“Que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a vida eterna.” (I Timóteo 6:19)

Faz 20 anos que caminhamos na Visão Celular e trabalhamos com o discipulado no Modelo Bíblico, o Modelo de Jesus. Nossa experiência tem sido satisfatória, principalmente no que diz respeito ao crescimento do Reino. Os novos convertidos se tornam discípulos ao serem consolidados através do processo do discipulado, são firmados em Cristo Jesus e se aprofundam no conhecimento de Deus e de Sua graça. Por meio do Discipulado, são ensinados com clareza e destreza sobre os preceitos e estatutos do Reino de Deus para prosseguirem para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus (Filipenses 3:14).

Alguns pontos são fundamentais neste processo de Discipulado no Modelo de Jesus:

1. ESTABELECER A VISÃO DO DISCIPULADO

A palavra discipular, na Bíblia, pode ser definida através dos termos hebraicos Yarah e Lamed

YARAH significa instruir, dirigir, ensinar, apontar, atirar, visar, arremessar, lançar em linha reta. “Instruir-te-ei e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir, guiar-te-ei com os meus olhos.” (Salmos 32:8)

LAMED significa instruir, treinar, estimular, incitar, ensinar, fazer alguém aprender. “Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor, o teu Deus, que ensina o que é útil e te guia pelo caminho em que deves andar.” (Isaías 48:17)

A Visão se estabelece no relacionamento do discipulador com o discípulo. As definições acima revelam o caráter de Deus investindo em cada ser humano, através de Jesus.

Discipular confere aos filhos de Deus responsabilidades especiais com aqueles a quem estão discipulando. Os líderes não devem negligenciar a tarefa de cuidar dos discípulos dando-lhes uma referência segura, a fim de que tenham em quem se espelhar; portanto, têm que refletir o caráter de Cristo através do procedimento.

2. FUNDAMENTAR O DISCIPULADO

O discipulado é fundamentado através de três pontos:

- Equipando os discípulos e assistindo-os com objetivo de levá-los a uma vida e serviços frutíferos.

- Transmitindo a verdade a cada geração sucessiva de convertidos, discipulando aqueles com quem você mantém contato, para que estes discipulem os que são do seu círculo de relações.

- Multiplicando através do exemplo. Buscando vida de santidade, pois os líderes primeiro devem viver a verdade na pureza e poder do Evangelho, para que cada nova geração de discípulos mantenha a semelhança de Jesus.

3. PRINCÍPIOS DA VISÃO DO DISCIPULADO

Os princípios que perfilam o caráter do discipulador são Santidade e Fidelidade, que geram o Compromisso.

- Santidade
“... para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos.”  (I Tessalonicenses 3:13)

Santidade tem origem na palavra grega Hagiosune e significa o processo, a qualidade e condição de uma disposição sagrada e a qualidade da santidade na conduta pessoal. É o princípio que separa o crente do mundo, consagrando ao ministério do discipulado, no corpo e na alma, encontrando realização na dedicação moral e uma vida comprometida com a pureza. A santidade faz com que cada característica do nosso caráter seja submetida à inspeção divina e receba a Sua aprovação. A fonte da santidade é um relacionamento pessoal com Jesus e não um sistema de obras.

- Fidelidade
“Como o frescor de neve no tempo da ceifa, assim é o mensageiro fiel para com os que o enviam, porque refrigera a alma dos seus senhores.” (Provérbios 25:13)

A palavra fidelidade, na Bíblia, deriva do termo fiel, que no hebraico é Emunah e significa firmeza, estabilidade, lealdade, consciência, constância, segurança, aquilo que é permanente, duradouro, constante. Emunah vem da raiz aman, significa estar firme, certo, estabelecido, estável. Emunah é traduzida frequentemente como fidelidade também.  

- Compromisso
“Pelo que, ó rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial, mas anunciei primeiramente aos de Damasco e em Jerusalém, por toda a região da Judéia, e aos gentios, que se arrependessem e se convertessem a Deus, praticando obras dignas de arrependimento.” (Atos 26:19,20)

O Apóstolo Paulo era totalmente comprometido com o objetivo do seu chamado: pregar o Evangelho e assim estabelecer o seu discipulado. Não há como ter o caráter de Cristo e não expressar compromisso com o Reino. Como líderes, não pode faltar no nosso discipulado a santidade e a fidelidade que temos representarão o compromisso com Deus e com o Seu Reino.

4. ABRAÇAR A VISÃO DO DISCIPULADO

Para abraçar a Visão do Discipulado no Modelo de Jesus, é preciso apreender o espírito de Jesus como servo (Isaías 42:1-21; 49:1-7; 50:4-11; 53:12), pois o Filho do Homem não veio para ser servido e sim para servir. Então, Cristo procura aqueles que servirão sem buscar reconhecimento, procurando exaltá-lO obedientemente, tornando-O conhecido, através de uma disposição verdadeira de servir sem interesses.

As bases do discipulado na Visão Celular visam instruir, dirigir, treinar, estimular e ensinar pessoas no caminho em que devem andar. Discipulado é compreender que não se pode viver exclusivamente para si mesmo, mas adotar um estilo de vida que compartilha o que Deus tem feito. Ser líder é assumir o treinamento de vidas e se tornar seus ‘pais espirituais’. Essa missão demanda tempo, esforço, dedicação, renúncia e, sobretudo, muito amor a Deus e às vidas que chegam ao Reino.

Deus conta com você no processo de treinar vi-das e capacitá-las com o caráter de Cristo, a partir do Modelo que lhes é apresentado. Assim, discípulos serão formados amando ao Senhor e amando vidas, servindo fielmente ao Pai. Discipular no Modelo de Jesus é dedicar o tempo e a vida por amor ao Reino, é cumprir o mandamento de Jesus de fazer discípulos de to-das as nações da Terra (Mateus 28:19).

Visualizações: 3214

Plano de Leitura Bíblica

30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22
01 Jan
Gênesis 1 e 2
Salmos 1 e 2
Mateus 1 e 2
02 Jan
Gênesis 3 e 4
Salmos 3 a 5
Mateus 3 e 4
03 Jan
Gênesis 5 e 6
Salmos 6 a 8
Mateus 5
04 Jan
Gênesis 7 e 8
Salmos 9 e 10
Mateus 6
05 Jan
Gênesis 9 e 10
Salmos 11 a 13
Mateus 7