Já estamos em pleno ano novo judaico! É isso mesmo, o ano 5779, do calendário hebraico, iniciou assim que o sol se pôs, neste Domingo, dia 9 de Setembro. Para o povo judeu, inicia agora um tempo solene, de oração e de jejum.

O Rosh Hashanah, diferente das outras celebrações judaicas, é um período em que as pessoas costumam fazer uma profunda meditação , analisado os seus atos no ano que passou, pedindo perdão sincero pelos erros e se preparando para o ano novo.

Segundo a tradição, em Israel, pela manhã, se toca o shofar, fazendo um chamado para que as pessoas entram nesse momento de reflexão.

No hebraico, a palavra Rosh significa Cabeça, começo, e Hashanah significa Ano. Os judeus acreditam que neste período todos recebem o convite do Senhor para voltar às raízes hebraicas e para a prática do jejum e do arrependimento, seguindo o ensinamento do livro de Joel 2:15: “Tocai a trombeta em Sião, santificai um jejum, convocai uma assembleia solene.”

Nesta época, todos são incentivados a ajudarem os mais necessitados e perdoarem ofensas e dívidas, como uma forma de limpar o coração e a alma para dar as boas-vindas ao ano que se inicia.

Também há celebração, muita alegria e gratidão entre as famílias, afinal, pela graça de Deus, todos viverão mais um ano, debaixo da bênção e proteção do Todo Poderoso.

Aproveite esse novo ano que Deus está lhe concedendo!

Shaná Tová - Feliz ano novo!

Visualizações: 2626