver como a nova pessoa que a Bíblia diz que você pode ser.

Visualizações: 1733

Plano de Leitura Bíblica

30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22
01 Jan
Gênesis 1 e 2
Salmos 1 e 2
Mateus 1 e 2
02 Jan
Gênesis 3 e 4
Salmos 3 a 5
Mateus 3 e 4
03 Jan
Gênesis 5 e 6
Salmos 6 a 8
Mateus 5
04 Jan
Gênesis 7 e 8
Salmos 9 e 10
Mateus 6
05 Jan
Gênesis 9 e 10
Salmos 11 a 13
Mateus 7