A vida começa com uma conversa e termina com o silêncio. O choro anuncia a vida e a necessidade de dependência de alguém. O silêncio anuncia a morte e a necessidade também de dependência de alguém. O primeiro banho talvez você não saiba quem deu em você. E o último banho, com certeza, você não saberá quem vai dar em você.

Existem três conversas muito importantes:

1. Conversa com você mesmo

O que você diz para você? Você fala da sua importância? Na conversa interna você pode se perceber e gerar autoestima elevada para ser uma pessoa resolvida que não procura pessoas para punir. Você é o dono das suas conquistas, assim como é o autor dos seus fracassos.

Você se percebe uma pessoa valorosa ou intragável? As pessoas que são rejeitadas exteriormente é porque internamente se autorrejeitam primeiro. Se você não consegue viver em uma geografia aprazível, é porque não têm autoaceitação e precisa descobrir que se tornou um problema para si mesmo.

O maior problema que você possui não está fora, mas dentro de você. Contudo, você pode se superar, se reinventar e recomeçar se preciso for. Você não precisa ser uma matriz de problemas, mas de solução. Você jamais será uma pessoa aceita se você se autorrejeita por não conhecer o potencial guardado que possui.

Quantos vivem como em uma disputa dentro de si entre anjos e demônios. Parece que a doutrina bíblica é apenas uma retórica e não uma realidade em suas vidas. Por isso, afirmo que a primeira conversa que você precisa franquear é consigo mesmo. O seu êxito nas conversas externas depende do seu êxito nas conversas internas.

2. Conversa com os outros

Após mais de 30 anos trabalhando com pessoas e conversando com líderes, descobri que há um poder chamado cumplicidade de relacionamento. Então, aprenda a respeitar as pessoas que caminham com você. Elas não são suas inimigas, são amigas para segurarem a sua mão na caminhada. Mas não respeite apenas os amigos e colegas, comece respeitando a sua família, como cônjuge e filhos.

As pessoas merecem nosso respeito e amor por estarem conosco, por serem companheiras e por serem pessoas.

Eu espero que você mude tanto a sua forma de conversar que as pessoas tenham prazer em estar na sua companhia. Que o seu contágio social mude a partir da sua inteligência e sabedoria para conversar com você mesmo e com as pessoas.

E se você não tem gostado das conversas que tem tido com você e com os outros, porque se sente em meio ao caos e as trevas, faça como Deus que quando decidiu criar o mundo e tudo o que nele há, pelo poder da palavra e da comunicação removeu o caos e estabeleceu luz onde havia trevas. Você tem esse poder dentro de você, como filho de Deus.

Tudo na vida é uma conversa. A vida começa com uma conversa e termina com o silêncio. Existem momentos da nossa vida que para termos êxito em alguns ambientes precisamos sair silenciados.

Quero agradecer a você que nestes dias emprestou os seus ouvidos para as minhas conversas. Deus abençoe sua vida e que você tenha êxito em todas as áreas e em tudo que fizer.

A terceira conversa você encontra no livro O Poder de uma Conversa.

Visualizações: 2090