Quando o sol se puser, no dia 29 de Setembro, vai estar iniciando o período mais sagrado do ano para os judeus, o Yom Kippur que, em hebraico, significa o dia do perdão. Até o pôr do sol do dia seguinte, o povo será convocado a parar tudo o que estiver fazendo para ficar 24 horas inteiras na presença de Deus.

Este é mais um mandamento bíblico cumprido em obediência ao que está escrito em Levítico 23:26-29: “Mas aos dez dias desse sétimo mês será o dia da expiação; tereis santa convocação, e afligireis as vossas almas; e oferecereis oferta queimada ao Senhor. E naquele mesmo dia nenhum trabalho fareis, porque é o dia da expiação, para fazer expiação por vós perante o Senhor vosso Deus. Porque toda a alma, que naquele mesmo dia se não afligir, será extirpada do seu povo.”

A seriedade com a data é tanta que neste dia os judeus mais tradicionais não trabalham, vestem roupas simples e nem mesmo penteiam os cabelos. Eles também oram intensamente e fazem jejum de água e comida.

Além disso, todos são orientados a fazer uma autoavaliação minuciosa, para que se lembrem dos seus pecados e reflitam se estão cumprindo os mandamentos e agindo com misericórdia. Também são incentivados a fazer doações para ajudar os necessitados, pagar a dívida de alguém, acertar diferenças com os irmãos e pedir perdão pelos pecados individuais e pelos erros de toda a comunidade de Israel.

Acredita-se que “em Yom Kippur cada judeu une-se a Deus para revelar um vínculo intocável pelo pecado, sem obstáculos, já que o pecado nos separa do Senhor e o sentimento de ser afastado age como um lembrete para o retorno, para estabelecer um vínculo mais intenso com o Criador”.
O perdão por meio de Jesus

Viver o Dia do Perdão, como fazem os judeus, também deve ser uma prática dos cristãos, já que o perdão oferecido em Yom Kippur ocorre pelo mérito de Yeshua Ha Mashiah, Jesus, o nosso Sumo Sacerdote.

Antes de Jesus vir ao mundo, somente o Sumo Sacerdote entrava no Santo dos Santos para apresentar os pecados da Nação diante de Deus. Ele oferecia o sangue de cordeiros como propiciação e recebia a sentença do Senhor. Porém, o sacrifício de Cristo e o seu sangue derramado na Cruz rasgou o véu que nos separava de Deus, nos deu acesso livre e hoje qualquer um de nós pode entrar na sala do Trono.

Diante dessa verdade, o Yom Kippur é também um momento de alegria, em que todo cristão pode abrir a boca e declarar, com convicção, que a culpa pelos seus pecados foi removida pelo sacrifício redentivo de Jesus e, dessa forma, receber uma nova oportunidade de ser chamado de filho amado, de se tornar um com Deus novamente e de recomeçar. Aceite a nova chance, entre na presença do Pai e permaneça lá para sempre.

Visualizações: 5055

Plano de Leitura Bíblica

25 Dez
Jó 34
Zacarias 10
Apocalipse 10 e 11
26 Dez
Jó 35 e 36
Zacarias 11
Apocalipse 12 e 13
27 Dez
Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14
28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16
29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22