“Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra.” (Mateus 5:5)

A Bíblia contém inúmeras promessas para os mansos. Neste estudo, citaremos algumas delas, como:

Os mansos herdarão a terra. “Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;” (Mateus 5:5).

Os mansos terão paz de espírito. Muitos reclamam que não têm paz, mas um dos pré-requisitos para ter paz é buscar um caráter de mansidão. “Mas os mansos ... se deleitarão na abundância de paz.” (Salmo 37:11)

Os mansos têm a virtude do Fruto do Espírito. Se um homem e uma mulher alcançam a mansidão é porque têm o Fruto do Espírito em sua vida. “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” (Gálatas 5:22).

Os mansos suportam em amor. Através da mansidão, conseguimos suportar-nos em amor, e guardamos a unidade do Espírito no Corpo. “Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.” (Efésios 4:1,2)

Os mansos recebem a palavra com mais qualidade. Os mansos vivem mergulhados na Palavra de Deus. “Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas.” (Tiago 1:21)

Jesus, o homem mais manso que já existiu

Talvez um dos textos bíblicos mais conhecidos por falar em mansidão é o Sermão da Montanha (Mateus 5). Jesus atraiu multidões e ali trouxe muitos ensinamentos sobre o povo, dentre eles, ensinou sobre mansidão. Jesus Se comunicava com as pessoas com amor e mansidão. Ele sabia como passar a Boa Notícia do Reino de Deus.

A palavra mansidão transmite o sentido de brandura, ternura. Quando somos mansos transmitimos paz e segurança, porque vencemos a agitação do dia a dia.
Quando Jesus ensinou o povo sobre mansidão, dizendo que os mansos herdarão a terra, em Mateus 5:5, é porque para eles, desde o Antigo Testamento, terra simbolizava mais que um mero terreno, representava a bênção e a presença de Deus. Uma das causas de Moisés não ter herdado a terra, não ter entrado na terra prometida, apesar de ser considerado pela Bíblia o homem mais manso, foi ter-se irado diante das águas de Meribá.

Ser manso vai além de ter apenas uma qualidade natural. Isso é tão verdade que mansidão está incluída no Fruto do Espírito Santo. Se você almeja ser manso, deve entender que mansidão precisa de um cultivo espiritual, que sempre leva à harmonia e não à discórdia.

A palavra bem-aventurado reproduz os oráculos proféticos da salvação, usados pelos profetas do Antigo Testamento e por Jesus, em Mateus 5:3-11. As bem-aventuranças são exemplos de viver em busca de perfeição e expressam a qualidade de vida que Deus deixou para nós desde o princípio, uma vida de bênçãos.

A mansidão também pode estar associada à humildade, registrada em Filipenses 2:1-11. Porque todo manso é obediente, humilde, ou seja, tem as qualidades mais marcantes do ministério de Jesus.

Jesus é nosso Maior Exemplo de mansidão. E Ele nos concederá esta graça. Seremos mansos para agradar ao Pai e colher êxito em todas as áreas da nossa vida. Ser manso nos fará adoecer menos e ter uma vida em conformidade com a Palavra.

O que não é mansidão

Morosidade

Mansidão não está ligada a ser uma pessoa morosa, não ter iniciativa, aceitar tudo do jeito que está para não se irar. Não é isso. Significa não ser iracundo, agitado, amargurado, porque administra melhor situações difíceis. Portanto, quando você pensar em alguém manso ou em ser manso, lance fora da mente pensamentos como alguém inerte, sem vida, passivo, que não tem direção, que não está apto para reivindicar os seus direitos. Mansidão não está ligada a nada disso.

Timidez

Não podemos crer que uma pessoa mansa é o mesmo que uma pessoa tímida, porque os tímidos não conquistam, pelo contrário, são os primeiros na fila dos que vão para o inferno.

Frieza

Ser manso não é ser frio e calculista, mas é aquele que, mesmo calado, analisa o que está acontecendo de errado ao seu redor e consegue reverter o quadro, porque não age na impulsividade das emoções. Sabe tomar decisões precisas.

Tolice

Quem é manso possui o espírito de sabedoria. Portanto, uma pessoa mansa não é o mesmo que alguém tolo. A mansidão é resultante da verdadeira humildade. Como já citamos, a mansidão de Gálatas 5:22 é contextualizada dentro do Fruto do Espírito, é considerada uma virtude, uma das grandes qualidades espirituais.

Continua...

Visualizações: 13001

Plano de Leitura Bíblica

25 Dez
Jó 34
Zacarias 10
Apocalipse 10 e 11
26 Dez
Jó 35 e 36
Zacarias 11
Apocalipse 12 e 13
27 Dez
Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14
28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16
29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22