O quanto você tem sido o protagonista do seu empreendimento, no sentido de assumir que é o responsável por fazer acontecer? Muitos empreendedores têm terceirizado o sonho, as ideias, a empresa, e depois não entendem o porquê de colherem resultados que não são satisfatórios.

Como protagonista, é fundamental escolher empreender com conexão e inovação. Afinal, você é o idealizador de um sonho, e deve ter a disposição e a capacidade de coordenar cada passo para ver o seu projeto, serviço, negócio ou produto em franco crescimento.

Nesse processo, não basta apenas ter a inciativa de implementar algo novo, é mais que isso, é gerar conexão e inovar o que já existe. Você está disposto a pagar o preço da inovação gerando conexão? Se sim, reúna seus conhecimentos, vá em busca de pessoas que já alcançaram excelentes resultados na área que você busca e siga em frente. A melhor forma de prosseguir é:

· Ser movido por um objetivo concreto que vá além de ganhar dinheiro;

· Ter uma visão bem ampliada do mercado e entender de pessoas;

· Ser constante na sua busca por conexão e inovação;

· Estar aberto para mudar a estratégia, se for preciso;

· Ser ousado e corajoso. O mercado é para empreendedores fortes e estrategistas;

· Ter inteligência emocional e gerar empatia;

· Conhecer o seu cliente e transmitir confiança a ele;

· Aproveitar as tendências e fazer bom uso da tecnologia;

· Gerar conexão e inovação mostrando o valor que você pode agregar às pessoas com o que oferece no mercado.

Conexão e inovação são um processo contínuo

Conexão e inovação devem ser um processo contínuo na vida de todo empreendedor. Sobre inovação, por exemplo, ainda é algo que precisa ser desmistificado. Muitos pensam que inovar é privilégio para poucos. Isso não é verdade! A inovação é fundamental para qualquer negócio, seja ele pequeno ou grande, e também para qualquer profissional. Todos podem e devem inovar.

Conexão e inovação agregam valor ao cliente, e influenciam diretamente no processo de decisão, de escolha, fazendo-o enxergar o produto ou serviço que você oferece por uma ótica diferente do concorrente. Portanto, a partir de hoje, quando você vir um empreendedor reclamando da crise – que é real – saiba que, na verdade, o insucesso dele pode se dar não pela falta de oportunidade, ou pela perda de clientes, mas sim pela falta de saber gerar conexão e inovação na entrega de valor, na forma como está “vendendo” o que ele tem para oferecer.

Empreender é uma tarefa árdua e áurea ao mesmo tempo. Quem sabe gerar conexão e oferecer inovação vai atrair o avatar – cliente certo, ter a agenda cheia, a empresa em pleno faturamento e consumidores para adquirirem seus produtos e serviços.

Acredite: Se o cliente enxergar um valor diferenciado na empresa, no serviço, ou no produto que você oferece, ele se torna fiel e constante. Literalmente, sem trocar você por outro, mesmo diante do mercado competitivo.

Gere conexão e faça inovação! É possível transformar uma garrafa pet em uma embalagem de presente. Tenha uma história verdadeira, aproprie-se de informações que entregam valor, que oferecem qualidade e que conectem as pessoas a você. Não se trata de preço, mas de valor.

Inovar e se conectar com as pessoas não é algo que você faz hoje e amanhã, não; precisa ser um exercício diário. Já acorde pensando de que forma você pode inovar em alguma área de atuação e como você vai gerar conexão com as pessoas ao passar determinada informação. Tenha um lema: O que eu vou fazer hoje que pode ser melhor do que eu fiz ontem? Pequenas atitudes geram grandes mudanças e fazem toda a diferença na sua vida e no seu negócio. Cresci ouvindo minha mãe dizer: “O tempo bom quem faz é você!”.

Conexão se faz com pessoas. Inovação se faz inovando, usando a criatividade, um pouco de cada vez. E assim, como um trabalho que não precisa ser de formiguinha, mas deve ser diário, você se torna um empreendedor sem dor, mas um empreendedor inovador.

Mude o seu Mindset

Inovação é criatividade, e criatividade pode ser aprendida, treinada, gerada a partir de um novo olhar. Inovar é dar um novo olhar. Não acredite que porque você é tímido demais não vai conseguir se conectar com as pessoas. Vença as suas limitações! Informe-se! Não existe empreendedor sem estudar, sem viajar, sem se inteirar sobre o que há de novo no mercado, sem buscar ajuda de profissionais capacitados, sem ler livros e artigos sobre a sua área de atuação. Isso é mudar o seu mindset, a sua mentalidade.

Invista pesado em conhecimento. Empreendedor de verdade investe em autoconhecimento, desenvolvimento humano, crescimento pessoal e transformação de vida. Primeiro nele, depois nos seus colaboradores, para entregar um produto, uma empresa, um serviço ou um negócio de qualidade ao cliente.

Ter uma mentalidade inovadora e que gera conexão não é privilégio de alguns, é investimento para os sábios. O cliente tem que se sentir seguro ao escolher você. Ele tem que saber que muitos podem estar no mercado, mas você está construindo algo novo pela conexão, inovação e valor. Crie uma mentalidade inovadora, o mindset, também no seu avatar – cliente ideal.

Esteja atento a tudo ao seu redor, principalmente em outras empresas. Veja o que elas estão construindo, não para copiá-las, mas para inovar – lookset – capacidade de olhar o mercado, os concorrentes, perceber o que está dando certo. O que for bom você insere no seu negócio, com as devidas adaptações, o que não for bom, serve também de aprendizado para crescer.

Empreender é solucionar problemas

Nem sempre a sua posição é confortável, às vezes, você precisa dar conta de vários setores na empresa ou no negócio que está empreendendo. Mas saiba que tudo é uma questão de tempo. Seja humilde para lidar com cada situação, lembrando sempre que seu foco é o cliente satisfeito. Não se irrite com os problemas que surgem na caminhada. Problemas existem para serem solucionados pelo empreendedor eficaz.

Identifique as demandas, resolva o máximo que puder, e dedique tempo para fazer investimento no mundo digital. Seja um profissional que se atualiza e atualiza o seu negócio.

Gestão de pessoas

Muito se fala de gestão de pessoas no meio do empreendedorismo. E realmente pessoas sempre serão o ponto máximo de qualquer negócio. Contudo, volto a repetir: Não se faz gestão de pessoas sem autoconhecimento, desenvolvimento humano, crescimento pessoal e transformação de vida.

A sua empresa vai crescer, ou ela já pode ser grande agora, e a contratação de funcionários qualificados se torna fundamental, bem como é fundamental também investir em uma estratégia que gere conexão e motivação entre o time. Sem conexão e motivação, os seus colaboradores podem não ter clareza sobre as atividades que vão desenvolver. E é importantíssimo que não haja dúvida sobre a função de cada um no time, quais são as atribuições e responsabilidades. É assim que funcionários se tornam parceiros e crescem com a empresa ou o negócio.

Concluo:

Muita gente tem gerado conexão com as pessoas e inovação no mercado. Ao redor do mundo pessoas têm se conectado com o que é bom e ruim. E a pergunta é: O que você vai fazer para contribuir com a humanidade? Que grandes mudanças você está disposto a fazer neste cenário de constantes conexões e inovações no mercado?

Escolha ser um empreendedor relevante nesta Terra, que agrega valor, que tem conhecimento do produto, ou serviço que está entregando, que não apenas melhora a vida do cliente, mas que transforma a experiência dele e faz, verdadeiramente, a diferença.

Se você se dedicar, acreditar e trabalhar, sendo persistente e constante, respeitando os seus limites, você vai avançar e crescer. Faça as concessões e os sacrifícios necessários hoje, na certeza de que você vai colher os frutos de uma empresa, um produto, um negócio, um serviço consolidado no mercado e com resultados satisfatórios.

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