“E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos. E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha.” (Atos 4:32-35)

Os 12 Apóstolos de Jesus viviam a essência do que o Mestre lhes havia ensinado, por isso geraram uma multidão que tinha um só coração e que cria, como vemos em Atos 4:32-35. Como Modelo que os Apóstolos foram, nós também precisamos voltar à essência da Palavra, a ter um coração pronto a compartilhar tudo o que o Senhor tem nos dado.

Estamos vivendo o tempo da maturidade na Igreja de Cristo, vivendo o Modelo ensinado por Jesus, o Modelo dos 12. E, claro, mesmo amadurecidos, ainda temos muito que aprender, porque estar no tempo da maturidade não representa ter vencido todos os testes nem significa que não passaremos mais por eles. Pelo contrário, na maturidade, os testes são maiores, mas nossa força em Deus para vencê-los, também é infinitamente maior.

O texto de Atos 4:32-35 mostra uma Igreja que, mesmo sendo uma multidão, conseguia ter tudo em comum, exatamente como é a proposta do M12. Essa Igreja foi formada a partir de um Modelo que foi o Modelo de Jesus, que formou discípulos que se mantiveram fiéis, e que ensinaram uma multidão a compartilhar o Reino.

Vemos que os 12 geram uma multidão, mas não uma multidão de qualquer jeito, não geram uma multidão deformada quando copiam o Modelo do Mestre. A Bíblia diz que os que possuíam mais abençoavam os que tinham menos e, assim, nenhum dos irmãos tinha falta de nada. Cumpria-se o Salmo: “O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará.” (Salmo 23:1)

Os 12 são líderes disponíveis

Reflita sobre seu posicionamento. Será que você tem sido favorável ou contrário à Palavra de Deus? Muitos cristãos têm uma teoria muito linda, mas, na prática nem sempre a teoria funciona tão bem como no discurso. Contudo, a verdade é que para Deus, sempre precisamos estar disponíveis, compartilhar o que temos seja em finanças, em dons e talentos que Ele mesmo nos deu, porque tudo o que temos vem dEle. E a Igreja Primitiva sabia bem isso, tanto que não tinha nada como propriamente seu; eles abençoavam uns aos outros, sem mesquinharia. Não havia enganos nem trapaças e se isso acontecia, o mal era extirpado do meio do povo.

A multidão da Igreja Primitiva compartilhava e ajudava uns aos outros porque tinham a consciência de que tudo o que possuíam era dádiva divina. Eles eram disponíveis. Sabiam, também, que não deveriam acumular tesouros na terra onde a traça e a ferrugem corroem. Esse era um segredo para tamanho crescimento, tamanha multiplicação. A afirmativa bíblica era que na multidão dos que criam, era um só o coração, uma só a alma. Essa deve ser a mesma realidade da Igreja formada pelo Modelo.

Uma multidão, a partir de cada 12

A Bíblia diz que nos finais dos tempos, o Senhor levantaria uma multidão incontável, literalmente como estrelas dos céus e como a areia do mar. Ninguém pode contar hoje nem as galáxias nem as estrelas. Ninguém poderá contar a nossa descendência que será como o pó da terra. Essa foi a promessa que o Senhor deu a Israel e nós somos o Israel de Deus. Só que essa multidão incontável tem que ser discipulada, assistida. E nada melhor do que a Equipe de 12, o Modelo, para cuidar da multidão, a partir dos ensinamentos registrados na Palavra.

Agora, Deus quer uma multidão para que todos saibam que o plano de Jesus é verdadeiro e que vale a pena andar em novidade de vida. Deus não quer uma multidão para provar que Ele é o Todo-Poderoso. E você, para que você quer uma multidão? É para ter uma multidão de filhos na semelhança de Jesus? Reflita!

A multidão que Deus quer, e que eu e você atrairemos para Ele, deve ser uma multidão de pessoas que precisam ter as características geradas por, Yeshua e, para isso, essa verdade deve acontecer primeiro em nós. Quando a multidão tem a característica de Jesus, ela é uma multidão de filhos que respondem com a mesma natureza do Pai, filhos que têm o DNA, as células, as ações, os mesmos comportamentos do Pai; são filhos que representam o Pai.

A multidão de filhos que Deus quer deve ser uma multidão que expresse a glória dEle aqui na Terra a ponto de as pessoas olharem e saberem que há um povo que imita Jesus. Então, olharão e desejarão se parecer com esse povo, e juntos serão uma grande multidão incontável. Está escrito: “Sede meus imitadores assim como sou imitador do Messias”. A função do que é 12, como líder de influência de uma multidão, é gerar filhos com o caráter do Pai. Esses filhos não se perdem na identidade, mas tornam-se seguros, porque não adianta arrebanhar uma multidão de pessoas que não possuam as características do Pai.

Quando as pessoas começarem a questionar sobre a vida de Deus, você, que é Modelo, precisa ter tantas características de Jesus e a unção do Todo-Poderoso, que a multidão será atraída. Deus quer uma multidão de filhos que mudem a história de famílias inteiras e de nações. Deus não quer encher a Igreja de vidas vazias, quer encher a Igreja de filhos comprometidos em viver em santidade, que respondam no caráter de Jesus. Assim se cumprirá que todos aqueles que virem os filhos reconhecerão, neles, o Pai.

Precisa ficar claro que a multidão deve ser uma multidão com uma única resposta ao Senhor, uma multidão de filhos que têm a característica do Pai que estava no Filho.

Os 12 geram mais que uma Multidão

Os 12 geram mais que uma multidão. Como filhos de Deus, precisamos saber qual é a qualidade, qual o perfil de filhos que devemos ser e que devemos ter. Biblicamente, uma das primeiras características apresentadas sobre multidão, em Atos, era: Uma multidão que crê. Então, os 12 não formam apenas uma multidão, mas uma multidão que crê, com muita seriedade e compromisso com o Reino, que não vive pelos padrões do mundo, porque não é apenas uma multidão, mas uma multidão comprada, lavada e redimida pelo sangue do Cordeiro.

Os 12 geram uma multidão de fé e aliança. A Bíblia diz que a multidão que a Igreja Primitiva ia recebendo a cada dia era um povo de fé. Agora, lembremos que, naquela época, quando um cristão pregava a Palavra, corria risco de perder a vida, ser preso etc. Mas tudo o que eles faziam e para onde iam era em multidão. Isso porque na multidão, tudo fica mais fácil. A Igreja Primitiva se fortaleceu e se tornou uma multidão dos que criam, passando a inibir a perseguição. Precisamos nos tornar uma multidão como a da Igreja Primitiva, como a que saiu do Egito, no Êxodo, que a Bíblia diz que na hora em que o povo saiu em multidão, foi tão impactante, que os egípcios foram com eles.

Os 12 não soltam a multidão, sempre reforçam e renovam a aliança com os discípulos. Então, seja cuidadoso com a multidão que Deus confiou a você. Não permita que o inimigo entre no relacionamento do discipulado e, com mentiras, destrua a equipe. A Bíblia diz que ninguém poderá nos resistir todos os dias da nossa vida. Isso porque por fé e aliança, tudo que intentarmos fazer será feito. Hoje somos uma multidão com a fé e a aliança ativadas em Deus. O Reino de Deus será instalado através de nós para que todos saibam, reconheçam e juntamente testifiquem que a mão do Todo Poderoso fez todas essas coisas em nossas vidas porque chegou o nosso tempo (Isaías 41:20).

Os 12 não perdem o interesse pela multidão. Eles querem ver cada vida crescendo, sendo desatada, liderando, conquistando. Isso não tem nada a ver com manipulação, mas com cuidado e discipulado. O seu interesse pela multidão deve ser vê-la formada no caráter de Cristo. Deus está interessado em cada uma das vidas que Ele tem confiado em suas mãos. Seja um líder consciente da sua função, da importância que você representa no Corpo de Cristo. Sua missão é extremamente profética e decisiva com a multidão, você é responsável para levantar uma multidão que crê. Trabalhar pelo Modelo dos 12 não é apenas produzir crescimento, mas formar uma multidão de fé, que seja moldada pelo caráter do Mestre. Não pense que é só reunir em Célula e administrar crises de 12 que às vezes estão firmes, às vezes titubeando.

Você é formado em Deus para conscientizar a multidão que você discipula, fazendo-os entender a importância de estarem juntos nas Celebrações, Congressos, Reuniões, Macrocélulas etc. Como 12, como Modelo, é sua responsabilidade trazer um desatar sobre a liderança, os 12, os discípulos, a multidão... Faça a sua parte, ensinando a multidão que eles não são uma massa manipulada.

Os 12 geram uma multidão com um só coração e uma só alma

Os 12 geram uma multidão com um só coração. A Bíblia diz que da multidão dos que criam era um só coração. Como pode tanta gente virar um? Pela aliança. Como pode o que é heterogêneo se transformar em homogêneo? Pela aliança. Como pode tantas pessoas juntas tornarem-se um só propósito? Pela aliança. A Bíblia diz que o coração é a fonte da verdade. Isso fala de ser uma multidão com o coração firme no Messias, sendo uma equipe da verdade, e, pela verdade, prevalecer. Qual é a verdade? Jesus Cristo é o Senhor de toda a Terra!

Os 12 geram uma multidão com uma só alma. Ter uma só alma é o que precisamos como multidão. A alma que aparece no texto é a alma restaurada. Por que alma restaurada? Porque a alma restaurada obedece e se submete ao Espírito. A alma que não é restaurada confronta tudo que é espiritual, desacreditando porque não consegue discernir.

As conclusões de alguém que tem a alma restaurada ficam aquém do decreto espiritual. Então, a alma restaurada é obediente e a alma enferma é resistente. A alma enferma não se submete. Por isso, precisamos trabalhar a alma não com emotividades, só para emocionar, porque essa não é a vontade de Deus para nenhum de Seus filhos, mas trabalhar a alma para curar as emoções.

Quantos vivem na justificativa da alma, nunca deixam de ser pessoas problemáticas porque não se abrem para a cura, parece que se deleitam mais na alma do que no espírito. Há discípulos que vivem ofendidos com o líder. E nem sempre é falta do líder, às vezes, isso ocorre porque a alma ainda não está tratada, regenerada, restaurada. Então, por qualquer situação, por menor que seja, queixam-se.

Ter uma só alma representa deixar de ser uma liderança confusa, almática, na qual tanto líderes como discípulos funcionam no nível da alma.

É queixinha de um e de outro, fofoca de um lado, maledicência, inimizades e tantas outras obras da carne... E alma se deliciando. A Bíblia adverte aos que vivem assim. “Louco, amanhã te pedirão a tua alma, e o que tens preparado, para quem será?” (Lucas 12:20). É tempo de repensar sobre qual tem sido o conteúdo da sua alma e com o que você tem alimentado a sua alma. Alimentos errados formam uma alma problemática, consequentemente, pessoas que não mudam, mas continuam as mesmas.

Não é esse o histórico que Deus tem para os Seus filhos. Ele quer nos ver plenamente irrepreensíveis no espírito, alma e corpo (I Tessalonicenses 5:23). Deus quer entrar na sua alma de uma forma sobrenatural e subjugar a alma ao poder do Espírito Santo. A alma não pode engolir o Fruto do Espírito na sua vida. Quando uma multidão é almática, fica esperando elogios, querendo reconhecimento, esperando honra... Todas essas coisas são necessidade da alma. Não há problema algum em você ser elogiado, reconhecido, honrado, mas essa não deve ser a motivação do seu coração.

Os 12 formam uma multidão parecida com Jesus

Jesus, nosso Modeo, sendo injuriado não injuriava, sendo perseguido não perseguia, sendo maltratado, não maltratava, antes, entregava tudo ao Pai com retidão. Jesus não agia na alma, mas no espírito (I Pedro 22 e 23). Hoje vemos líderes e liderados, baseados em emoções e agindo de forma contrária à Palavra e ao ensinamento de Yeshua. Tornam-se líderes equivocados em suas opiniões e valores; são arrogantes, desobedientes, desrespeitosos... tudo porque não estão buscando parecer com Jesus nem formar uma multidão para Ele, parecida com Ele, mas consigo mesmos.

Jesus é o nosso Referencial. Se isso é verdade, precisamos cumprir o que Ele nos ensinou na Sua forma de viver aqui na Terra e nas Escrituras. Ele era sempre e, em tudo, sensato, prudente, não humilhava as pessoas. Portanto, cabe a você líder, formar uma multidão como a descrita em Atos, comprometida com o Reino e que honra a Deus. Faça o seu melhor e dê o melhor testemunho possível, sendo modelo, exemplo em tudo. Você não é perfeito, mas no que já aprendeu e sabe como deve proceder, vá em frente, caminhando sempre em busca da Perfeição, Jesus.

Ter uma só alma fala de unidade, de agradar a Deus em todas as coisas. Como está escrito: “Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.” (Romanos 12:18). A alma não pode estar no lugar do espírito, é o Espírito deve ocupar o lugar da alma. A Bíblia diz em Apocalipse, em diversos textos: Quem tem ouvidos par ouvir, ouça a voz do Espírito. Vivemos na Terra, mas somos espirituais, possuímos uma alma e habitamos em um corpo. Precisamos ser regenerados no espírito e ter uma alma restaurada.

Os 12 geram uma multidão com líderes fortes

A Bíblia diz em Atos que a multidão tinha líderes; eles eram Pastores, Bispos, Apóstolos etc... Nós temos Apóstolos, Bispos, Pastores, Líderes de Células... Sabemos que a multidão para ter êxito e o perfil de filhos, precisa ser uma multidão que respeita sua liderança. E onde isso não acontece, saiba que Deus quer mudar essa realidade, mudar a vida dos discípulos de forma tão radical que todos ficarão surpresos com a grande obra que Ele fará. “Aquele que começou a boa obra vai aperfeiçoá-la até o dia de Cristo Jesus.” (Filipenses 1:6)

Uma multidão de líderes precisa ter líderes sobre ela. E a Visão Celular tem as ferramentas, em Deus, para discipular a multidão e formar discípulos, uma multidão incontável para Deus. Uma multidão focada, próspera em tudo que faz no Reino e fora dele, porque ninguém se julga superior ao outro, mas se respeitam, principalmente respeitam ao líder.

A Bíblia diz que os Apóstolos estavam sobre a multidão, uma multidão que possuía unção de liderança, porque era tratada no caráter, se submetiam aos seus líderes espirituais. Não existe tratamento sem relacionamento. Abra seu coração para o líder e exponha as suas dificuldades. Peça ajuda, pois essa é a forma de você ser desatado e se tornar um 12 que gera uma Multidão.

Visualizações: 1962