Trinta e duas pessoas que fazem parte do MIR e de outras Igrejas de Manaus participaram, no período de 29 a 31 de Janeiro, do curso “Brincando nos fortalecemos para enfrentar situações difíceis”, ministrado por Elis Sodré e Dorothea Luz, representantes do Claves Brasil. Este programa é ligado a uma organização cristã que surgiu no Uruguai, em 1995, e se espalhou pela América Latina, com a proposta de promover a prevenção dos maus tratos e da violência sexual na infância e na adolescência.

Durante três dias, os participantes ouviram palestras, participaram de jogos e outras atividades lúdicas.

Elis Sodré, uma das consultoras do Claves, explicou que o trabalho pretende capacitar pessoas para ajudarem a fortalecer as crianças para que elas sejam capazes de identificar o violentador e de se protegerem. “A violência está em toda a parte e requer de nós um compromisso para com a criança. A sociedade tem que voltar os olhos para essa questão e dar a elas o direito de se protegerem”, alertou.

Lucineide Alves, diretora Social do MIR, explicou que nos últimos tempos chegaram ao conhecimento da igreja muitos casos de violência sexual sofrida por crianças, muitas vezes dentro de suas próprias casas. “Tratamos esses casos no nível espiritual, mas precisamos ter conduções dentro da questão legal e de como identificar as vítimas, daí surgiu, junto com o apoio da Apóstola Marita Terra Nova, a oportunidade de trazer o curso do Claves para Manaus. Foi desafiador pois não é um curso barato, mas nós conseguimos! Cada participante recebeu ferramentas para ser capaz de identificar as vítimas e de cuidar delas e de suas famílias. São ferramentas importantíssimas para a igreja do Senhor aprender a trabalhar despertando também a família e a liderança para a prevenção da violência”.

O curso teve a participação de Educadores, Professores, Psicólogos, Assistentes Sociais, Líderes Comunitários e Religiosos e foi realizado na Sede do Serviço Social do MIR.

Visualizações: 882

Plano de Leitura Bíblica

24 Dez
Jó 33
Zacarias 9
Apocalipse
7 a 9
25 Dez
Jó 34
Zacarias 10
Apocalipse
10 e 11
26 Dez
Jó 35 e 36
Zacarias 11
Apocalipse
12 e 13
27 Dez
Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14
28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse
15 e 16
29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse
17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse
19 e 20