“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” (Filipenses 4:8)

Imagine como é viver em um século como o nosso com uma mente transformada por Deus. Maravilhoso, não é mesmo?! Pois é, creio que é hora de nós não nos influenciarmos por padrões errados, mas consolidarmos nossas conquistas em Deus e ampliarmos nosso território. E isso só é possível se deixarmos o Senhor fazer em nós o que é projeto do Seu coração para nossas vidas.

Avançamos, estamos em todos os lugares, não paramos de crescer... Mas, onde vamos chegar? Para quê queremos ir além? E dentro de nós, como estão as nossas construções internas? Precisamos de uma mente construída por Deus, construída pela Palavra, renovada pela Palavra, que raciocine pelos Princípios Bíblicos.

Quando lemos Filipenses 4:8, observamos que a Palavra nos orienta a pensar em tudo o que é bom, em tudo o que vem de Deus. E o que vem de Deus é verdadeiro, honesto, justo, puro, amável, de boa fama. A Bíblia nos instrui a pensar naquilo que é virtuoso, ou seja, que vai nos favorecer a ter uma mente construída pelo Pai.

Se as verdades de Deus ocupam nosso pensamento, nossa mente não será contaminada pelas mentiras do mundo. Antes, somos ampliados para a revelação da Palavra e entendemos mais facilmente o que Deus quer falar conosco.

Quando nossa mente é transformada por Deus, estamos sempre abertas para receber os alvos e as metas que Ele tem para nós. Isso nos faz crescer em todas as áreas, principalmente a ministerial.

PREPARADOS PARA CUMPRIR O PROPÓSITO

“Tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo; Para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro; Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual o corpo inteiro bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, efetua o seu crescimento para edificação de si mesmo em amor.” (Efésios 4:12)

Sem nos expormos ao conhecimento da Palavra, não podemos ser transformados. A Bíblia diz que a Palavra é como espada de dois gumes para efetuar a obra do Senhor em nossas vidas. O Espírito Santo age em nosso favor quando somos uma terra favorável, visando o aperfeiçoamento dos santos, da Igreja.

Não são poucos os que desejam ter sua história completamente transformada, pois estão insatisfeitos com os resultados alcançados. Alguns não tem resultado nenhum, ou seja, estão sem nenhum saldo positivo na vida.

Porém, para que isso aconteça, é necessário aperfeiçoamento, como descrito no texto de Efésios. Inclusive, um dos motivos da falta de unidade no Corpo de Cristo é a falta de conhecimento do Filho de Deus, ou seja, a falta da transformação da mente, visto que o homem natural não entende o sobrenatural.

Devemos alcançar a medida da estatura da plenitude de Cristo para não sermos mais meninos e não agirmos com tolices quando nos submetemos às instruções da Palavra de Deus. E uma delas, explícita em Romanos 12:1,2, é a transformação da mente. Quem não se permite ser renovado e transformado, continua com as mesmas ações do passado, levando uma vida sem o conhecimento de Deus.

É por isso que encontramos tantos discípulos inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro, como podemos ler em Efésios 4:14. Precisamos crescer e seguir a verdade em amor, só assim o Senhor pode mudar radicalmente a nossa vida e a nossa história.

Ouvimos tanto falar em avivamento, mas como é possível construir avivamento sem maturidade, sem ter uma mente construída por Deus? Impossível! Apesar de sabermos que Deus age com misericórdia sobre nós, sabemos também que a ordem é para deixarmos de agir como meninos.

Deus quer construir, em cada um de Suas filhos, uma mente estabelecida pela Palavra, pois somente a Palavra tem o poder de penetrar o mais profundo do nosso ser.

“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.” (Hebreus 4:12,13)

Reflita sobre a formação da sua mente! Se você considera apenas os ensinos que recebeu nas academias, por favor, desconsidere-os, pelo menos no quesito transformação espiritual. Creia, não servem para o que Deus tem para você, pelo menos não para o que significa ter uma mente construída por Deus. Seus conhecimentos seculares serão utilizados no Reino, sim, mas você não pode estar fundamentado neles.

OS PENSAMENTOS DO SENHOR PARA NÓS

A Bíblia diz que os pensamentos do Senhor são mais altos e melhores do que os nossos. Então, questione o que você tem na mente para ser favorável ao Espírito Santo, e facilitar uma transformação verdadeira, uma mente construída por Deus.

Se aquilo que permeia os seus pensamentos, se o conteúdo e a essência da sua mente são contrários ao que a Palavra de Deus estabelece, então é hora de buscar transformação e viver a promessa de andar em novidade de vida.

Em Jeremias 29:11-13, encontramos parte dos pensamentos do Senhor para nós, pensamentos de vida e não de morte, de paz e não de guerra, pensamentos de bem e não de mal, tudo isso para nos dar o fim que desejamos. Que Deus Maravilhoso, não é mesmo?! E são esses mesmos pensamentos que Ele quer que ocupem a nossa mente.

Agora, um discípulo que ainda não conseguiu ter uma mente consolidada na Palavra, não gera pensamentos de vida, porque ainda possui construções erradas da serpente e necessita desfazer esse ninho. Caso contrário, continuará com pensamentos errôneos e impedido de viver as benesses do Reino.

Uma mente permeada pelos pensamentos do Senhor, construída pela Palavra de Deus, é uma mente brilhante, cheia de ideias criativas e facilitadora para o Reino e para abençoar as vidas.

Uma mente repleta de sementes malignas é uma mente perigosa e controlada pela serpente, uma mente vulnerável. Para nós, que nascemos de novo, a vontade de Deus é que a nossa mente seja plenamente controlada pelo Espírito Santo.

Continua...

Visualizações: 12356

Plano de Leitura Bíblica

25 Dez
Jó 34
Zacarias 10
Apocalipse 10 e 11
26 Dez
Jó 35 e 36
Zacarias 11
Apocalipse 12 e 13
27 Dez
Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14
28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16
29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22