“Que os homens nos considerem, pois, como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus. Ora, além disso, o que se requer nos despenseiros é que cada um seja encontrado fiel.” (I Coríntios 4:1,2)

É normal que cada um de nós tenha dentro de si algo pré-concebido sobre o que é fidelidade. Também é normal que vivamos em busca da fidelidade como um de nossos alvos. Porém, se olharmos por um aspecto geral, descobrimos que fidelidade é caracterizada pela firmeza e certeza de propósitos; por atitude e conduta justas; pela devoção de alguém a uma pessoa e a uma causa.

Fidelidade é incorruptibilidade, é sinceridade, é gerar confiabilidade, é cumprir as promessas e votos feitos. Por tudo isso, fidelidade significa lealdade sincera. Todos os fiéis possuem esse conjunto de qualidades. Quando há falhas, quando se percebe que, em algum ponto, está falhando, precisa haver tratamento para alcançar um caráter fiel.

Decidir ser fiel fala de ter um caráter que sonha conquistar todo o nível de ajuste que Deus oferece. A fidelidade, então, passa a ser um estilo de vida gerado pelo Espírito Santo em nós. Precisamos entender, nesse processo de caminhada em busca da fidelidade, que temos vivido em uma sociedade cheia de enfermidades e um dos fatores enfermos que mais se destaca é justamente a falta de fidelidade.

A infidelidade se expressa hoje nos relacionamentos interpessoais, familiares, conjugais, profissionais... Vivemos em meio a uma sociedade desafiadora e fomos escolhidos por Deus para nos levantarmos como Igreja de Jesus para implantar o caráter fiel em nossa Nação. E tudo começa dentro de nós. Só conseguiremos mudar a sociedade que se encontra enferma a partir do caráter fiel que Deus gerar em nós. Existem muitos aspectos importantes que precisam ser gerados pela fidelidade em nós, em nosso caráter, como veremos neste estudo.

FIDELIDADE GERA TEMOR
“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria.” (Provérbios 1:7)

Quando decidimos ser fiéis, estamos estabelecendo pactos e buscando alianças que firmam nosso relacionamento com Deus, com as pessoas, com causas específicas e com nós mesmos. Cada um desses relacionamentos traz níveis desafiadores e nós precisamos decidir implantar fidelidade. Não existe fidelidade no isolamento. No isolamento, nada é testado. Tudo é muito fácil quando a pessoa está no seu horizonte, no seu mundinho fechado. Se quisermos ver se temos o caráter fiel e o temor gerado, devemos buscar no relacionamento e na coletividade.

Nenhum ser humano é testado na fidelidade se em todos os momentos estiver isolado, sozinho. Ninguém é fiel a si mesmo sem ser testado com os outros. “Afia-se o ferro com o ferro; assim o homem afia o rosto do seu amigo.” (Provérbios 27:17). Passar por privações com as pessoas é algo necessário; seremos provados nos relacionamentos. Precisamos, então, deixar essa postura ensimesmada, porque quando nos enchemos de nós mesmos, machucamos as pessoas e todos os que se aproximam de nós acabam sendo feridos por conta do nosso exclusivismo.

A fidelidade gera temor na vida e no coração. É como estabelecer pactos. Porém, para tanto, é necessário ter temor no coração. Temor não é caminhar com medo, mas vencer o medo para nascer o temor, o respeito sadio à autoridade, buscando a saúde no relacionamento. Todo líder que tem temor revela que é sábio.

Precisamos nos aliar às pessoas e aos relacionamentos que nos curem, que nos tragam vida. O desafio da fidelidade é uma das grandes marcas deste mover de Deus para nós, que gerará o temor sadio que chamamos de respeito.

É muito importante nos relacionarmos com respeito. Uma família que nutre o respeito vive em paz. O marido deve respeitar a esposa e a esposa deve respeitar o esposo para que os filhos respeitem os pais a partir de um testemunho irrepreensível.

Em nossa relação com Deus, o homem respeita Deus porque Deus respeita os homens. Ele é maravilhoso e o maior modelo para nós de todos os atos que alguém pode realizar aqui na Terra. Precisamos nos mover com essa força de um relacionamento sadio e sem neuroses, que nos leva a uma vida de sabedoria. Temos a necessidade de romper com os limites da alma para que Deus faça coisas novas.

A forma de nos rendermos a Deus é através do temor, através dos princípios de Sua Palavra. O temor do nosso coração dará testemunho de que nós temos uma vida de sabedoria. O interessante é que na Bíblia a sabedoria é o próprio Deus. Deus é a fonte da sabedoria. Deus é a fonte de toda fidelidade. Quando agimos em temor, em profundo respeito em todas as áreas, significa que a vida de Deus está em nós.

FIDELIDADE GERA RESPONSABILIDADE
“Assim, pois, cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.” (Romanos 14:12)

A Bíblia está cheia de referências que nos remontam à responsabilidade pessoal. A promessa para os fiéis é a coroa da vida. Mas, a coroa da vida é para quem deseja este nível de fidelidade: fidelidade que gera responsabilidade. A responsabilidade do líder reflete um caráter fiel. Quem é fiel é responsável e vice-versa. É um condicionamento. Não há como atestar que pessoas que vivem relaxadamente, não cumprem horário, não honram compromissos, não entregam alvos, não se dedicam aos trabalhos que lhes são confiados, são fiéis.

Fidelidade é caracterizada pela responsabilidade, pelos cumprimentos aos votos feitos. Não podemos encarar responsabilidade como um fardo que não podemos suportar e carregar. A responsabilidade e o temor são ingredientes do caráter fiel. Deus quer gerar uma Igreja fiel e por isso está nos chamando para padronizar uma Nação com fidelidade regada pelo temor e pela responsabilidade. Porque alguns são fiéis apenas quando buscam seus próprios interesses, uma fidelidade condicionada ou conveniente. Porém, estamos vivendo um tempo de restauração e a responsabilidade é o resultado de uma pessoa com o caráter tratado. Quando a pessoa age por amor e caminha pela fidelidade sem interesses, ela prova que alcançou maturidade.

Sonharemos e viveremos as delícias de um caráter fiel; fidelidade fará parte da nossa natureza. Chegará um dia em que ter um caráter fiel será a mesma coisa que beber água e se alimentar. Fluiremos, assim, sem resistências, sem raízes de humanismo que entraram em nossa alma e que precisam ser quebradas, em nome de Jesus. O caráter de Cristo ferverá em nosso ser e as pessoas, ao olharem para nós, verão as marcas da fidelidade e da sinceridade, de alguém que tem um caráter totalmente aprovado pela graça, pela mão de Deus, pelos princípios da Palavra.

Visualizações: 1057

Plano de Leitura Bíblica

30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22
01 Jan
Gênesis 1 e 2
Salmos 1 e 2
Mateus 1 e 2
02 Jan
Gênesis 3 e 4
Salmos 3 a 5
Mateus 3 e 4
03 Jan
Gênesis 5 e 6
Salmos 6 a 8
Mateus 5
04 Jan
Gênesis 7 e 8
Salmos 9 e 10
Mateus 6
05 Jan
Gênesis 9 e 10
Salmos 11 a 13
Mateus 7