O surto de Sarampo na Venezuela trouxe de volta a doença para o Brasil.

Os primeiros casos foram registrados em imigrantes venezuelanos em Boa Vista e não demorou para que a doença também chegasse a Manaus. A capital tem hoje 183 casos notificados. Desse total, seis foram confirmados, um foi descartado e 176 estão sob investigação.

As unidades de saúde intensificaram a vacinação contra a doença e, no último Sábado, 14, foi realizado um dia D de imunização em toda a cidade.

Se você não compareceu a um posto de saúde, deve fazer isso o mais rápido possível. A vacina deve ser aplicada especialmente em crianças, de seis meses, a 5 anos , 11 meses e 29 dias.

A única exceção é para o caso de crianças que receberam uma dose de vacina há menos de um mês. A tríplice viral é contraindicada para quem tem alergia grave ao ovo de galinha, alergia à proteína do leite de vaca e crianças que estejam em tratamento com medicamento imunossupressor. Esses casos devem ser avaliadas por um médico.

Pais ou responsáveis devem ir a um posto, com o cartão de vacina, para que a situação de cada criança seja avaliada, mesmo que ela já tenha sido vacinada antes.

Os adultos também devem ser imunizados caso não tenham certeza se já foram vacinados contra a doença.

O sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, transmissível e extremamente contagiosa. A transmissão ocorre de forma direta, por meio de gotículas expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Os sintomas são febre e manchas vermelhas acompanhadas de um ou mais dos seguintes sintomas: tosse, coriza, conjuntivite.

A transmissão do sarampo ocorre por vias áreas, como acontece com a gripe, por isso é importante, para prevenir a doença, evitar levar os filhos para locais de grande aglomeração de pessoas.

Visualizações: 718

Plano de Leitura Bíblica

24 Dez
Jó 33
Zacarias 9
Apocalipse
7 a 9
25 Dez
Jó 34
Zacarias 10
Apocalipse
10 e 11
26 Dez
Jó 35 e 36
Zacarias 11
Apocalipse
12 e 13
27 Dez
Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14
28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse
15 e 16
29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse
17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse
19 e 20