Há dois meses, cerca de cem meninos e meninas atendidos pela Casa da Criança, em Manaus, descobriram um mundo novo, cheio de sons, ritmos e possibilidades: o da música. E uma das pessoas responsáveis por guiá-los a essas descobertas é o músico Omar Guedes, levita do MIR, responsável pelos arranjos e trilhas musicais dos principais eventos do Ministério e também baterista oficial da Embaixada de Jerusalém.

Ele foi escolhido para dar aulas de bateria, técnicas de piano, violão e canto. Essas atividades estão sendo realizadas graças ao Projeto Criança Esperança, realizado em parceria com a Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura e que destinou uma verba em dinheiro para o custeio das aulas, que além de musicalização, incluem também balé e atividades esportivas.

Omar diz que, além de ser uma atividade lúdica, a música ajuda no desenvolvimento cognitivo, melhora a coordenação motora, além de acalmar e permitir que as crianças demonstrem as suas emoções.

As aulas também ajudam no processo de alfabetização, já que muitas passam a conhecer as letras do alfabeto, por exemplo, conforme a divisão das partes dos instrumentos.

O levita se emociona ao falar que essa tem sido uma experiência muito rica por possibilitar a ele a oportunidade de dar e receber carinho e de perceber o quanto as crianças são carentes, não apenas de bens materiais, mas também de atenção e afeto. “A música transforma as pessoas, no caráter, na formação, faz as crianças esquecerem um pouco dos coisas ruins que enfrentam e viver e ser o que quiserem”.

Durante as aulas, Omar também já viu muitos talentos natos serem revelados e conta casos em que crianças que nunca tinham sequer visto de perto um instrumento, já conseguiram demonstrar aptidão logo no início.

Omar Guedes

Nasceu em Manaus e é músico desde 1994, área que decidiu seguir por influência do pai e de outros parentes. Tornou-se professor de bateria e percussão. Já acompanhou grandes nomes da música gospel como Cassiane, Ana Paula Valadão, Dorothy Bedford e o Apóstolo Gilmar Britto, de quem é 12.

De 2014 a 2016, foi convidado, pela Embaixada Cristã Internacional em Jerusalém – ICEJ, para ser o baterista principal de sua orquestra na Festa dos Tabernáculos, em Israel Também já ganhou destaque por desenvolver, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, um projeto em que ministrava música para alunos com síndrome de down e também, em Manaus, por desenvolver atividades musicais com instrumentos feitos a partir de material reciclado.

Visualizações: 984

Plano de Leitura Bíblica

24 Dez
Jó 33
Zacarias 9
Apocalipse
7 a 9
25 Dez
Jó 34
Zacarias 10
Apocalipse
10 e 11
26 Dez
Jó 35 e 36
Zacarias 11
Apocalipse
12 e 13
27 Dez
Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14
28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse
15 e 16
29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse
17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse
19 e 20