“Portanto, o que desde o princípio ouvistes permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis no Filho e no Pai. E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.” (I João 2:24,25)

Como líder, será que sabemos mesmo qual a nossa chamada nesta geração? Saber sobre a nossa chamada tem muito a ver com a vida de Deus em nós. Quando não compreendemos sobre essa realidade, podemos perder parte da vida de Deus, no que se refere a usufruir de todas as áreas nas quais Ele quer nos abençoar e nos levar a abençoar outros.

Não ter consciência plena da chamada tem impedido muitos líderes de não vencer no caráter, não ser aprovado nas provas, não romper em tudo que o Senhor tem para suas vidas. Também é o motivo pelo qual não sabem fazer renúncia, não se dedicam ao Reino como deveriam, não vigiam no testemunho e não têm a força que a Palavra promete aos que se dispõem.

Não basta apenas ter nascido de novo. Não basta apenas ser líder. É preciso exercer o compromisso de quem nasceu de novo e de quem lidera com a vida de Deus, fazendo diferença, exatamente como Deus espera dos Seus filhos.

CARÁTER APROVADO

Estudar sobre caráter não é uma decisão fácil. Para ter um caráter aprovado, irrepreensível, ilibado, saber que você é aprovado em todas as áreas da sua vida é preciso uma longa caminhada. “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.” (I Coríntios 10:13)

Infelizmente, muitos líderes nem tentam alcançar esse caráter, preferem se amoldar aos padrões do mundo e viver como cidadãos comuns, ofuscando a liderança que lhes foi confiada por Deus.

Caráter vai muito além de apenas estudar, requer de nós um testemunho de vida, de autoridade. Caráter é mais que um assunto, refere-se a verdades que precisam estar impressas em nosso coração e em nossa personalidade. E isso fala de ter o desejo de viver de acordo com a Palavra de Deus, mesmo em meio a uma sociedade contaminada, com conceitos deturpados.

Quando falamos de caráter, devemos estar falando da nossa vida e também do quanto temos nos empenhado em viver de acordo com a doutrina bíblica. Afinal, caráter deve ser tratado com seriedade e singularidade.

A Palavra de Deus nos desafia a viver uma vida de caráter aprovado, de caráter irrepreensível. É assim que devem se comportar os filhos Deus. Essa é a vida que o Pai tem para os Seus filhos.

VENCENDO OS DESAFIOS

Alcançar um caráter irrepreensível fala de vencer os desafios dos dias maus, os desafios das tentações, os desafios de viver acima da mediocridade, esquecendo a chamada que é para fazer diferença nesta geração.

Facilmente o homem se corrompe. Assim tem sido nossa história desde o Éden. Deus criou o homem Adão e deu a ele uma mulher, que mais tarde se chamou Eva. A Bíblia diz que Deus os criou à Sua imagem e semelhança.

O que aconteceu, então? Homem e mulher não foram aprovados no caráter, antes desacreditaram a Palavra de Deus e deram ouvidos à serpente. Isso fez com que fossem expulsos do Paraíso. Você pode imaginar quantas vezes perdemos o Paraíso por causa de mau-caratismo?

Porque o homem infringiu uma lei, ele se permitiu ser contaminado no caráter. Vencer o desafio de não se contaminar requer de nós o reconhecimento de que somos falhos e que Deus é Soberano. E, como Senhor Absoluto, Ele pode estabelecer Seu governo sobre nós para sermos restituídos.

Diante das lutas que a vida nos apresenta, devemos vencer. É isso que a Bíblia está dizendo em I Coríntios 10:13. “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.” Deus nos fortalece diante das provações para que nosso caráter seja aprovado.

Como filhos de Deus, precisamos vencer os desafios que se nos apresentam para termos um caráter irrepreensível, aprovado, sem mancha e sem dolo. Essa é a forma de sermos luz em meio a uma geração que se perverteu e se afastou dos caminhos do Senhor.

O QUE É FIDELIDADE

Fidelidade, no latim, é fidelis. Significa ter atitude de quem é fiel, ou seja, ter compromisso com aquilo que assume. Como alguém que nasceu de novo, precisamos ter um caráter aprovado pela fidelidade, pois assumimos o compromisso de propagar o Evangelho e carregamos o nome do Reino sobre nós.

Fidelidade é uma característica que implica em a pessoa ser leal, justa, confiável, verdadeira, honesta. Uma pessoa com fidelidade expressa o caráter de Cristo e não anda variando de posição e ideia, porque não é levada por qualquer vento de doutrina.

Quando andamos na prática da fidelidade, não caminhamos na rota da mentira, antes, observamos a verdade e buscamos exatidão em tudo que fazemos, desde as pequenas coisas até as grandes.

A FIDELIDADE NO CARÁTER DE DEUS
“Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo.” (II Timóteo 2:13)

A fidelidade está expressa no caráter de Deus. Mesmo quando somos infiéis, Ele permanece Fiel, porque fidelidade é uma das Suas características, faz parte do Seu caráter imutável. Nem sempre agimos com fidelidade na direção de Deus e das pessoas. Nem sempre as pessoas agem com fidelidade na nossa direção. Mas, quanto a Deus, Ele é Fiel em todos os momentos; diante das nossas falhas ou acertos, Ele não muda jamais.

Através do Seu Filho Jesus, Deus escolheu nos salvar e nos restituir em tudo que perdemos desde o Éden. É possível termos um caráter aprovado, ainda que seja difícil. Tudo que precisamos fazer é andar voltados ao que a Palavra diz que deve ser e nos desviarmos dos padrões do mundo, que são infiéis e contrários a Deus.

Em meio a esta geração, os filhos de Deus têm o dever de ter um caráter aprovado, irrepreensível, e de glorificar o Nome do Senhor através da sua conduta. É isso que Deus espera de nós. É assim que procedemos quando temos a vida de Deus em nós.

Visualizações: 1182

Plano de Leitura Bíblica

11 Dez
Jó 13
Naum 3
1 Pedro 1
12 Dez
Jó 14
Habacuque 1
1 Pedro 2
13 Dez
Jó 15
Habacuque 2
1 Pedro 3, 4 e 5
14 Dez
Jó 16 e 17
Habacuque 3
2 Pedro 1 e 2
15 Dez
Jó 18 e 19
Sofonias 1
2 Pedro 3
16 Dez
Jó 20
Sofonias 2
1 João 1 e 2
17 Dez
Jó 21
Sofonias 3
1 João 3 e 4