“Abstende-vos de toda a aparência do mal.” (I Tessalonicenses 5:22)

Como líderes, precisamos estar atentos a princípios básicos que não podem e não devem ser negligenciados como fugir de tudo que parece ser mal não apenas na nossa vida, mas para a nossa vida e para a vida de outros. E observe: não é fugir do mal, mas de tudo que parece ser mal. Teve aparência de mal, fuja!

Deus quer ajustar o caráter dos Seus filhos. Quem é nascido de novo não foge do mal, mas foge do que parece ser mal. Estes dias estava lembrando de uma prática que tínhamos desde o princípio e que continua em pauta: No MIR, Apóstolos e Pastores são proibidos de dar carona às mulheres, sejam casadas, solteiras, estejam elas sozinhas ou em grupo, porque é preciso fugir da aparência do mal.

Parece exagero? Pois é! É melhor exagerar e fugir da aparência do mal do que provar o mal e depois encontrar dificuldades para sair dele, de tão envolvido que está. Se você vai fazer algo que não glorifica a Deus e que ainda pode causar escândalo nos irmãos, para quê dar prosseguimento?! Não faça!

O Reino de Deus tem ordem e decência e o que você deve fazer é fugir da aparência do mal. E se você sabe que o seu líder não é legítimo na santidade, procure a liderança do MIR e diga o que está acontecendo. Não seja cúmplice do pecado de outrem. Não fique debaixo de um líder mau caráter. Mas não esqueça de, primeiro, olhar para a sua própria vida. Não saia apontando o dedo sem antes fazer uma autoanálise.

E se você é líder de célula, vigie dobrado. Não queria ensinar aos discípulos aquilo que você não faz. Ensinar o que não é verdade na sua vida é querer libertar o outro sem ser liberto! Sei que, pela fé, as pessoas podem até receber, mas você, como líder, estará sendo uma espécie de enganador.

Que sua vida seja exemplo para que, quando você falar de um assunto, as pessoas olhem e desejem imitá-lo, por você ser exatamente aquilo que ensina. Portanto, é preciso ter uma vida de santidade, fugir da aparência do mal, deixar de mentir nas Células, nas Reuniões de 12, nas Macrocélulas, no testemunho de discipulado. Viva a integridade de Deus. Examine tudo, guarde o que é bom e fuja da aparência do mal.

O mau testemunho de muitos líderes tem sabotado o manto de santidade no caráter de outros tantos. Muitas pessoas não querem intimidade com Deus porque não sentem segurança no caráter do líder. Que essa não seja a sua história, mas que você seja aprovado.

Se você vive se rendendo ao deslize que acomete o seu caráter, você não é exemplo. Mas se vive em guerra e ainda assim não se permite cair em tentação, você é um líder aprovado. Se é apenas uma guerra, tem autoridade para dizer a outros para vencer as guerras, porque você vence as suas próprias. Por amor a Cristo Jesus, não envergonhe o Evangelho.

Pecado não deve ser experimentado por aqueles que querem viver em integridade diante de Deus e dos homens. Alguns experimentam e ficam marcados, feridos e julgados por todos. Quando você alimenta o argumento no seu caráter, as pessoas até andam com você, mas colocam interrogações. Não deixe que ninguém coloque uma interrogação sobre quem você é.

Viva de forma que não haja dúvida de que você é um líder nascido de novo e que a sua vida é uma vida de idoneidade.

UM CARÁTER AJUSTADO

Todos nós precisamos de um caráter ajustado, isso não é prerrogativa apenas para líderes, mas para todos que nasceram de novo. Contudo, se você é líder deve buscar, diariamente, com afinco, ter um caráter ajustado.

Certa vez, conversando com os amigos de batalhão, depois de nos reencontrarmos pelo WhatsApp, um deles falou: Renê era irmão desde quando serviu o Exército. Em outras palavras: Renê dava testemunho desde quando foi soldado, com 18 anos de idade.

Realmente, eu vigiava muito. Nas folgas, meus colegas saíam para as festas e eu dizia a eles: Tenho compromisso na Igreja. E ouvia: “Você não é homem não?”. E eu respondia: Sim! Sou homem, sou crente, sou nascido de novo, tenho a vida de Deus e serei homem suficiente para a mulher da minha aliança. Eu já tinha a convicção de que seria marido de uma só mulher. Hoje, passados tantos anos, alguns seguem acreditando na força do meu caráter.

Estou dando esse testemunho para que você, como líder, persevere sendo regenerado pelo Senhor a ponto das pessoas terem prazer de seguirem a sua vida e a sua história. Isso é ter um caráter ajustado.

ZELE PELO BOM TESTEMUNHO

Seu testemunho precisa falar mais alto que a sua vontade ou a sedução do pecado. Entre o demônio e o anjo, permita sempre que o anjo ganhe. Que entre a carne e a vida com Deus, a vida com Deus ganhe. Se eu consegui, você também consegue!

Ainda que a sua carne esteja gritando, diga “não!”. Provérbios 1:10 nos adverte: “Filho meu, se os pecadores procuram te atrair com agrados, não aceites.” Deus diz que tem um não na sua boca para você ordenar contra o pecado e zelar pelo bom testemunho.

Quando Caim quis matar Abel, Deus conversou antes com Caim e disse: O pecado está à porta do seu coração, cabe a você dominá-lo! E naquela época não existia lei, nem graça, nem Jesus tinha morrido na Cruz, mas já havia domínio próprio.

A grande verdade é que não precisa ser crente para vencer o pecado. Não precisa ser líder para vencer o pecado. Quantas pessoas você conhece que não têm Jesus no coração, mas possuem uma vida modelo? Mas, se é crente, se é líder, tem que vencer o pecado, tem que dar bom testemunho, porque o Espírito Santo dá força para vencer todas as debilidades.

Visualizações: 52717

Plano de Leitura Bíblica

24 Dez
Jó 33
Zacarias 9
Apocalipse
7 a 9
25 Dez
Jó 34
Zacarias 10
Apocalipse
10 e 11
26 Dez
Jó 35 e 36
Zacarias 11
Apocalipse
12 e 13
27 Dez
Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14
28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse
15 e 16
29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse
17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse
19 e 20