“Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver.” (I Pedro 1:15)

É tempo de investir no caráter e viver a santidade para implementar esse legado que é um direito de todos os que servem a Deus com integridade. Não é fácil, pois temos duas classes de pessoas, mesmo sendo crentes: uma extremamente consagrada, e outra formada por aqueles que são oportunistas, que entram na Igreja e trazem desconfortos, pois destilam carnalidade.

Na minha experiência pessoal, tenho visto que a primeira classe é uma delícia, a outra, um desafio. Preservar a santidade é uma linda missão que nem todos conseguem cumprir, principalmente quando estão apegados demais à carnalidade. Nesse caso, precisam ser moldados para viverem esse pacto. Mas a energia, a disposição e o compromisso da maioria se tornam um incentivo para continuarmos investindo.

A santidade é um legado que não é um acidente, mas uma conquista proposta às pessoas que estão dispostas a vencer e mergulhar em Deus para terem uma vida de pleno êxito, pois ser santo é um legado para transformar esta geração.

O QUE É PRECISO PARA PRESERVAR A SANTIDADE

Para preservar a santidade é preciso pagar um preço que é desafiador, mas é possível. Em um século onde querem instalar o terceiro sexo, temos crianças, jovens, homens e mulheres sedentos de Deus e outros que mesmo que tenham tido uma experiência no passado com o pecado, hoje possuem um desejo muito grande de viver o caráter de santidade aprovado em todos os níveis. Esses entenderam que a santidade é um legado. Mas se a santidade é um legado, quais as recompensas de guardar esse legado?

1. BEM-ESTAR PESSOAL

O maior presente de ter um caráter de santidade não é satisfação para terceiros, mas o prazer interior de saber que somos aprovados nas nossas atitudes por causa da consciência de que, apesar do século estar confuso, uma geração é inegociável.

Tenho visto e convivido com pessoas comprometidas que são uma semente de esperança e uma bússola orientadora de lealdade, pois não se deixam ser influenciados pelo mundo, mas influenciam centenas de vidas a alimentarem o padrão da santidade. Isso causa um bem-estar pessoal, em que a satisfação de andar na rota correta é um presente dado a si mesmo.

Talvez, a maior recompensa do legado de viver em santidade seja estar com a paz interior e a certeza de que domina o pecado. “Filho meu, se os pecadores procuram te atrair com agrados, não aceites.” (Provérbios 1:10)

2. BEM-ESTAR SOCIAL

Quando guardamos nossa integridade diante de Deus, temos segurança de andar diante dos outros. O que mais sustenta o caráter de santidade é o fator da confissão diária de quem você é no ambiente onde está, pois todo dia tem uma cilada nova para comprometer a sua comunhão com Deus.

Ser comum é fácil, mas o trunfo está em conviver no meio de muitos e não abrir mão da chamada inegociável: ser santo, assim como Deus é Santo. “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver.” (I Pedro 1:15)

3. BEM-ESTAR NA COMUNIDADE

O nosso testemunho onde vivemos é de fundamental importância. Às vezes, alguns não conseguem vencer suas dificuldades na comunidade onde vivem, Igreja local, e se tornam alvo fácil de zombaria e críticas. São porta aberta para o mau testemunho, e isso leva o Evangelho a entrar em escárnio por parte de alguns.

Porém, em contrapartida, existe uma raça eleita, de sacerdócio real, povo de propriedade exclusiva, arrancado das trevas para a maravilhosa luz. “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” (I Pedro 2:9)

Com essa consciência, estamos aptos a nos tornarmos os líderes na comunidade, pois entendemos que esse legado não pode ser corrompido e o bom testemunho na Igreja local é fator primordial para nos levar a lugares altos. A consciência do legado nos leva à responsabilidade de que algo novo está surgindo para honrar o Nome de Jesus e consolidar nosso caráter no Seu Reino.

4. BEM-ESTAR NO CASAMENTO

Para os que são casados, a santidade guarda o casal e mantém homem e mulher fiéis um ao outro. Quando um casal tem o legado da santidade, ele tem direito à geração espiritual e biológica. São dias de conquistas resultantes desse legado, pois será sempre respeitado.

Os casamentos que começam em pecado quando ainda em compromisso, com certeza, têm menos probabilidade de dar certo do que aqueles que lutaram contra a carne e não se deixaram levar pelas paixões carnais. Geralmente, por parte de alguns, vemos que uma das partes da aliança não se firma. Quando levantamos o histórico, há argumentos do passado. Por isso, precisamos nos comprometer como homens e mulheres santos, pois para isso somos chamados, e quando nos santificamos, uma das recompensas do legado é a aliança saudável.

5. BEM-ESTAR NO ENSINO

Esta é uma verdade inconteste: quando somos aprovados no caráter de santidade, recebemos um legado e uma sustentação de testemunho. Isso nos respalda e nos encaminha ao sucesso. Esse êxito é com a vida e não com o discurso.

Quando preservamos a santidade, a nossa autoridade para ensinar ganha poder e a intolerância com o pecado é maior ainda. Precisamos ver o pecado como um desastre que ninguém quer sofrer, pois é muito terrível quando um líder quer ensinar a uma geração, mas está cheio de argumentos no caráter, com a santidade comprometida, descredibilizada. A ordem do Pai é: “Sede santos!”, como diz em I Pedro 1:16.

Que coisa boa é a consciência de dever cumprido! Seguindo esses princípios acima citados, com certeza seremos mais consolidados e o dedo de acusação do adversário não estará na nossa direção. Precisamos ser homens e mulheres tomados de autoridade e recobrados na confiança, para que nossa vida seja cheia da glória de Deus. Que não vivamos apenas no âmbito das palavras, mas que sejamos parte integrante no modo de viver em santidade e que o nosso caráter expresse a vida dEle em nós. Assim, seremos uma geração de mudança, porque o legado não está no discurso, mas impregnado na nossa forma de viver.

Visualizações: 1042

Plano de Leitura Bíblica

30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22
01 Jan
Gênesis 1 e 2
Salmos 1 e 2
Mateus 1 e 2
02 Jan
Gênesis 3 e 4
Salmos 3 a 5
Mateus 3 e 4
03 Jan
Gênesis 5 e 6
Salmos 6 a 8
Mateus 5
04 Jan
Gênesis 7 e 8
Salmos 9 e 10
Mateus 6
05 Jan
Gênesis 9 e 10
Salmos 11 a 13
Mateus 7