“O perverso não tem caráter. Anda de um lado para o outro dizendo coisas maldosas; pisca o olho, arrasta os pés e faz sinais com os dedos; tem no coração o propósito de enganar; planeja sempre o mal e semeia discórdia. Por isso a desgraça se abaterá repentinamente sobre ele; de um golpe será destruído, irremediavelmente.” (Provérbios 6:12-15)

Tudo aquilo que edificamos com nossos dons e talentos pode ser destruído se for edificado com mau caratismo. Caráter é a soma de todas as influências positivas e negativas aprendidas na vida de uma pessoa. O caráter se manifesta através de valores, motivações, atitudes, sentimentos e ações. O caráter é o mesmo que marca; uma marca impressa em nós.

Se o caráter é uma marca impressa em nós, unção misturada a um caráter tortuoso é uma catástrofe. Nós, como discípulos de Jesus, precisamos do caráter do Mestre em nosso caráter.

O caráter da Igreja é a nossa imagem. Em Hebreus 1:3, está escrito: “O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas.”

O nosso caráter significa a nossa imagem. E isso é muito sério, afinal, qual é a imagem que o mundo tem de nós? Devemos cuidar do nosso caráter, porque ele determina a imagem que estamos apresentando às demais pessoas.

Moldados pelo caráter de Cristo

Como é lindo ver em Filipenses, o Apóstolo Paulo falando de Timóteo, um Pastor aprovado, um líder de excelência, mas, antes de tudo, um servo e um discípulo de caráter aprovado, que se deixava ser tratado e usado na obra. “E espero no Senhor Jesus que em breve vos mandarei Timóteo, para que também eu esteja de bom ânimo, sabendo dos vossos negócios. Porque a ninguém tenho de igual sentimento, que sinceramente cuide do vosso estado; porque todos buscam o que é seu, e não o que é de Cristo Jesus. Mas bem sabeis qual a sua experiência, e que serviu comigo no evangelho, como filho ao pai.” (Filipenses 2:19-22)

O mesmo Apóstolo Paulo, em Gálatas 4:19, mostra aos cristãos da Galácia a importância de ver neles o caráter de Cristo sendo formado, apesar da dor que envolvia o líder para que isso acontecesse. Paulo diz que sofreu dores de parto: “Meus filhinhos, por quem de novo, sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós.”

Logo no início da Bíblia, em Gênesis 1:26, Deus disse: “Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra.”

A palavra imagem não se refere a uma atitude física, refere-se a permanecermos com a natureza de Deus, com uma natureza que reflita a natureza do caráter de Cristo, o Seu Filho. Jesus derrama o caráter dEle em cada um de nós. Como cristãos, devemos seguir os Seus passos. “O qual é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação.” Devemos desejar nos parecer com Ele.

Nossa forma de tratar as pessoas deve se assemelhar à forma de tratar do Mestre. Temos que pensar: Se Jesus estivesse aqui, como Ele agiria para resolver tal situação? Não podemos agir de acordo com os nossos pensamentos e vontades, se eles não estão em linha com a Palavra. Deus acredita em nós, no nosso potencial e Ele espera de nós uma atitude condigna com a confiança que foi depositada em nossas vidas.

Que bom é saber que Deus continuará investindo em nós porque crê em nosso potencial de liderança. Ele sabe que todo esse investimento trará benefícios para o Reino, porque vivemos para Ele e por Ele. Ele trabalhará em nosso caráter até sermos filhos que têm a mesma postura que o Senhor teve, até que manifestemos o mesmo Fruto do Espírito que Ele manifestou. Jesus quer que sejamos como Ele é.

O propósito de Deus na sua vida é fazer de você um vaso para honra, pois Ele esquadrinha o coração para saber se é reto diante da Sua presença, conforme descrito em Jeremias 17:1-10.

Suas atitudes devem se parecer com as de Jesus

Nosso caráter é formado através do processo de aprendizagem, através do meio em que vivemos e das pessoas com as quais nos relacionamos. Aprendemos isso quando mergulhamos na Palavra de Deus, que é a tônica da verdade de Deus para nós.

A Bíblia diz que Aquele que começou a boa obra em nós há de aperfeiçoá-la até a vinda de Cristo Jesus. Jesus é a Primícia e nós somos a totalidade. Se Ele, como Primícia, deu exemplo em tudo, nós que somos a totalidade dEle podemos fazer ainda mais, andando em obediência.

Obediência é um empreendimento para a vida inteira. Devemos aprender a obedecer se quisermos ter uma vida transformada e próspera na terra. “Se quiserdes, e me ouvirdes (obedecerdes), comereis o melhor desta terra.” (Isaías 1:19). Isso significa que se quisermos e obedecermos, nosso caráter pode ser transformado, moldado através da Palavra de Deus e de um discipulador que nos acompanhe de perto, que invista em nós.

Na semana que vem, vamos estudar sobre três formas de expressarmos o caráter de Cristo em nossas vidas.

Continua...

Visualizações: 46785

Plano de Leitura Bíblica

25 Dez
Jó 34
Zacarias 10
Apocalipse 10 e 11
26 Dez
Jó 35 e 36
Zacarias 11
Apocalipse 12 e 13
27 Dez
Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14
28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16
29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22