“Jesus dizia a todos: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me.” (Lucas 9:23)

Somos uma geração que está sendo formada para ser discípulos de Jesus. Isso significa que estamos voltando aos primeiros passos de onde nunca deveríamos ter saído. E para sermos discípulos, temos que seguir Jesus, negarmos a nós mesmos e tomarmos diariamente a cruz para seguir.

Nos permitir ser formados como discípulos é a certeza que temos de que em meio às dificuldades que enfrentamos, o Senhor nos dará a vitória.

Na parte final, vamos aprender mais uns pontos que são fundamentais para sermos formados como discípulos de Jesus.

· Ensinando a cumprir princípios

Só é verdadeiramente discípulo quem cumpre princípios, de acordo com a Palavra:

“Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos. [...] Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros. [...] ” (João 8:31; 13:35)

Estamos sendo formados como discípulos de Jesus. E, no processo, existem princípios a serem cumpridos, como Permanecer na Palavra e Amar uns aos Outros. Hoje sabemos o que devemos fazer, mas, ainda assim, às vezes, temos dificuldade em obedecer. E a desobediência tem feito com que algumas pessoas entrem em caos. Vemos discípulos que caminham com argumentos, com históricos de pecados, colocando a culpa em outros e sendo acusados pelo inimigo, quando Jesus já os fez livres.

· Aprendendo a resolver problemas

Aprender a resolver problemas e não transferir culpas para terceiros faz parte daqueles que são discípulos do Mestre. Portanto, quando você perceber que não está bem espiritualmente, corra para o seu discipulador, peça ajuda. Ele, apesar de não ser perfeito, com certeza já caminhou milhas a mais que você e poderá ajudá-lo a resolver questões que hoje ainda são difíceis, mas que em breve você saberá como lidar com tudo isso.

Jesus colocou um líder sobre a sua vida para que você, discípulo, sinta-se amado. E, ainda que o discipulado, em alguns momentos, precise ser duro, permita-se passar pelo tratamento. Normalmente, os que fogem, e até trocam de discipulador, simplesmente transferem o problema, mas não resolvem.

· Tornando-se exemplo

Na célula você aprende um pouco mais da Palavra de Deus e assim vai descobrindo quais são as promessas do Pai para a sua vida e o que Ele espera de você, enquanto cristão. Portanto, saiba que para se tornar um exemplo, é preciso se deixar ser corrigido. A maioria das pessoas não gostam de ser corrigidas. Contudo, se um dia você quiser ser um bom discipulador, terá que antes cumprir a tarefa de ser um bom discípulo.

Jesus disse que o discipulado vem para fazer do discípulo um amigo do líder, exatamente como está escrito em Provérbios 17:17. “... em todo tempo ama o amigo e na angústia nascerá o irmão.”  Seja um discípulo amigo, um verdadeiro irmão na hora da angústia, porque o dia da angústia vem e devemos permanecer firmes. E nesse processo, é importante saber que só consolida no dia da angústia, quem foi consolidado.

Sempre digo que quem consegue fazer de um discípulo um amigo, ganhou um verdadeiro irmão para o dia da angústia. E muitas vezes isso é tudo o que precisamos.

Que você seja formado como um discípulo de Jesus que vive os princípios do Reino e se submete à liderança, sabendo que o Deus que começou a boa obra na sua vida, está aperfeiçoando você dia após dia.

Visualizações: 2752

Plano de Leitura Bíblica

30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22
01 Jan
Gênesis 1 e 2
Salmos 1 e 2
Mateus 1 e 2
02 Jan
Gênesis 3 e 4
Salmos 3 a 5
Mateus 3 e 4
03 Jan
Gênesis 5 e 6
Salmos 6 a 8
Mateus 5
04 Jan
Gênesis 7 e 8
Salmos 9 e 10
Mateus 6
05 Jan
Gênesis 9 e 10
Salmos 11 a 13
Mateus 7