As programações do SER, durante a tarde, proporcionaram conhecimento prático para quem quer empreender. Aqueles que desejam iniciar um negócio ou desenvolver o que já possuem.

O Master Coach Heber Telles trouxe palavras de encorajamento e reflexão. Disse que não existem profissões ou mercados que “dão dinheiro”, mas sim profissionais que sabem ou não ganhar dinheiro na área em que atuam. Todos os trabalhos dão resultado, se o profissional for diferenciado e agregar valor ao que faz. Que valor você tem agregado?

A crise financeira também não impede ninguém de alcançar o sucesso, pois é uma ótima oportunidade para as pessoas se reinventarem, criarem coisas novas e enxergarem novas formas de se desenvolver. Mas, afinal, como se sobressair nos negócios?

Algumas ações práticas para empreender

Pode parecer básico, mas é preciso dar o primeiro passo, tirar o sonho do nível das ideias. Uma coisa é sonhar com uma praia, e outra, pisar os pés na areia, sentir o sol e o vento. É preciso começar, mesmo que seja algo pequeno, lembrando do que a Bíblia nos Orienta: “Seja fiel no pouco que no muito....”, afinal, todo grande negócio, um dia começou pequeno.

Nesse caminho, é preciso ter cuidado com as expectativas que criamos, se elas forem muito altas, podem causar frustração, porém, isso não é o fim, devemos saber lidar com esse tipo de situação e aprender com ela.

Outro conselho importante é saber enfrentar o medo e não deixar que ele traga paralisação. E ainda, não se comparar com as pessoas a ponto de isso gerar uma competição. “Quando competimos, nos distanciamos, quem compara, gera competição. Todo mundo que compara não tem identidade, acha que o outro é aquilo que ele não pode ser. Mais importante do que o que você tem é o que você vai fazer com isso”.

Também é importante quebrar crenças, correr riscos, perder o receio de se relacionar com estranhos e evitar dúvidas em excesso, porque elas paralisam os resultados.

E, não esqueça: Fuja do orgulho, que é quando alguém pensa de si mesmo o que não é, ou idolatrar a sua própria imagem; ao contrário disso, seja humilde, reconheça que você faz algo bem.

Por fim, temos que ouvir a orientação de pessoas que deram certo e que podem nos ensinar o caminho para chegar lá.

Três pontos para sucesso e crescimento

1 – Visualizar (sonhar, ver o que você deseja)
2 - Se apaixonar pela sua visão (você nunca vai viver bem onde você não se apaixona, pois vai ter que lidar com crises)
3 – Agir – Fazer um   Plano de Negócios (buscar ajuda em instituições como Sebrae e outras) Plano sem ação é alucinação. Também devemos parar de transferir as nossas responsabilidades para Deus, mas ouvir os Seus conselhos, estratégias, direção.

“A arte do negócio não está no início ou no final, mas na caminhada. Porém, ela é difícil, prova quem você é. Se Josué soubesse o que iria enfrentar, talvez tivesse desistido, É por isso que Deus não fala para você as coisas pelas quais você vai passar, se não você desiste de ser quem Deus quer que você seja”.

Heber Telles contou um pouco da sua história de superação e encerrou emocionado:” O que eu passei foi para que eu chegasse onde estou”.

Visualizações: 1009