“E porei a chave da casa de Davi sobre o seu ombro, e abrirá, e ninguém fechará; e fechará, e ninguém abrirá.” (Isaías 22:22)

12 é o Modelo de Jesus. Mas que Modelo é esse? É o Modelo da Igreja, o Modelo da chave que Deus entrega aos Seus filhos para que não percam as oportunidades que Ele proporciona. Entregar a chave é receber de Deus autoridade. Jesus disse que sobre a pedra a Sua Igreja seria edificada. Ele entregou a chave do Reino. E só tem a chave do Reino quem é filho do Rei. Então, o Modelo da Igreja é para príncipes, filhos do Rei.

O Modelo da Igreja, que é o Modelo para príncipes que têm a chave, é o Modelo pelo qual devemos viver. Deus entrega à Igreja a chave do Reino, pois é de direito da Igreja. Isaías 22:22. Quando Jesus falou a Pedro que era pedra, e que sobre a pedra a Sua Igreja seria edificada, deixou claro que entregava a chave do Reino. Palavras têm poder para abrir e fechar caminhos.

Você é 12 autorizado por Deus. A chave é sua. O Modelo da Igreja tem a chave do avivamento. Mas chave para quê? Podemos avaliar de diversas maneiras, mas quem abre a porta do coração? Quem promove uma cura e libertação na vida humana? Ele veio para abrir portas, restaurar, curar, restituir, a chave para livrar da culpa. Acho que essa chave é a mais poderosa, arrancar sentimentos de fracasso na vida do Discipulo. O M12 tem essa chave, se souber usar, terá êxito na jornada.

A Igreja não tem o direito de viver com sentimento de culpa, sentimentos misturados. A Igreja de Jesus não tem essa culpa, uma vez que Ele a levou no calvário. A Igreja de Jesus é liberta de todo sentimento de fracasso. Ainda que alguém o tenha ferido, a Igreja libera essa pessoa e recebe como legado uma libertação pessoal. A Igreja tem esse poder de decretar quem é livre, assim como assimilar quem está aprisionado, sem julgamentos, mas com misericórdia.

Você é livre, porque você é a Igreja e a Igreja em Cristo o arranca de toda acusação. O M12 tem essa chamada poderosa de entrar na vida das pessoas para homologar um novo destino pelo preço que já foi pago no calvário.

12, legitimidade da Igreja

O Modelo da Igreja é o Modelo que transforma qualquer indivíduo. Você, que adquiriu este devocional, foi transformado por Jesus? Como o Senhor construiu valores nessa série e abriu seu entendimento, não foi? Então, você é parte da embaixada do céu na terra. “De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus.Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.” (II Coríntios 5:20,21)

Você está com o passaporte da salvação na sua vida. Esse legado, Yeshua deu aos 12 da Igreja, capacitou-os para isso. Primeiro Ele fez os 12 no Modelo dEle, depois pegou os 12 e fez deles uma Igreja.

Então, os 12 representam a legitimidade de uma Igreja. Jesus sabia que, para um território ser estabelecido, precisava dos 12, assim como Israel, para ser estabelecido, precisava das 12 tribos, dos 12 Modelos. Os 12, além de pagar a dívida das 12 tribos, também formam um território ilimitado nas suas conquistas.

Diferença entre ser 12 e ser discípulo

“E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido. Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele. Então disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos. Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente. Respondeu-lhe Jesus: Não vos escolhi a vós os doze? E um de vós é um diabo. E isto dizia ele de Judas Iscariotes, filho de Simão; porque este o havia de entregar, sendo um dos doze.” (João 6:65-71)

O texto de João 6:65-71 mostra, de forma clara, que há uma grande diferença entre ser um discípulo e ser um 12. Os discípulos, ao serem confrontados, podem abandonar o líder, mas essa não deve ser a postura daquele que é 12. Entende-se que os 12 têm outro nível de maturidade e administraram mais facilmente as questões de liderança. Jesus estava em um momento de ministração para os discípulos e também para os 12. Então, começou a falar sobre o Espírito que vivifica, a carne que nada aproveita, a palavra de fé e ânimo, e outros ensinamentos. Porém, não pareceu agradável aos ouvidos de alguns.

O Líder Jesus e a verdade – mudar ou abandonar

Os ensinamentos de Jesus não agradavam a todos, principalmente os que eram confrontados pelo pecado, mas não queriam mudar de vida. E alguns discípulos ficaram irados ao ouvirem que havia situações que precisavam ser removidas para que agradassem o coração de Deus, visto que a forma como viviam ainda mantinha em suas histórias situações embaraçosas. Eles faziam muitas coisas que não deveriam mais fazer parte de suas vidas. Não quero julgar, mas naquele dia os céus de revelação estavam abertos e Jesus estava confrontando diretamente os discípulos.

Nesse momento, a Bíblia diz que muitos se retiraram, pois acharam duro o discurso do Mestre. Ouviram Jesus, receberam a Palavra de Vida, mas O deixaram. Há discípulos que não aceitam ouvir a Palavra de vida. Todo confronto é uma semente para mudança, e toda mudança é uma semente para impactos. As pessoas que mudam transformam suas geografias, assim como sua mudança alcançou muito êxito na vida de outras pessoas.

Jesus, ao perceber aquela situação, disse que sabia que Seu discurso era duro. Mas, podemos lembrar que Jesus estava falando a discípulos que já O seguiam há um tempo. Mesmo assim, eles foram embora. Então, não é de surpreender que existam discípulos de Jesus, do Rei e do Reino, que quando escutam o líder ministrar uma palavra, e que julgam ser dura, que não consideram a palavra boa, por não alimentar a carne e o pecado, saiam do Reino, abandonem Jesus e o líder que está sobre eles.

Continua...

Visualizações: 2459

Plano de Leitura Bíblica

30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22
01 Jan
Gênesis 1 e 2
Salmos 1 e 2
Mateus 1 e 2
02 Jan
Gênesis 3 e 4
Salmos 3 a 5
Mateus 3 e 4
03 Jan
Gênesis 5 e 6
Salmos 6 a 8
Mateus 5
04 Jan
Gênesis 7 e 8
Salmos 9 e 10
Mateus 6
05 Jan
Gênesis 9 e 10
Salmos 11 a 13
Mateus 7