“E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores. Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiaram-no, e não podiam falar com ele pacificamente.” (Gênesis 37:3,4)

Estamos conversando sobre relacionamento entre irmãos. Embora sejamos filhos dos mesmos pais, tenhamos nascido da mesma mãe, às vezes é muito difícil não brigarmos com nossos irmãos, não é verdade? Mesmo que seja pelas coisas mais simples, como um brinquedo, algumas vezes perdemos a paciência um com o outro. Mas isso não está certo! Precisamos aprender a viver em harmonia.

 A Bíblia nos mostra vários exemplos de irmãos que brigaram muito, como Caim e Abel, Esaú e Jacó. Algumas vezes a implicância vem por inveja, ciúme, outras vezes, é pura bobagem. Em alguns casos pode se tornar muito grave, como a história de Caim e Abel, onde a raiva e a inveja de Caim o levaram a matar Abel, e por isso o Senhor o castigou (Gênesis 4). A briga entre Esaú e Jacó acabou separando a família, pois Jacó teve que fugir para não ser morto por Esaú. A diferença é que, depois de muitos anos, Jacó volta para sua terra e se reconcilia com seu irmão (Gênesis 33) e tem toda a sua história mudada por Deus, inclusive seu nome, passando a se chamar Israel.

Vamos ver outra família que tinha muitos problemas entre os irmãos, por causa de inveja do irmão mais novo, a família José. Eles eram os 12 filhos de Israel. O amor de Israel por seu filho José, a preferência que dava ao filho, fazia com que os irmãos se sentissem preteridos, e essa raiva cresceu a ponto de alguns pensarem em matá-lo, mas acabaram vendendo-o para uns mercadores, que levaram José para o Egito.

Você pode ver como as brigas entre irmãos podem se tornar problemas muito sérios? Li uma historinha muito legal, e gostaria que você lesse também. É assim: Havia dois irmãos que, desde pequenos, aprenderam com os pais a serem muito unidos. Quando cresceram, foram morar em fazendas vizinhas, separadas apenas por um lindo riacho. Os irmãos trabalhavam juntos na criação de gado leiteiro e, por serem tão unidos, tudo ia muito bem...

Porém, um dia a situação mudou. O irmão mais velho ficou furioso com o irmão mais novo, por causa de um erro na contabilidade que os fez tomar prejuízo. Então, houve uma briga muito feia entre eles. Os dois discutiram e aquela pequena falha se transformou em uma troca de ofensas, seguida por semanas de total silêncio entre eles.

Em uma manhã, um homem simples bateu à porta do irmão mais velho e, ao ser atendido, ele disse: Bom dia! Estou procurando algum trabalho. Tenho muita experiência com carpintaria. Na verdade, meu pai adotivo era um carpinteiro muito bom e me ensinou tudo o que sei hoje. Você teria algum serviço para mim?

O fazendeiro respondeu: Bom dia! Na verdade, tenho sim! O senhor está vendo aquela fazenda além do riacho? É do meu irmão mais novo. Nós tivemos uma briga muito feia e já faz tempo que não nos falamos.

Eu entendo, disse o carpinteiro. E o irmão prosseguiu: Eu não suporto mais sair na minha varanda e ter que olhar para ele. Então, por favor, use a madeira que está guardada no meu celeiro para construir uma cerca bem alta. Certo, disse o carpinteiro, e completou: Por favor, me mostre onde está o martelo, os pregos e as outras ferramentas da fazenda. O irmão mais velho entregou todas as ferramentas ao carpinteiro e foi resolver alguns assuntos na cidade.

Enquanto isso, o homem ficou ali, cortando e medindo madeira o dia todo. Já no final da tarde, quando o fazendeiro voltou para casa, não acreditou no que viu. Ao invés de levantar uma cerca, o carpinteiro havia construído uma pequena ponte, muito linda, ligando as duas margens do riacho. O irmão mais velho ficou irado e falou àquele homem: Seu atrevido! Você sabe muito bem que não foi isso que eu mandei você construir!

Porém, ao olhar novamente para a ponte, ele viu o irmão mais novo correr de braços abertos ao seu encontro, dizendo: Glória a Deus! Eu sabia que você não era uma pessoa ruim. Quero que você saiba que você é mais que um irmão para mim, você é meu melhor amigo e eu estava com muita saudade. Você mandou construir essa ponte, mesmo depois dos erros que cometi com o nosso dinheiro. Eu te amo, irmão!

Emocionado, o irmão mais velho esqueceu as mágoas e foi ao encontro dele. Então eles se abraçaram e choraram muito em cima daquela ponte... Ao ver a cena, o carpinteiro pegou suas coisas, virou as costas e, quando estava indo embora, ouviu o irmão mais velho dizer: Espera aí, senhor! Preciso pagar pelo seu serviço maravilhoso. Você me ajudou a restaurar meu relacionamento com meu irmão e me fez sentir o quanto é bom ter minha família de volta. Quanto eu devo? Então o homem respondeu: Você não me deve nada, meu amigo. Só de ver vocês dois tendo uma nova chance já me deixou muito satisfeito. Essa é a minha missão!

Mas o fazendeiro insistiu: Como assim?! Pelo menos diga o seu nome para que eu possa sempre lembrar do senhor. Meu nome? Meu nome é Jesus, respondeu o carpinteiro, indo embora em seguida.

Precisamos aprender a andar em unidade com nossos irmãos. Se brigamos, precisamos pedir perdão. Precisamos cuidar uns dos outros, pois somos uma família, e a nossa família é o nosso maior tesouro.

Podemos dizer juntos: IRMÃOS UNIDOS, JAMAIS SERÃO VENCIDOS!

Visualizações: 14863

Plano de Leitura Bíblica

25 Dez
Jó 34
Zacarias 10
Apocalipse 10 e 11
26 Dez
Jó 35 e 36
Zacarias 11
Apocalipse 12 e 13
27 Dez
Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14
28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16
29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22