“Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.” (Romanos 13:7)

Tributo, em hebraico, mass, correspondente a imposto (de Cesar e de Deus); é honra espiritual. Também quer dizer recompensa, reconhecimento; uma honra pública, uma gratidão verbalizada. Quando falamos, prestamos tributo. É um respeito que cruza a linha da vida. Até cerimônia póstuma exige tributos. É preciso expressar quando e quanto o indivíduo plantou em vida, significa reconhecimento legítimo.

Respeito. A palavra tem a mesma origem de honrar e respeitar. E a intenção é que quem cumpre esta Mizvah, então receberá em troca os longos dias de vida. É o mesmo que honrar pai e mãe para ter dias longos. Nunca é muito agradecer e sempre é saudável agradar! Precisamos praticar esse exercício, reconhecer os que ministram sobre nós, guardá-los em alta estima e reconhecer o trabalho árduo que realizam sobre nós.

HONRA A DEUS
“O filho honra o pai, e o servo o seu senhor; se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o meu temor? Diz o Senhor dos Exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome. E vós dizeis: Em que nós temos desprezado o teu nome?” (Malaquias 1:6)

Existem níveis de HONRA, e o principal é a HONRA A DEUS, que quando colocada em prática nos leva ao êxito e nos faz viver agradando o coração do Pai. Como filhos, precisamos ser encontrados honrando Aquele que tudo nos deu e que confiou um legado a nós, jamais desprezando-O.

A Bíblia diz que devemos tributar ao Senhor glória e força, honra e louvor, adoração ao seu Santo nome. “Tributai ao Senhor, ó famílias dos povos, tributai ao Senhor glória e força. Tributais ao Senhor a glória devida ao seu nome; trazei oferendas e entrai nos seus átrios. Adorais ao Senhor vestidos de trajes santos; tremei diante dele, todos os habitantes da terra. (Salmo 96:7-9). Honrar ao Senhor é um código que devemos exercer na nossa vida. E o texto de Salmo diz que a honra deve ser também para todas as famílias, de todos os povos. Honra em forma de tributo e não de qualquer forma, mas com glória e força ao nosso Deus. Deus é digno de receber a glória que é devida a Ele e ao Seu nome.

Podemos honrar a Deus de diversas formas, adorando-O, louvando-O, exaltando-O, entregando nossos dias a Ele e dando a Ele as ofertas devidas, servindo-O com todo o nosso ser, fazendo exatamente o que o Salmo diz: Entrando nos Seus átrios e adorando-O, sempre com vestes santas; tremendo diante dEle. Honrando-O por quem realmente Ele é.

Honramos a Deus quando demonstramos através da nossa forma de viver o amor de Cristo que está em nós. Não se trata apenas de mostra aos outros, mas de expressar na nossa liderança o caráter de Jesus. Quando a honra começa no coração é facilmente demonstrada no exterior. Jesus repetiu as palavras de Isaías 29:13, referindo-se ao povo que honrava a Deus, mas o coração estava completamente distante dEle. É no território que ninguém vê, o coração, mas que Deus sonda, que a honra deve começar. A honra não se refere ao que as pessoas veem ou pensam sobre nós, mas ao que o Senhor sabe a nosso respeito e as escolhas que fazemos e atitudes que tomamos, porque tudo isso vai refletir o lugar de honra que Deus ocupa em nossos corações.

HONRA AOS PAIS
“Honra a teu pai e a tua mãe, como o Senhor teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que te dá o Senhor teu Deus.” (Deuteronômio 5:16)

Honrar pai e mãe consiste em ajudar, socorrer, participar, tratar bem, ser leal. É uma moeda do investimento que resulta em vida longa na terra com o legado do êxito. Jesus citou a importância dos filhos honrarem os pais, como um princípio que começa no decálogo (Êxodo 20:12) e que também pode ser encontrado em outras passagens bíblicas.

O princípio da honra forma caráter de sucesso. Por isso, filhos que desonram os pais e não fazem o caminho de retorno estarão em desvantagem sempre, até que convertam o coração do mau caminho. Mas também há na Bíblia uma advertência para que os pais não provoquem a ira nos seus filhos, ou seja, os pais não devem ser causadores da desonra. “E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e administração do Senhor.” (Efésios 6:4). Aquele que provoca ira está buscando a desonra e não poderá colher honra, colherá, por sua plantação, desonra, vergonha dupla. Honra ao que se faz dará honra ao que se constrói! Um pai que sabe honrar o filho terá uma resposta na história de existência muito mais ampliada do que os pais comuns.

HONRA ESPIRITUAL
“Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens buscar a lei porque ele é o mensageiro do Senhor dos Exércitos.” (Malaquias 2:7)

O Sacerdote, o Pastor, o Líder é aquele que cuida dos discípulos que Deus confiou em suas mãos. Pastores e líderes já tiveram muitas conquistas, mas quando olhamos para o secular, é notório que grandes empresas dão mais honra aos seus executivos do que as Igrejas dão ao PASTOR. Não significa que o Pastor seja o executivo da Igreja, estou apenas usando o sentido figurativo.

A Bíblia diz devemos honrar os sacerdotes que estão sobre nós e atribuir a eles respeito e honra, assim como para toda a liderança: “Feito, pois, isto, vieram também ter com ele os demais que na ilha tinham enfermidades, e sararam. Os quais nos distinguiram também com muitas honras; e, havendo de navegar, nos proveram das coisas necessárias.” (Atos 28:9,10). “E rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam; e que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós.” (I Tessalonicenses 5:12). “Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.” (Hebreus 13:17)

A unção que honramos, nela prosperamos! Ao líder que honramos, é a ele que s servimos. Ser servo é entrar no exercício da honra! A quem servimos é a esse que amamos. Honra-se principalmente por reconhecimento.

Visualizações: 7619

Plano de Leitura Bíblica

24 Dez
Jó 33
Zacarias 9
Apocalipse
7 a 9
25 Dez
Jó 34
Zacarias 10
Apocalipse
10 e 11
26 Dez
Jó 35 e 36
Zacarias 11
Apocalipse
12 e 13
27 Dez
Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14
28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse
15 e 16
29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse
17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse
19 e 20