Doze mil suicídios são registrados por ano no Brasil. No mundo, os números são maiores e ainda mais preocupantes: 800 mil ocorrências anuais, isto é, uma morte a cada 40 segundos. Isso significa que, antes de você terminar de ler este texto, uma pessoa vai ter tirado a própria vida. Mas, o que pode levar alguém a  tomar uma atitude tão radical?

Especialistas dizem que, em geral, as pessoas cometem suicídio quando se veem em uma situação de falta absoluta de perspectiva e uma enorme sensação de desamparo e angústia.

Na maioria dos casos, o desejo de morrer é gerado por um quadro de transtorno mental como depressão, transtorno bipolar afetivo e esquizofrenia.

Fatores estressantes como a perda de um emprego, separação conjugal ou a morte de alguém querido podem levar pessoas deprimidas a acabarem com a própria vida. Abusos na infância, sexuais, físicos ou psicológicos, são outros agravantes, além do uso de drogas, álcool e outras substâncias.

Além disso, alguns padrões impostos pela sociedade como estar bonito, ter dinheiro e ser bem-sucedido podem fazer com que pessoas que não se encaixem nesses modelos se sintam excluídas e não suportem a dor e angústia causadas por esses sentimentos.

É importante saber que todos esses quadros podem ser tratados e, desta forma, as mortes podem ser evitadas. E uma das formas de começar a combater o suicídio é vencendo o tabu e falando sobre o assunto. E é esse o objetivo do Setembro Amarelo, uma campanha de conscientização que pretende alertar a população sobre a realidade do suicídio e como ela pode ser mudada.

Neste sentido, as pessoas são incentivadas a conversar. Tanto aquelas que podem estar com pensamentos suicidas quanto as que estão próximas delas.

Um olhar atento, um abraço amigo, um coração cheio de misericórdia e a disponibilidade de ouvir, sem fazer julgamentos, podem fazem toda a diferença para quem está passando por um problema grave e não consegue achar uma solução sozinho.

Visualizações: 1480

Plano de Leitura Bíblica

25 Dez
Jó 34
Zacarias 10
Apocalipse 10 e 11
26 Dez
Jó 35 e 36
Zacarias 11
Apocalipse 12 e 13
27 Dez
Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14
28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16
29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22