SER - Seminário de Empreendedores do Reino
Sabedoria do Empreendedor Resiliente

Começou um tempo de transformação e sucesso!

A sua empresa, o seu ministério, o seu casamento, as suas emoções, tudo na sua vida pode ser muito melhor! Durante três dias, os participantes do Seminário de Empreendedores do Reino receberam ferramentas para transformação em todas as áreas, mas aprenderam que a principal mudança tem que ocorrer neles mesmos. Nos pensamentos, nos sentimentos e nas atitudes para que cada um viva uma nova versão de si mesmo.

Reuniões para homens e mulheres de negócios

As programações do SER, durante as tardes, proporcionaram conhecimento prático para quem quer empreender. Aqueles que desejam iniciar um negócio ou desenvolver o que já possuem.

RENÊ TERRA NOVA

O Apóstolo Renê Terra Nova se dispôs a ser um apoiador para quem está buscando o sucesso, e disse: “Eu vou construir em você aquilo que você ainda não viu”, mas, para que isso ocorra, ponha a sua emoção, a sua força, energia e essência naquilo que faz diferença e nunca esconda seus valores, deixe todo mundo saber que você que crê em Deus”.

A orientação do Apóstolo chamou atenção ainda para o fato de que mentes que não se abrem para o novo não vivem o extraordinário e que cada pessoa deve ser uma facilitadora do seu próprio êxito, com autorresponsabilidade.

PAULO VIEIRA

Seja Extraordinário!

O Master Coach e PhD em Administração de Negócios Paulo Vieira foi uma presença ilustte na primeira edição do SER. Um dos maiores profissionais da área de desenvolvimento humano do Brasil, autor Best Seller e responsável pela transformação de milhares de pessoas que conseguiram atingir a alta performance na vida pessoal, profissional e nos negócios, ele é uma referência também de carisma e simplicidade.
Paulo fez duas palestras no Seminário. Falou que a maior crise está dentro de nós mesmos, e disse que precisamos seguir em frente. Sonhar pequeno ou sonhar grande exige o mesmo esforço.
Para ele, tem poder quem age e mais poder ainda quem age certo e na velocidade certa.

Paulo também ensinou que todos nós merecemos prosperar, pois, segundo a Palavra de Deus, nascemos para viver uma vida abundante, isso é uma promessa.

Existem algumas crises: econômica, moral, setorial, concorrencial e a crise de competência, que é a pior de todas.

“Precisamos de recursos e ser competentes para administrar crises. Precisamos juntar recursos para termos fôlego na crise. Se juntamos recursos, vencemos as crises. A crise vem para todo mundo, mas, para quem tem recursos, ela é vencida. E quando nos referimos a recursos, nos referimos sobretudo ao conhecimento. Quando estamos preparados, a crise nos fortalece”.

Podemos tomar decisões triviais e irrelevantes, porém, se temos grandes ambições, temos que decidir como gente grande e gente grande toma decisões impactantes.

“Não faça o que qualquer um faz. No mundo de pessoas que tomam decisões pequenas, a concorrência é muito medíocre. Ambição pequena, decisão medíocre. Ambição grande, decisão extraordinária”.

Paulo Vieira também alertou que não podemos ser como um equilibrista na corda bamba, que é derrubado por qualquer brisa. E ensinou que o importante não é o faturamento, mas o lucro. Não adianta ter faturamento grande e uma despesa maior. A atitude de quem ganha dinheiro é reduzir custos e aumentar receita. A atitude e o exemplo do dono sempre serão o mais importante.

SER extraordinário é entregar algo extraordinário!

TIAGO BRUNET

Dor e conhecimento geram um SER extraordinário.

O Coach Tiago Brunet falou sobre os dois destinos que se colocam diante de uma pessoa que passa por situações de dor: Crescimento ou sofrimento, vitimização ou aprendizado. Dessa forma, sempre há duas formas de encarar problemas familiares, uma demissão do emprego, a situação de crise no Brasil. Cabe, a cada um, fazer a sua escolha.

E quem supera a dor decidido a adquirir conhecimento se torna invencível, pois se desfaz do orgulho e, com humildade, tira valiosas lições da experiencia que teve e está pronto a viver o extraordinário.

A dor, somada ao conhecimento pode gerar:

Ideia central permanente

É o seu propósito de vida. Todos os seus projetos, títulos, giram em torno de uma ideia só, não é sonho, nem meta, nem objetivo, é sentido de vida.

Quando alguém usa a graça de Deus para prosperar em algo que não é sua ideia central, muito provavelmente vai perder tudo. A prosperidade está escondida atrás do propósito.

Fazer coisas alinhadas ao propósito traz muito mais retorno, porém, só se descobre isso no meio da dor. Davi descobriu que iria ser rei no meio da perseguição de Saul. “Não se espante quando a perseguição vier porque, em geral, ela não vem do diabo, mas de Deus. Ela te tira da zona de conforto.

Mentores

São espécies de GP´s humanos. Na vida não dá para pegar atalhos, encontrar mentores é encontrar caminhos mais seguros para o destino, pois eles chegaram aonde você ainda está sonhando em chegar. Porém, é o mentor quem escolhe o mentoriado e isso se consegue mostrando comportamento e resultado. O resultado de Pedro como pescador chamou a atenção de Jesus. O sucesso tem um preço e os mentores são primordiais para levar você para o sucesso.

Networking

É aumentar a rede de contato. José foi vendido e estava preso injustamente, mas nunca murmurou. Fuja de murmuradores porque eles roubam a sua energia. Tem gente que usa a dor para sofrer e outros para se conectar com pessoas. O filho de Davi estava conectado com alguém que tinha estratégia maligna e teve um fim trágico. Lázaro, por outro lado, era um amigo de Jesus e foi retirado da cova. Conexões valem mais que dinheiro e currículo e as suas melhores conexões se fazem na dor.

Destino

É para onde você vai quando descobre o seu propósito. O plano divino para você está pronto, mas às vezes você não está. Destino não é sorte, é o encontro das suas decisões com uma conspiração divina.

O passado é determinante para destravar o futuro.

Tiago Brunet também levou as pessoas a refletirem sobre o fato de que elas nunca vão entender onde estão no presente, se não perceberem o seu passado. “Coisa mal resolvida do passado compromete o futuro”, alertou.

Na maioria das vezes, nos autossabotamos, e a autossabotagem é inconsciente, tem a ver com o passado. O passado é determinante para o sucesso ou não do nosso futuro. Um passado bem resolvido é uma plataforma para o futuro.

ALTOMIR RANGEL

Dinheiro é espiritual

“Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.” (I Timóteo 6:10)

O Pastor, Escritor e Empresário Altomir Rangel trouxe algumas reflexões sobre assuntos que ainda são tabus dentro de algumas Igrejas: Dinheiro, riqueza, prosperidade.

Disse que de onde Jesus veio, o Céu, a prosperidade e a riqueza são bens comuns e que precisamos nos relacionar bem com o dinheiro no mundo material.

Ensinou que preparação somada a oportunidade é igual a sucesso, como no caso da viúva para quem Jesus perguntou se ela tinha apenas um pouquinho de azeite. “O que você tem, às vezes parece ser nada, mas é o que Deus vai usar para trazer multiplicação”.

Outra lição aprendida com a mesma viúva é a de que precisamos cultivar relacionamentos saudáveis. “A viúva tinha relacionamento, por isso conseguiu várias vasilhas... e se a pessoa de quem você não gosta se tornar o seu chefe, ou for a única que pode resolver uma situação importante? Devemos criar pontes”.

Altomir ensinou ainda que se conectar com o Céu é trazer à realidade a vida vindoura, é se conectar com o futuro e que devemos estar atentos, pois o dinheiro amplia quem somos hoje: Bons ou maus administradores de finanças, dizimistas fiéis ou infiéis, por exemplo.

Ainda lembrou de Gênesis e disse que Deus deu ao homem o poder para administrar, sujeitar. Nós fomos desenhados para querer algo melhor, mas, muitas vezes, religiosamente, não aceitamos. Porém, Deus nos ensina que “o amor ao dinheiro é a raiz de toda espécie de mal” e nos instrui que devemos ter um relacionamento de amor apenas com Ele e com os irmãos.

O SER Deus fez do homem o SER humano para estar com Ele

Altomir também ensinou que nós conseguimos interagir com Deus porque somos a mesma classe de Ser. DEUS fez o homem um SER humano para falar com Ele.

Para mudar nosso mundo, precisamos saber quem somos. A definição da imagem de Deus, no hebraico, no texto de Gênesis 1:26, significa a mesma classe de SER. Ser humano é SER como Deus. (Gênesis 1:26).

Segundo o texto citado, semelhança, no hebraico, tem uma definição muito rica, significa funcionalidade. Vai muito além de ser parecido com. Semelhança significa: que funcione igual. Ter a imagem e semelhança de Deus significa interagir com Deus e funcionar como Deus. Quando não somos a Embaixada do Reino na Terra, deixamos de ser imagem e semelhança de Deus.

Ainda no texto de Gênesis 1:26: “... e domine sobre...”, tudo que Deus faz tem um propósito. Deus nos fez à sua imagem e semelhança para o fim de dominar, gerir, administrar o território.

Uma grande lição foi liberada - A presença de Deus não muda a sua vida, se você não estiver na presença dEle. A onipresença de Deus não torna o SER humano imagem e semelhança d’Ele. O fato do Espírito Santo pairar sobre um mover, não garante mudança. A mudança é um fator pessoal e intransferível. Mesmo na Presença de Deus, podemos nos estressar. E se nos estressamos, precisamos rever como está a imagem e a semelhança de Deus em nós. Só funcionamos bem na Presença. Somos guardiões da presença d’Ele.

MARGARIDA LIMA

Uma missão: saber e amar

A missão, o chamado, o alvo: Aprender a desaprender, para aprender. Voltar à essência para contabilizar quantos abraços eu dei, quantas pessoas eu validei. Aprender a conjugar os verbos saber e amar.

A Master Coach Margarida Lima tocou no que para muitos era uma área intocável. Levou cada pessoa a fazer o que muitos nunca fizeram, ou há tempos não faziam mais: Abraçar. O abraço faz diferença, a ciência está fazendo o que a Grécia Antiga já fazia há milénios.

A pergunta de impacto proporcionou um “grito”, provocou um silêncio que gritou dentro de cada um, o silêncio despertou muitos para se moverem, saírem da zona de conforto. O que dá riqueza? Depois de segundos, o silêncio foi quebrado: a resposta trouxe impacto: o que proporciona riqueza é sabedoria, afirmou Margarida Lima.

O maior exemplo, é a biografia de Salomão. Na primeira oportunidade que teve, ele pediu sabedoria, nada mais. Resultado? Tornou-se o homem mais cheio de riquezas da época.

Sabedoria são os dons do Espírito Santo, mas se eu não controlo minhas emoções eu perco minha paz e, consequentemente, minha alegria. Inteligência Emocional é educação. Quando nascemos, só temos emoções, não temos intelecto. Fomos educados no grito: “Cale a boca, menino, engula o choro, menino!”. Não tivemos emoções educadas, logo, como “conjugar” na prática o verbo amar?

Vivemos uma crise emocional, choramos quando queremos rir, rimos quando o momento é de choro, isso é falta de autoconsciência - não sabemos discernir nossos sentimentos

Ser emotivo na dose certa e normal, patológico é não ter autocontrole sobre as emoções. Autocontrole vem de reconhecer os sentimentos.

A empatia faz parte do amor, sentir a dor do outro e amar. Validar o outro é amar. Extrair o melhor do outro é uma habilidade social que expressa amor. Não existe ninguém tão mau que não possa revelar a sua melhor versão. Não existe ninguém que não mereça nosso amor.

Emoções nos negócios

A maior parte dos empresários trata os negócios como se fossem algo separado do homem. Mas as pessoas têm medo, tem tristeza, tem insegurança. É impossível coibir o envolvimento emocional, não tem como tirar emoção de gente, porque gente é emoção.

Todo grande negócio nasce no coração do homem e se intensifica na sua mente. As metas ousadas, os planos de ação, estão no intelecto, mas nascem no coração. Atenda a sua necessidade, não a sua vontade!

Desenvolver pessoas significa administrar coisas simples que podem se tornar complexas. A Inteligência Emocional soluciona problemas.

A maioria dos Empreendedores exige o que eles não fazem. Exige capacitação, mas não se capacita. Palavras movem, mas a prática arrasta.

Não podemos viver no automático. O negócio que nasce no coração, nasce com amor.Todo grande empresário modela alguém. O segredo do grande negócio: paixão, pessoas e responsabilidade social. Faça acontecer, contagie sua equipe!

SÉRGIO RAPOSO

“Ser ou não ser, eis a questão”. Uma frase clássica de William Shakespeare, da obra A tragédia. Precisamos estar atentos, uma nova voz nos move, um novo som é emitido na nossa direção. SER ou não SER, não é uma questão de opção, mas de decisão.
O Coach Sérgio Raposo declarou que a transformação do nosso caráter foi o maior milagre que Jesus fez na nossa vida aqui na Terra.

O comando de Deus, segundo Romanos 12:1,2, é “TRANSFORMAI-VOS”, portanto, todos nós podemos nos transformar e viver uma vida de vitória, mas, não dá para conciliar essa vida vitoriosa com o pessimismo. O vencedor consegue equilibrar a paciência e a disciplina - uma coisa depende da outra e enxerga oportunidades ao invés de problemas.

Ele também lembrou que o objetivo de cada um de nós, através das nossas profissões, é honrar o nome de Jesus e exercer o chamado que Deus nos fez. Não podemos nos desfocar do projeto que Deus tem para nossa vida.

Ser resiliente, vai além da superação, é a capacidade de um indivíduo lidar com os problemas e adaptar-se a mudanças ou resistir a situações adversas, sem entrar em surto, mas encontrar soluções estratégicas para manter a imunidade mental.

Um homem bem-sucedido tem postura de vencedor, anda em fé e não tem tempo para pensar nas impossibilidades. Precisamos decidir SER, para deixar um Legado! Legado é diferente de herança. Herança é corruptível, legado é eterno. Quando somos pacientes e disciplinados nos tornamos o melhor. SER é decisão, não opção! Os que são deixam legados, os que não são, deixam uma herança.

Experiências que causam impacto!

Sérgio Raposo citou o evangelista Lucas (5:3). As palavras principais foram:

Entrou no barco, do barco ensinava ao povo, lançaram as redes em lugar profundo. O barco estava na praia parado, na zona de conforto, e Jesus entrou nele. Jesus falou sobre confiança, perseverança e sobre não desistir. Quando você convida Jesus para entrar na sua “embarcação”, há uma pesca maravilhosa.

Jesus teve que entrar no barco porque a multidão O apertava e Ele precisava subir no barco para ficar de frente para a multidão.

Quando Jesus começou Seu ministério chamou homens e mulheres de influência, como pescadores e médico. Empreendedores do Reino pensam em primeiro lugar no Reino.

Quando Jesus entrou naquele barco, houve prosperidade. Ele falou: Vamos sair da zona de conforto, vamos às águas profundas. Jesus é sempre mais do que esperamos. Ele precisa estar no nosso barco.

Quando a prioridade for Deus e o Reino, a pesca sempre será maravilhosa. Empreendedores do Reino, sempre colocam o Reino em Primeiro lugar.

HEBER TELLES

O Master Coach Heber Telles falou sobre a Palavra de Deus e trouxe dicas preciosas para quem quer construir o sucesso. Aprender, crescer e mudar, fazem parte de uma tríade para o desenvolvimento, o crescimento e o êxito, sempre levando em conta o que o Senhor tem para cada um de nós.

Ele também falou sobre mudança, aceleração e colheita e disse que Deus está acelerando a colheita de cada um, porém, não existirá colheita devida para quem não mudou da forma devida. “O que pensamos e fizemos até agora, nos trouxe até aqui, porém, são os novos pensamentos que trarão novos resultados. Não se coloca vinho novo em odre velho, não posso orar pedindo o novo se ainda sou um vaso velho. Crescer é deixar de ser quem eu sou para me tornar quem eu posso ser. Se eu quiser ser alguém novo tenho que deixar de ser quem eu sou hoje”. Quem você está disposto a se tornar?

O caminho para o sucesso e para o crescimento

O Master Coach Heber Telles trouxe palavras de encorajamento e reflexão. Disse que não existem profissões ou mercados que “dão dinheiro”, mas, sim, profissionais que sabem ou não ganhar dinheiro na área em que atuam. Todos os trabalhos dão resultado, se o profissional for diferenciado e agregar valor ao que faz. Que valor você tem agregado?

A crise financeira também não impede ninguém de alcançar o sucesso, pois é uma ótima oportunidade para as pessoas se reinventarem, criarem coisas novas e enxergarem novas formas de se desenvolver. Mas, afinal, como se sobressair nos negócios?

Algumas ações práticas para empreender

É preciso dar o primeiro passo, tirar o sonho do nível das ideias, começar, mesmo que seja algo pequeno, lembrando do que a Bíblia nos Orienta: “Seja fiel no pouco...”, afinal, todo grande negócio, um dia começou pequeno.

Nesse caminho, é preciso ter cuidado com as expectativas exageradas, saber enfrentar o medo, não se comparar com as pessoas a ponto de gerar uma competição, quebrar crenças, correr riscos, perder o receio de se relacionar com estranhos e evitar dúvidas em excesso, porque elas paralisam os resultados.

Também é importante fugir do orgulho, reconhecer as qualidades com humildade e ouvir a orientação de pessoas de sucesso.

Três pontos para sucesso e crescimento

1. Visualizar - Sonhar, ver o que você deseja.

2. Se apaixonar pela sua visão - Você nunca vai viver bem onde você não se apaixona, pois vai ter que lidar com crises.

3. Agir - Fazer um Plano de Negócios, buscar ajuda em instituições como Sebrae e outras. Plano sem ação é alucinação. Também devemos parar de transferir as nossas responsabilidades para Deus, mas ouvir os Seus conselhos, estratégias, direção.

“A arte do negócio não está no início ou no final, mas na caminhada. Porém, ela é difícil, prova quem você é. Se José soubesse o que iria enfrentar, talvez tivesse desistido, É por isso que Deus não fala para você as coisas pelas quais você vai passar, se não você desiste de ser quem Deus quer que você seja”.

Visualizações: 1063

Plano de Leitura Bíblica

24 Dez
Jó 33
Zacarias 9
Apocalipse
7 a 9
25 Dez
Jó 34
Zacarias 10
Apocalipse
10 e 11
26 Dez
Jó 35 e 36
Zacarias 11
Apocalipse
12 e 13
27 Dez
Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14
28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse
15 e 16
29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse
17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse
19 e 20