O Poder da Intercessão é algo que não pode faltar na vida do cristão. Temos exemplos poderosos na Palavra, que nos inspiram a sermos intercessores e vermos o Senhor operando em nosso favor.

Ana, a personificação da intercessão 

A história de Ana é muito linda. Ela é a personificação da perseverança e da intercessão. O desejo do coração dela era ter um filho e esse desejo não era movido pela competição de Penina, a outra mulher do seu marido Elcana, que insistia com ela que ele era melhor do que 10 filhos.

Em I Samuel 1:9-20, lemos: “Então Ana se levantou, depois que comeram e beberam em Siló; e Eli, sacerdote, estava assentado numa cadeira, junto a um pilar do templo do Senhor. Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente. E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao Senhor o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha. E sucedeu que, perseverando ela em orar perante o Senhor, Eli observou a sua boca. Porquanto Ana no seu coração falava; só se moviam os seus lábios, porém não se ouvia a sua voz; pelo que Eli a teve por embriagada. E disse-lhe Eli: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti o teu vinho. Porém Ana respondeu: Não, senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho nem bebida forte tenho bebido; porém tenho derramado a minha alma perante o Senhor. Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial; porque da multidão dos meus cuidados e do meu desgosto tenho falado até agora. Então respondeu Eli: Vai em paz; e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste. E disse ela: Ache a tua serva graça aos teus olhos. Assim a mulher foi o seu caminho, e comeu, e o seu semblante já não era triste. E levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o Senhor, e voltaram, e chegaram à sua casa, em Ramá, e Elcana conheceu a Ana sua mulher, e o Senhor se lembrou dela. E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e deu à luz um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor.” 

Ana, pelo poder da intercessão, alcançou de Deus o que tanto queria. Ela orou pedindo um filho e teve sua oração atendida. Ela não desistiu, mesmo ao ser confundida por bêbada pelo profeta Eli. Prosseguiu na oração e explicou ao profeta como sua alma estava amargurada pelo desejo de ser mãe.

Podemos vencer nossas dificuldades, desejos e anseios pelo poder da oração, pela intercessão. Deus não resiste a um coração quebrantado. Mas, ao recebermos a bênção de Deus, devemos cumprir com o nosso voto, como fez Ana que trouxe o filho Samuel para morar na Casa do Senhor.

Ester, intercessora estrategista 

“Então Mardoqueu mandou que respondessem a Ester: Não imagines no teu íntimo que por estares na casa do rei, escaparás só tu entre todos os judeus. Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte sairá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino. Então disse Ester que tornassem a dizer a Mardoqueu. Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas servas também assim jejuaremos. E assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci. Então Mardoqueu foi, e fez conforme a tudo quanto Ester lhe ordenou.” 

Ester foi uma mulher fenomenal, inteligente e mostrou que se importava com o bem-estar do seu tio e do seu povo, provando que mantinha gratidão no coração. Ela foi estrategista ao saber que seu povo estava prestes a desaparecer e providenciou socorro e livramento para os judeus, através de intercessão e jejum.

É tremendo quando entendemos qual o propósito de Deus para nossas vidas, como aconteceu com Ester. Ao ouvir de Mardoqueu “... e quem sabe se para tal tempo, como este, chegaste ao reino? (Ester 4:14), tomou providência, buscando em Deus a solução.

A Bíblia narra que Ester conseguiu ser rainha porque era muito bela, a mais linda das mulheres levadas para o palácio. Mas ela não se utilizou da beleza para reverter o quadro que assolava o seu tio e o povo judeu, que era o seu povo também. Antes, designou jejum de três dias para obter vitória, e foi o que aconteceu.

Eunice e Lóide, intercessoras poderosas

Eunice e Lóide foram duas mulheres exemplares na criação dos filhos. Paulo as cita em uma das cartas que escreve a Timóteo. Elas eram mulheres de fé, que ensinaram a Timóteo o valor de se perseverar fiel às doutrinas recebidas, mesmo quando já não estavam por perto.

Elas conheciam o poder da intercessão e por isso venceram os tempos difíceis, ensinando Timóteo a ser um homem de Deus, firme no propósito. E ele se tornou um grande homem e um grande discípulo para Paulo.

Hoje vivemos dias difíceis com tantas facilidades que o mundo oferece. Criar filhos, a cada dia, tem-se tornado um desafio. Ensinamos os caminhos de Deus, e parece que o mundo quer contrariar nossos padrões de verdade. O que está errado? Faltam mais intercessores. Faltam mulheres e homens movidos pelo poder da intercessão.

Esses exemplos são valorosos porque nos mostram quantas conquistas podemos alcançar pelo poder da intercessão. Quando olhamos para Ana, podemos dizer que ela foi a personificação da intercessão. Quando olhamos para Ester, podemos dizer que ela foi uma intercessora estrategista. Quando olhamos para Eunice e Loide, podemos ver que elas formaram um Pastor de excelência, um homem muito precioso, extremamente fiel à sã doutrina, um guardador de princípios e um homem decidido a agradar o coração de Deus, pelo poder da intercessão e por serem modelo. 

Se todas essas pessoas alcançaram grande êxito pelo poder da intercessão, nós também somos capazes. Sabendo, é claro, que todos temos lutas e enfrentamos momentos de guerras, mas em tudo somos mais que vencedores.

Visualizações: 11201

Plano de Leitura Bíblica

25 Dez
Jó 34
Zacarias 10
Apocalipse 10 e 11
26 Dez
Jó 35 e 36
Zacarias 11
Apocalipse 12 e 13
27 Dez
Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14
28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16
29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22