“Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão.” (Salmos 127:3)

Neste estudo, já aprendemos a olhar para os nossos filhos, entendendo que eles são nossos sucessores e serão o que aprenderem através das nossas vidas. E o que observamos é que muitas vezes educamos bem os nossos filhos, mas podemos deixá-los errar no casamento. 

De que forma? Quando eles nos apresentam os possíveis cônjuges e os aprovamos de forma errada. Os pais são a boca de Deus para confirmar como será nosso futuro, a partir da revelação de sensibilidade que possuem em relação às pessoas que apresentamos a eles. Afinal, ninguém ama mais os filhos do que os pais. 

Os pais sabem o que é melhor para os filhos. Tudo o que os pais mais querem na vida é ver os filhos bem e felizes, servindo a Deus e realizados no casamento, construindo uma família de êxito. Por isso, é fundamental que os pais sejam profetas na vida dos filhos. 

Deuteronômio 6:2, diz: “Sendo assim, tu, teus filhos, teus netos, temerão ao Senhor vosso Deus, e obedecerão a todos os seus estatutos e mandamentos, que hoje eu, o Senhor, ordeno para os guardar. A fim de que os seus dias sejam felizes e prolongados na face da terra, tu, teus filhos e teus netos, servirão ao Senhor Deus Todo-Poderoso até a quarta geração.”

A obrigação dos pais é fazer dos filhos e netos pessoas apaixonadas pelo Altar, colocar paixão no coração dos filhos e dos descendentes. Isso é mais do que trazê-los para o culto. Alguns pais pensam que porque trazem os filhos para a Igreja já cumpriram sua missão. Os filhos não são qualquer pessoa, são a herança do Senhor. 

Uma vez família, família para sempre

É verdade que na caminhada da vida, muitas vezes deixamos sim algumas pessoas pelo meio do caminho, como vemos no discipulado, mas, em relação aos filhos, os pais não podem abandoná-los. Família é indissolúvel. Não tem como um filho dizer: “Um dia eu fui filho da minha mãe e do meu pai, mas agora deixei de ser”. E, mesmo que dissesse, jamais deixaria de ser filho.

Sempre lembro que certa vez um Pastor fez um comentário infeliz com meu irmão Israel, dizendo que ele era mais discípulo, mais amigo e mais irmão meu do que Israel. Israel respondeu: “Você até pode ser mais discípulo e mais amigo do que eu. Porém, mais irmão do que eu ,você nunca poderá ser. Porque o dia que você quiser deixar de ser discípulo e amigo do Renê você pode. Eu nunca posso deixar de ser irmão”.

Seu filho pode se entristecer com você, ser desobediente, etc., mas ele nunca deixará de ser seu filho. Os filhos são eternamente ligados aos pais. Só sabe o verdadeiro valor de um filho quem é um verdadeiro pai e uma verdadeira mãe. Só sabe o verdadeiro valor de um neto quem é um verdadeiramente avô e avó. 

A promessa bíblica é para os pais, os filhos e os netos para herdarem juntos a terra da promessa. Mas que terra da promessa é essa se tudo isso está se referindo a Israel? É porque há uma terra de promessa liberada para você e sua descendência, porém o diabo tenta roubar esta herança. Mas, neste Ano da Família, você e sua casa viverão uma poderosa restituição. Será o melhor ano das suas vidas. 

Vencendo a tecnologia

Neste século maldoso, extremamente confuso, perturbador, polêmico, muitos pais não estão corretamente adestrados para cuidarem dos filhos. Os filhos usam e usufruem a tecnologia da era digital melhor que eles. Muitos pais, para suprirem a falta de tempo para ficar com os filhos, dão a eles o melhor da tecnologia. 

Você que é pai e mãe, já parou para pensar se as ferramentas que seus filhos dispõem são merecidas ou será que você está presenteando-os mesmo quando eles não fazem nada para merecer? Por que você deu a ele ou a ela um aparelho de última geração? O que eles fizeram para você despender um valor tão alto em um iPhone, iPad, Smartphone, etc.? Será que eles mereciam essa bonificação, ou você os está bonificando por um erro que cometeram, e você os puniu, depois, se arrependeu e resolveu consertar da forma errada?

Não dê aos seus filhos presentes apenas pelo simples fato de eles serem seus filhos, mas por serem filhos que merecem essas premiações. Lembre-se de que dar a um filho hoje um iPhone, ou um iPad, é dar a eles um artigo de luxo. Isso requer esforço deles, e, da sua parte, reflexão para ver se, de fato, estão merecendo. Você não pode dar artigos de luxo aos seus filhos só porque eles querem ou porque os amigos da escola têm.

Dê aos seus filhos metas e alvos, e após eles terem cumprido, honre-os. Na maioria das vezes damos aos filhos regalias por aquilo que eles não lutaram. No futuro, eles não saberão valorizar e não saberão conquistar, porque os pais enfraqueceram a rota da conquista. Os filhos precisam aprender a dar valor ao que tem real valor.

Os filhos precisam saber que adquirir algo de valor não requer apenas esforço pessoal dos pais, mas deles também. Alguns filhos, muitas vezes, querem coisas banais, e as exigem, como se dinheiro caísse do Céu. Eles precisam saber que o dinheiro é fruto de um decreto da boca de Deus que disse que comeríamos do suor do nosso rosto. 

Um pai que não se esforça, não pode comer. Se os filhos veem que há regalias na vida dos pais sem reconhecer o devido valor, porque sabem que o dinheiro entra fácil, no futuro correm o sério risco de serem filhos estelionatários. Mas se os filhos veem os pais trabalhando, suando a camisa, então crescerão como homens de bem e sucessores de excelência.

Continua...

Visualizações: 3307

Plano de Leitura Bíblica

25 Dez
Jó 34
Zacarias 10
Apocalipse 10 e 11
26 Dez
Jó 35 e 36
Zacarias 11
Apocalipse 12 e 13
27 Dez
Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14
28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16
29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22