“E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento. E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi. E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.” (Gênesis 1:27-31)

Deus criou o homem e a mulher, Adão e Eva, a primeira família na Terra, e depois de criá-los, viu que sua ideia tinha sido muito boa. Ele deu a esse casal uma tarefa: deveriam cuidar da Terra que lhe fora entregue e dominar sobre tudo, além de multiplicar a essência de Deus na Terra, gerando filhos.

Deus pediu ao homem apenas uma coisa, que não comesse do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal (Gênesis 3). De todas as outras árvores eles poderiam comer, menos dela. Mas a serpente, usando de sagacidade, encontrou Eva andando sozinha pelo jardim e começou uma conversa com ela, até convencê-la a comer do fruto que Deus disse que não deveria tocar. Eva também levou o fruto a Adão, e o convenceu a comer com ela. Naquele momento, o primeiro casal, a primeira família da Terra, abriu a porta para que o pecado entrasse no mundo e separasse o homem de Deus.

Adão e Eva saíram do topo da excelência, pois tinham um jardim criado para eles, não precisavam trabalhar, porque a Terra dava seu fruto, tinham a companhia de Deus todos os dias, e, de repente, por uma desobediência, perderam tudo e foram expulsos do Paraíso particular que tinham. Foram mandados para um terra seca, provavelmente um solo estéril, ruim, e ali Adão teria que trabalhar a terra para que produzisse alguma coisa para comer.

Depois eles tiveram o primeiro filho, que se chamou Caim, e depois o segundo, Abel. Um dia, quando já estavam crescidos, Caim entregou uma oferta do fruto da terra ao Senhor e Abel trouxe a primícia do seu rebanho. Deus se alegrou com a oferta de Abel, mas não atentou para a oferta de Caim. Isso encheu o coração de Caim de ira, a ponto de matar seu irmão (Gênesis 4).

Que confusão! A família que Deus havia criado, dando ao homem as Suas próprias características, criando-o à Sua imagem e semelhança, estava envolvida em um grande problema. Mas, por que, se eles eram imagem e semelhança de Deus, se tinham o melhor de tudo à sua disposição?

Por que eles não obedeceram ao que Deus lhes tinha dito? Por que seus filhos estavam agora naquela situação?

Vamos pensar um pouco...

Deus deu ao homem algo chamada livre arbítrio, isto é, a capacidade de pensar e decidir. E é isso que faz o homem diferente de todos os animais. Usando sua capacidade de decisão, Adão e Eva fizeram escolhas ruins, que os levou a ter consequências ruins. Eva escutou a serpente, e achou que seria bom aceitar o seu conselho. Adão ouviu o conselho de Eva e ambos decidiram desobedecer a ordem de Deus, e assim abriram a porta para que as consequências da sua desobediência entrasse.

Toda desobediência é pecado! E todo pecado tem consequências, que não são boas. Veja o que aconteceu depois que eles desobedeceram a ordem que Deus lhes havia dado: foram expulsos do Jardim do Éden, um lugar criado especialmente para eles, com tudo de bom. Adão teve que trabalhar, suar muito, para poder produzir alimento, pois a terra era ruim; Eva teve seus filhos sentindo muita dor; e seus filhos protagonizam o primeiro homicídio na Terra.

Quanta coisa ruim a desobediência pode trazer em uma família, não é mesmo? Todos nós somos responsáveis para que a obediência aos princípios de Deus sejam vividos dentro da nossa casa, mesmo sendo crianças. Se a nossa casa decidir viver essa obediência, as bênçãos virão sobre nós e nos alcançarão.

Mesmo que o papai não conheça ao Senhor, ou a mamãe, ou seus irmãos, você pode ser o canal de bênção do Senhor na sua casa, e o seu testemunho pode levar toda a sua família a aceitar a Jesus como seu Senhor e Salvador, e mudar, assim, a história de toda a sua casa.

Adão e Eva decidiram desobedecer a ordem de Deus. Vamos fazer diferente? Vamos hoje decidir obedecer a Deus de todo o nosso coração, e seremos tremendamente abençoados.

Visualizações: 4195

Plano de Leitura Bíblica

25 Dez
Jó 34
Zacarias 10
Apocalipse 10 e 11
26 Dez
Jó 35 e 36
Zacarias 11
Apocalipse 12 e 13
27 Dez
Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14
28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16
29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22