“E porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra; e sabereis que eu, o SENHOR, disse isto, e o fiz, diz o SENHOR.” (Ezequiel 37:14)

No próximo dia 14 de Maio, o MIR se une ao povo judeu para comemorar os 70 anos da fundação do Estado de Israel. Esse fato é histórico, mas tem também um peso extraordinário e glorioso porque marca o cumprimento de uma profecia bíblica: o retorno do povo de Deus à Terra Prometida, depois de mais 2 mil anos de exílio e perseguições.

É a restauração do “vale de ossos secos”, garantida pelo Eterno no livro de Ezequiel, algo muito significativo já que, mesmo vivendo espalhados, geração após geração, os judeus sempre preservaram a sua identidade como nação e mantiveram acesa a esperança de voltar ao seu território, motivados pela força da promessa feita pelo Senhor a eles, através do patriarca Abraão.

O aniversário da independência começou a ser comemorado antecipadamente em Israel no dia 18 de Abril, data do Yom Hazikaron, em Memória e em respeito aos chamados Soldados Caídos, que morreram no conflito árabe-israelense, em 1948. Contudo, o ápice da comemoração é o dia 14 de Maio, data da declaração da Independência do domínio britânico e criação do Estado de Israel. Para este dia também está sendo aguardado um importante acontecimento que deve ter grande repercussão internacional, a inauguração da embaixada dos Estados Unidos na capital Jerusalém, conforme anunciado pelo presidente Donald Trump em Dezembro de 2017, ratificando o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel, significando o reconhecimento da soberania dos judeus na região e consolidando a verdade na qual os judeus acreditam e pela qual sempre lutaram: Jerusalém é sua capital eterna e indivisível!

A criação do estado do Israel

O povo judeu passou dois milênios espalhado pela Terra, sem ter um território fixo. Foi só no final do século 19 que começaram a retornar ao antigo reino de Israel, então território da Palestina, já ocupado por árabes, o que ocasionou severos conflitos entre os dois povos.

Em 1947, a Organização das Nações Unidas (ONU) decidiu criar o Estado de Israel, dividindo o território da Palestina em dois. O brasileiro Oswaldo Aranha era presidente da Assembleia Geral da ONU e foi ele quem anunciou a aprovação da Resolução 181, que decretava a formalização de Israel.

Em 1948, logo após a declaração de independência de Israel, começou o conflito conhecido pelos judeus como a Guerra da Independência; e pelos palestinos como a Catástrofe (Nakba). A guerra acabou em 1949.

Data profética

O aniversário de Israel é celebrado por comunidades judaicas em todo o mundo e também por pessoas que entenderam a revelação de que a “salvação vem dos judeus” (I João 4:22) e que Israel é o propósito divino para a redenção de toda a humanidade.

Além da análise histórica dos acontecimentos que têm marcado a vida do povo judeu, é necessário um olhar sensível e atento para a Nação de Israel e para os sinais que dela são emitidos para aqueles que creem que Sião é o relógio profético de Deus. Relembrar o passado desse povo ajuda cada um de nós a entender o que acontece na Terra neste século e, principalmente, a se preparar para o que ainda está por vir. Passado, presente e futuro se juntam para o cumprimento de tudo aquilo que o Guarda e Redentor de Israel prometeu para o seu povo e para todos aqueles que creem no Seu nome.

Visualizações: 3861

Plano de Leitura Bíblica

24 Dez
Jó 33
Zacarias 9
Apocalipse
7 a 9
25 Dez
Jó 34
Zacarias 10
Apocalipse
10 e 11
26 Dez
Jó 35 e 36
Zacarias 11
Apocalipse
12 e 13
27 Dez
Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14
28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse
15 e 16
29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse
17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse
19 e 20