“Bem- aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam.” (Tiago 1:12)

Quem é o líder ou o filho de Deus que não passa provação? Ninguém escapa. Contudo, quem é de Deus busca vencer a provação, ser aprovado e se fortalece no Reino dia após dia. O objetivo final é ser aprovado e receber a coroa da vida.

Fortalecendo-se no Reino, você estará vencendo a carne, somando vitórias e, até mesmo nas aparentes frustrações, terá uma resposta favorável de Deus, um respaldo divino e será aprovado no seu caráter. Tal atitude fará de você um líder que vive para honrar o Rei e que dá testemunho aos discípulos.

VENÇA AS SEDUÇÕES E SEJA UM INFLUENCIADOR
“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.” (Mateus 26:41)

Um líder está sujeito às mesmas tentações dos discípulos, mas deve ser o primeiro a dar exemplo no Reino e não se deixar ser seduzido pelas coisinhas do mundo que o tiram do propósito, principalmente as seduções pelos convitezinhos que você recebe e acha que precisa aceitar para manter o convívio social.

Você não precisa disso! Quando você cede às seduções deste mundo, perde a autoridade no reino do espírito para ensinar aos discípulos, porque você deixa de ser Modelo. Mantenha seu convívio social sim, mas com pessoas que não vão fazer você entrar em ambientes que tem a aparência do mal. E se precisar entrar nesses lugares, que seja para ganhar vidas para Jesus.

O líder deve ser a diferença! O líder deve ser o influenciador e não o influenciável. “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.” (I Coríntios 15:33). Para isso, faz-se necessário dar nãos para ele mesmo, em algumas situações, dar nãos para os discípulos que vêm com más conversações e nãos para qualquer pessoa que se aproxime com conversas vãs. “Não me tenho assentado com homens vãos, nem converso com os homens dissimulados.”(Salmo 26:4)

Os discípulos precisam saber que você é firme em Deus e que sua busca é por se fortalecer no Reino para também fortalece-los, e não para dar vazão à carne e ao mundo. O sim que você dá à carne e ao mundo, será cobrado e, até mesmo, jogado na sua cara em momentos oportunos. Vigie!

O líder não deve se apegar ao texto de I Coríntios 9:22, no qual Paulo diz que se fazia de fraco para ganhar os fracos, para justificar a sua carnalidade ou fraquezas. O Apóstolo Paulo disse isso para filósofos e não diante de amenidades, de carnalidades. Ele estava num embate filosófico, no campo das ideias, debatendo com homens que convenciam os outros acerca de outros deuses. Ele se fez de fraco para ganhar os fracos e de sábio para ganhar os sábios diante de uma discussão inteligente e não mergulhado nas coisas do mundo.

VIVA O REINO ONDE DEUS O PLANTOU
“E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.” (Lucas 9:62)

Quem é de Deus diz não para o mundo e sim para as coisas de Deus, porque não mede esforço para viver o Reino onde Deus o plantou. Líder, esse deve ser o seu ensinamento aos discípulos. Os discípulos não devem se contaminar com as coisas deste mundo, pois essa não é a chamada bíblica. A chamada bíblica é de santidade. E santidade não dá direito de negociar com o mundo, nem com o diabo, nem com a carne. Se o Senhor o colocou em um lugar estratégico, seja como Daniel, caia até na cova dos leões, mas não negue a essência de Deus no seu caráter. Você conquista os discípulos pelo seu testemunho e não associando sua mente aos padrões mundanos.

Existe uma doutrina moderna que diz que tudo é permitido, que Deus é misericordioso e cada um pode viver como quer, pois está na era da graça. Essa doutrina diz que ninguém precisa intervir na vida do outro, nem advertir, nem admoestar, nem exigir os padrões bíblicos. Mas na Visão Celular no Modelo dos 12, não aceitamos essa doutrina nem nenhuma outra que contrarie a Palavra.

Alguns discípulos vêm ao discipulador fazendo a reinvindicação de que são livres e que não querem líder se intrometendo na vida deles. Não podemos ser invasivos, mas temos que ser cuidadosos e zelar pelo rebanho que Deus confiou em nossas mãos.

Líder, você foi chamado para viver o Reino e isso implica em se posicionar no discipulado, com amor e respeito, fazendo a sua parte para não deixar as ovelhas na boca do lobo. Claro que alguns farão resistência, mas a maioria entenderá seu posicionamento de cuidado e zelo. Alguns líderes, por medo de dizer que são contrários aos padrões do mundo, têm aceitado posturas incorretas dos discípulos. Você precisa ensinar a eles que não é normal: brinco para homens, tatuagens, beber, fumar, “ficar”, se prostituir... Não de acordo com a Palavra de Deus. E mais, essa não é a vida que Deus tem para os Seus filhos.

Não adianta ter uma Célula lotada ou uma Equipe de 12 que caminha de qualquer jeito. Como líder espiritual você será cobrado por Deus, porque o Senhor lhe confiou um rebanho de ovelhas que não pode ser transformado em um rebanho de bodes. E os que forem bodes, precisam mudar a natureza para ovelha. Essa é a missão do líder comprometido com o Reino, que busca cumprir o propósito do Senhor. Um verdadeiro líder transforma um rebanho de bodes em ovelhas e não permite que o lobo e o urso devorem os discípulos que fazem parte do aprisco do Eterno.

Líder e discípulos devem andar conectados apenas com Deus e o Reino. Então, não permitam que a doutrina da normalidade entre em suas vidas. Não é a Bíblia que precisa se converter a nós, somos nós que, diariamente, precisamos nos converter à Bíblia. “Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências; nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniquidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça. Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. [...] Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues. E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.” (Romanos 6:12-14,18)

Visualizações: 3442

Plano de Leitura Bíblica

24 Dez
Jó 33
Zacarias 9
Apocalipse
7 a 9
25 Dez
Jó 34
Zacarias 10
Apocalipse
10 e 11
26 Dez
Jó 35 e 36
Zacarias 11
Apocalipse
12 e 13
27 Dez
Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14
28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse
15 e 16
29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse
17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse
19 e 20