“E sucedeu que, acabando ele de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amou, como à sua própria alma. E Saul naquele dia o tomou, e não lhe permitiu que voltasse para casa de seu pai. E Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma. E Jônatas se despojou da capa que trazia sobre si, e a deu a Davi, como também as suas vestes, até a sua espada, e o seu arco, e o seu cinto.” (I Samuel 18:1-4)

I Samuel 18:1-4 narra a história de lealdade de Jônatas com Davi. Jônatas entendia que seu pai, Saul, era rei, mas que Deus havia ungido e separado Davi para reinar. Jônatas não estava sendo infiel ao seu pai, mas estava sendo leal ao manto. Quando você toma a consciência do que é lealdade, não está sendo infiel com ninguém, você está sendo leal ao manto. Quando você tiver esse entendimento, ninguém nunca mais irá trapacear em sua direção, pois há muitas pessoas que dizem ter fidelidade, mas não entendem lealdade.

Mais vale ficar debaixo do manto leal do que apregoar uma fidelidade que não existe. Se a sua fidelidade depende do estímulo de alguém ou dos favores do outro para que você caminhe com o seu líder, desenvolva-se, cresça e desate, isso tudo é falsário. Mas se você tem lealdade, você tem a bandeira que atrai o Trono, que traz a glória de Deus, que ganha o respeito do Céu. É o Céu que se alegra na sua direção. E é assim que você deve caminhar dentro do Reino.

Já estudamos sobre a vida de Davi e Jônatas e sobre o que a lealdade manifesta em nós. Na parte final deste estudo, vamos aprender que a lealdade promove restituição não apenas na nossa vida, mas também para os nossos descendentes.

LEALDADE PROMOVE RESTITUIÇÃO

“E disse Davi: Há ainda alguém que tenha ficado da casa de Saul, para que lhe faça benevolência por amor de Jônatas? E havia um servo na casa de Saul cujo nome era Ziba; e o chamaram à presença de Davi. Disse-lhe o rei: És tu Ziba? E ele disse: Servo teu. E disse o rei: Não há ainda alguém da casa de Saul para que eu use com ele da benevolência de Deus? Então disse Ziba ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés. E disse-lhe o rei: Onde está? E disse Ziba ao rei: Eis que está em casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar. Então mandou o rei Davi, e o tomou da casa de Maquir, filho de Amiel, de Lo-Debar. E Mefibosete, filho de Jônatas, o filho de Saul, veio a Davi, e se prostrou com o rosto por terra e inclinou-se; e disse Davi: Mefibosete! E ele disse: Eis aqui teu servo. E disse-lhe Davi: Não temas, porque decerto usarei contigo de benevolência por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu sempre comerás pão à minha mesa.” (II Samuel 9:1-7)

Um dia, Davi perguntou se ainda existia alguém da família de Saul e de Jônatas, para quem ele pudesse ser fiel e expressar a sua lealdade. E porque Jônatas foi leal a Davi, um dia os descendentes de Jônatas, após a sua morte, como aconteceu com Mefibosete, sentaram à mesa do rei.

A lealdade não é declarativa com os lábios, é consolidada na essência. Há muitas pessoas declarando com os lábios, mas a essência não é nada. Davi não declarou com palavras sua lealdade a Jônatas, mas quando ele recebeu o manto, o cinto, a espada e o arco, ele disse amém, e depois da morte do amigo, procurou exercer sua lealdade.

Ao fazer a pesquisa sobre a descendência de Jônatas, alguém disse que havia um que morava em Lo-Debar, mas tinha as pernas tortas. Davi não estava interessado na condição física da pessoa, ele apenas precisava cumprir a aliança.

Quando a lealdade está na direção de alguém, a sua expressão física não tem validade. E ainda que Ziba quisesse mostrar os defeitos de Mefibosete, Davi não se importava com os defeitos físicos dele. Tudo que Davi queria era cumprir a sua fidelidade e lealdade com seu amigo Jônatas.

Davi preparou um grande banquete para receber Mefibosete, porque quando há lealdade, não importam os seus aleijões, você entra na presença do Rei. Não importa o quanto a vida marcou você negativamente, porque a lealdade é a matriz da restituição. Eu não sei quais defeitos você tem, quais são seus aleijões, mas quando temos ligação de alma com um líder que é sério, até nossos descendentes serão abençoados. Seus filhos e netos terão o que você não teve.

Deus restituirá a nossa geração. Mefibosete sentou todos os dias na presença do rei, porque foi restituído. É tempo de você entender o poder da restituição. É chegado o dia das pernas quebradas serem consertadas. E mesmo que você esteja em Lo-Debar, na terra do esquecimento, dos que são defeituosos, largados e rejeitados, você será lembrado pelo Rei, e a lealdade o colocará sentado na mesa do palácio, no lugar de honra.

A geração de Mefibosete será colocada diante do Rei pela lealdade. O Rei nos colocará à Sua mesa e sentaremos no lugar mais nobre. A lealdade nos tira do esquecimento e nos conduz ao lugar da honra. Não é a honra que atrai a honra, é a lealdade que o leva à honra.

Eu sei que você conhece a terra de Lo-Debar, mas eu também sei que o Senhor vai curar os seus aleijões. Você passará a ter marcas e não manchas, e essas marcas lhe darão direito a acessar a mesa do Rei. Se você estiver conectado com o Trono, pautado na Lealdade, ainda que tenha seus aleijões, o Rei vem buscá-lo.

Apegue a sua alma ao Senhor. Ainda que no meio da dificuldade você não escute nada de Deus, a lealdade o levará ao lugar de honra. A lealdade do Senhor será levantada como estandarte em sua vida.

Entenda que a Lealdade possui Nome, mãos furadas e autoridade para levá-lo até Sua mesa. Agradeça ao Senhor pela lealdade que o arranca da terra do esquecimento, dos fugitivos, dos traumatizados, dos medrosos, daqueles que se escondem de si mesmos.

Quem o desconectou de Deus? Quando? Onde? Onde você foi desconectado da chamada, da unção? Saia dos seus medos e das suas limitações. Coloque tudo diante do Senhor, pois Ele quer alcançá-lo para exercer a lealdade na sua vida.

Visualizações: 2652

Plano de Leitura Bíblica

24 Dez
Jó 33
Zacarias 9
Apocalipse
7 a 9
25 Dez
Jó 34
Zacarias 10
Apocalipse
10 e 11
26 Dez
Jó 35 e 36
Zacarias 11
Apocalipse
12 e 13
27 Dez
Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14
28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse
15 e 16
29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse
17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse
19 e 20