“... Mas eu e a minha família servi­remos ao Senhor.” (Josué 24:15)

No final de ano, é comum, durante as festas, as famílias se reunirem para comunhão. Contudo, sabemos que a família vem sendo influenciada por uma série de conceitos prejudiciais aos relacionamentos, abalando sua estrutura. Cada vez mais a desestruturação familiar tem sido o foco dos meios de comunicação.

Quanto a nós, enquanto Igreja, somos chamados para não optar em viver essa realidade. Pelo contrário, precisamos entender que se faz urgente a necessidade de um retorno aos princípios sagrados, à vida de Deus. Todo homem, principalmente aquele que adquiriu uma nova identidade de fiel seguidor desses princípios, por ter sido alcançado por eles, deve honrar seus compromissos, ter uma vida decente, pois a Palavra nos molda a uma vida de excelência.

Se fugirmos destas influências que nos corrompem, então a nossa casa será a sede do avivamento, será um pedacinho do céu e um Altar de adoração ao Eterno. Contudo, é importante observarmos três aspectos que tornam possível esse alvo familiar: renúncia, ter uma seleção criteriosa e alvos de edificação.

1. Renúncia

Todo alvo de edificação pessoal e familiar envolve renúncia. Muitas imagens e palavras podem contaminar nossa alma, portanto devem estar na lista de renúncias a serem feitas. E você pode perguntar: O que? E a resposta é: Tudo o que induz à prostituição e ao adultério, bem como músicas com letras que instigam a infidelidade, conversas picantes e outras formas de contaminação.

Não podemos deixar que nosso coração seja contaminado (Provérbios 4:23). Se na sede dos sentimentos está depositado o que não é lícito, toda a família será atingida. Toda sujeira precisa ser renunciada para que a família seja preservada.

2. Seleção Criteriosa

Precisamos criar o hábito de selecionar aquilo que vamos deixar entrar em nossa alma. Portanto, no lugar de assistir o que não edifica, dedique-se à leitura de bons livros, por exemplo, que é um bom hábito a ser desenvolvido. E, claro, ao levantar e ao deitar, leia a Bíblia. Também ouça músicas de edificação à sua alma e ao seu espírito.

Se você tem o desejo de ver mudanças acontecendo na sua casa, precisa deixar velhos hábitos e cultivar novos, como: Ouvir louvores ao Senhor, conversar com pessoas que edifiquem a sua fé, orar para que a transformação aconteça.

Vemos, portanto, que a renúncia de tudo que pode alterar a boa condução da dinâmica familiar deve estar aliada a uma seleção criteriosa que possibilita a vivência de hábitos saudáveis inseridos neste contexto diante do que foi deixado como algo nocivo.

3. Alvos de Edificação

Antes de estabelecer alvos de edificação, é necessário arrancar de casa os pontos de contato que possibilitam a maldição de se instalar, como objetos adquiridos em lojas que vendem artigos de Nova Era, tipo gnomos, etc... É necessário destruí-los.

A Bíblia nos instrui que:

“As imagens esculpidas de seus deuses queimarás a fogo; não cobiçarás a prata nem o ouro que estão sobre elas, nem deles te apropriarás, para que não te enlaces neles; pois são abominação ao Senhor teu Deus. Não meterás, pois, uma abominação em tua casa, para que não sejas anátema, semelhante a ela; de todo a detestarás, e de todo a abominarás, pois é anátema”. (Deuteronômio 7:25,26)

“Portanto, meus irmãos, fujam da idolatria.” (I Coríntios 10:14-22)

Paulo está falando para a Igreja, ou seja, você pode ser crente e ser idólatra, apegado a seus ídolos particulares. Portanto: Fuja da idolatria! E ele ainda diz mais: “Falo como a criteriosos, julgai vós mesmos o que eu digo, porventura o cálice da bênção, que abençoamos, é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é a comunhão do corpo de Cristo? Porque nós, embora muitos, somos unicamente um pão, um só corpo, porque todos participamos de um único pão. Considerai o Israel segundo a carne, não é certo que aqueles que se alimentam dos sacrifícios são participantes do altar?”

Não permita esse tipo de contato. Deseje que sua casa seja cheia da glória de Deus. Aprenda a andar por legalidades na sua nova vida com Jesus. Faça valer a mensagem redentora e o sacrifício de Jesus por toda a humanidade, já que você O reconhece como Senhor e Salvador.

Cresça em entendimento de que a sua linguagem também deve ser corrigida para não se tornar um ponto de contato, atraindo a ação de demônios. Palavras negativas liberadas atraem a desordem. Não deprecie seus filhos com palavras, não lance sementes de maldição que ficam plantadas nos corações.

A sua casa deve ser ponto de contato para a glória de Deus, portanto tenha alvos de edificação que mostrem que só o Senhor é Deus sobre o seu lar. Tenha sempre nos lábios uma palavra que ministre graça aos que estão ao redor e manifeste a glória de Deus. “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.” (Efésios 4:29)

Visualizações: 7113

Plano de Leitura Bíblica

30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22
01 Jan
Gênesis 1 e 2
Salmos 1 e 2
Mateus 1 e 2
02 Jan
Gênesis 3 e 4
Salmos 3 a 5
Mateus 3 e 4
03 Jan
Gênesis 5 e 6
Salmos 6 a 8
Mateus 5
04 Jan
Gênesis 7 e 8
Salmos 9 e 10
Mateus 6
05 Jan
Gênesis 9 e 10
Salmos 11 a 13
Mateus 7