Vivendo os ciclos

A vida é feita de ciclos! Quando ministramos que começou um ciclo novo na sua vida não é invencionice. Somos guiados por tempo.

- Tempo em grego é Kronos.
- Tempo em hebraico é Olam Haba.
- Tempo físico é Kronos.
- Tempo físico espiritual é Kairos.
- Tempo de sobrenatural é Ayonos.

Os ciclos obedecem o tempo! “Há tempo para todo propósito debaixo do céus.” (Eclesiastes 3)

• Um segundo é o tempo para um atleta definir seu troféu.
• Um minuto é o tempo para um empresário consolidar seu voo.
• Uma hora é o tempo para um grande negócio ser fechado.
• Um dia é o tempo para um relacionamento ter sobrevivido.
• Uma semana é o tempo para que um aluno seja aprovado nas provas.
• Um mês é o tempo para um doente terminal colocar sua vida em ordem.
• Um ano é o tempo para um empreendedor alcançar suas metas.
• Uma década é o tempo para qualquer líder focado ter êxito pleno nos seus negócios.

De um segundo a uma década determinamos nossos ciclos, por isso, precisamos focar nos resultados que queremos. Neste segundo, até nesta década.

Como bons atletas da vida, não podemos desperdiçar o tempo, o ciclo, o momento, o Novo Começo. Quando estamos em uma atmosfera de glória, visitados pelo tempo espiritual, mais que Kairós, pelo Ayonos, entramos no sobrenatural.

Determinamos, nessa atmosfera, que algo novo e poderoso, da parte de Deus, está chegando. Não podemos perder esse time, de entrarmos no mundo espiritual e reivindicarmos os direitos da aliança, afinal, precisamos nos posicionar naquilo que estamos gerando. Isso, gerando: O tempo foi feito para nele criarmos as alternativas de mudanças e nos lançarmos nas novidades de Deus.

Novo Começo

Assim como há um Novo Começo para o atleta que entrou no ciclo do segundo, há um Novo Começo para quem sabe aproveitar a atmosfera do Céu que está à nossa disposição. “E lhes darei um novo céu e uma nova terra”. Isso é para agora: Já aconteceu, nos pertence.

Jesus fez novas todas as coisas. O Novo está em todas as vezes que olhamos para Ele; não é improvisado, tudo é criado.

1. Criados por Cristo

Aquele que está em Cristo é uma Nova Pessoa. Tudo se fez novo.

O começo da vida em Cristo está no novo nascimento. Precisamos aprender a selar esse momento no nosso caráter como o Espírito Santo sela no nosso interior. “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.” (Efésios 1:13). O Novo Começo é inaugural quando a Salvação está homologada na nossa vida e a vida de Deus confirmada na nossa essência.

Isto é Novo Começo: Nascidos de novo e gratos pela Salvação em Cristo Jesus, que estava no Princípio com Deus, sendo Ele o próprio Deus. “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João. Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele. Não era ele a luz, mas para que testificasse da luz. Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo. Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” (João 1:1. 1-14) Não é inventado, tudo foi criado.

2. Criados por Deus

O poder de criar! “Eis que faço nossas todas as coisas”.

No começo criou Deus os céus e a terra. Novo Começo é saber que tudo estava no plano divino. Deus CRIOU! O Gêneses é a visão correta de que tudo veio de um princípio. Ele criou tudo até chegar à perfeição da Criação, o homem. “No princípio criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro. E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas. E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi. E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo. E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi. E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom. E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi. E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom. E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro. E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos. E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi. E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas. E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra, e para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom. E foi a tarde e a manhã, o dia quarto. E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus. E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom. E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra. E foi a tarde e a manhã, o dia quinto. E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi. E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom. E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento. E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi. E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.” (Gênesis 1:1-31)

A visão de recomeçar, de Novos Começos se repete, pois Deus continua criando. Por isso a obra que começou no primeiro Adão foi até o Último Adão, e Deus continua criando filhos para Ele. É o poder do Novo Começo. Não vai mudar nunca. Somos assim diante dEle, aprendemos com Ele. O Senhor é o Patriarca insistente dos Novos Começos. “E farei um novo céu e uma nova terra”. Novos Começos.

Somos reconhecedores da Sua grandeza e autoridade, e submetidos ao Seu poder. NEle tudo foi criado. Quando estamos nEle, sempre estaremos começando.

Fomos Criados no Espírito

Todos são feitos pela Palavra e nós somos obras das Suas mãos. O Espírito Santo tem o poder de gerar, de fazer de novo. Sem Ele nada do que foi feito se fez. O mundo também foi criado (Salmo 90).

Conclusão

Novo Começo! Que desafio grandioso, que promessa poderosa, que expectativa exuberante, que fascínio sabermos que podemos começar e, de novo, e outra vez, e novamente, e repetirmos até que seja formada em nós a medida do varão perfeito. Não somos acidentais, somos um propósito de vida, por isso que errar não está isento ao nosso processo de formação, mas continuar lutando é a proposta dos que são, de fato, chamados para Novos Começos. Só os fracassados não tentaram de novo. Os que insistiram se fizeram vitoriosos.

Não há Redenção sem Cruz e não existe vitória legítima sem Calvário.

Novos Começos. Qual a proposta?

Ser uma melhor pessoa para Deus, para si mesmo, para os familiares, para os discipuladores, para os discípulos, para as autoridades constituídas, para o novo Brasil que está sendo gerado. Ser uma pessoa melhor se dando a oportunidade de começar de novo. Afinal, tudo se fez novo.

Entramos no tempo, entramos no ciclo, seja de segundo, minuto, hora, dia, semana, meses, anos ou décadas. Cada ciclo cumpre um propósito, e na atmosfera, Deus estará construindo o novo dEle para que ninguém se perca no caminho novo que Ele está estabelecendo. “Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus. Falai benignamente a Jerusalém, e bradai-lhe que já a sua milícia é acabada, que a sua iniquidade está expiada e que já recebeu em dobro da mão do Senhor, por todos os seus pecados. Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus. Todo o vale será exaltado, e todo o monte e todo o outeiro será abatido; e o que é torcido se endireitará, e o que é áspero se aplainará. E a glória do Senhor se manifestará, e toda a carne juntamente a verá, pois a boca do Senhor o disse. Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo. Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do Senhor. Na verdade o povo é erva. Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente. Tu, ó Sião, que anuncias boas novas, sobe a um monte alto. Tu, ó Jerusalém, que anuncias boas novas, levanta a tua voz fortemente; levanta-a, não temas, e dize às cidades de Judá: Eis aqui está o vosso Deus. Eis que o Senhor Deus virá com poder e seu braço dominará por ele; eis que o seu galardão está com ele, e o seu salário diante da sua face. Como pastor apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos, e os levará no seu regaço; as que amamentam guiará suavemente.” (Isaías 40:1-11)

Novo Começo - Uma decisão para quem reagiu diante do Não da vida, para viver o Sim do Autor do Universo, Yeshua.
Feliz Novos Começos! Feliz 2019!

Renê Terra Nova

Visualizações: 14210

Plano de Leitura Bíblica

30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22
01 Jan
Gênesis 1 e 2
Salmos 1 e 2
Mateus 1 e 2
02 Jan
Gênesis 3 e 4
Salmos 3 a 5
Mateus 3 e 4
03 Jan
Gênesis 5 e 6
Salmos 6 a 8
Mateus 5
04 Jan
Gênesis 7 e 8
Salmos 9 e 10
Mateus 6
05 Jan
Gênesis 9 e 10
Salmos 11 a 13
Mateus 7