“Eu vos tenho amado, diz o Senhor. Mas vós dizeis: Em que nos tem amado? Não era Esaú irmão de Jacó? Disse o Senhor; todavia amei a Jacó. E odiei a Esaú; e fiz dos seus montes uma desolação, e dei a sua herança aos chacais do deserto... O filho honra o pai, e o servo o seu senhor; se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o meu temor? diz o Senhor dos Exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome. E vós dizeis: Em que nós temos desprezado o teu nome? (...) Pois seja maldito o enganador que, tendo macho no seu rebanho, promete e oferece ao Senhor o que tem mácula; porque eu sou grande Rei, diz o Senhor dos Exércitos, o meu nome é temível entre os gentios.” (Malaquias 1:2,3,6,14) 

Verdade Central: Deus quer levantar uma geração de sacerdotes que vivam pelos princípios da Sua Palavra. O texto mostra duas identidades: a identidade da honra e a identidade da desonra. A identidade da honra está em Jacó; a identidade da desonra está em Esaú. 

Introdução: Quando Deus foi questionado sobre o amor dEle, Israel disse ao Senhor que o útero de Rebeca era gerador de dois filhos que possuíam o direito à mesma promessa. Em contrapartida, a resposta do Senhor a eles foi que Ele amou Jacó e aborreceu Esaú. Essa resposta significava que Deus sempre ama aqueles que escolhem viver pelos princípios e aborrece os que buscam a desonra.

Viver pelos princípios ou pela desonra, o que você escolhe? 

Deus ama aqueles que decidem viver pelos mandamentos contidos em Sua Palavra, mas também aborrece os que são ávidos pela desonra. A palavra aborrecer, que está em II Samuel 2:30, significa apagar da memória. Deus está dizendo que remove da Sua memória aqueles que não O preservam. Ele coloca para fora os que O desonram vivendo de acordo com seus próprios desejos. 

A desonra leva  as pessoas para uma terra de desolação. A terra desolada não dá direito a frutos, a entrar em oásis, a experimentar o novo de Deus. Por isso, Deus disse que assim como amou Jacó, aborreceu Esaú. 

O aborrecer  também tem a ver com a  perda de direitos. Quando Deus diz que aborreceu Esaú, significa que não insistiu mais em honrá-lo , nem em cumprir  a promessa para ele, porque Esaú desonrou a Deus. E mais do que isso, a Bíblia diz que Esaú foi colocado em uma terra de desolação, onde a sua herança era de chacais e desertos, ou seja, herança de maldição, por causa da desonra.

Toda desonra traz uma herança de maldição 

Deus disse que amou Jacó. Ele nos ama não porque somos pessoas, indivíduos, mas por sermos guardadores dos Seus princípios. Se fosse por beleza, Deus não tinha destruído Absalão, Saul e tantos outros registrados na história do povo hebreu. 

Deus também não sai destruindo as pessoas porque elas têm distorções de caráter. Não! Ele envia alguém para ajudar a tratar o caráter, dá muitas chances para que haja correção e, somente  após a cerviz ser endurecida várias vezes, mostrando que o indivíduo é irrecuperável, então o mal vem sobre a pessoa. 

Podemos nos lembrar de Adonias. Ele mentiu, e o Senhor o matou. Adonias não morreu porque mentiu naquela ocasião, mas por causa de uma vida construída de forma errada. Então, há um momento no qual a taça de Deus se enche, e Ele fere o indivíduo com destruição que pode ser, até mesmo, a morte. 

Muitos foram os personagens bíblicos envolvidos com mentiras, enganos, trapaças, como Abraão. Abraão também mentiu. Você pode estar pensando: Então, por que Deus o manteve vivo? Porque encontramos pessoas com distorção de caráter, mas que têm, dentro de si, princípios que brotarão e matarão todos os elementos malignos. Foi por isso que Deus não matou Abraão. Deus viu que havia elementos de vida que estavam sendo construídos  no caráter daquele que seria pai de nações.

Os homens julgam o exterior, mas Deus, o interior. Há pessoas reprovadas na conduta, mas cujo coração está sendo visto por Deus. Às vezes, essas pessoas oram a Deus pedindo que Ele as mude e conseguem ser transformadas e agradar o coração do Pai. 

O poder da intercessão 

Deus, quando olha para nós, vê uma identidade formada por Ele, ainda que saiba que temos áreas que precisam de transformação. Deus sabe que nossas intercessões e a de nossos irmãos farão com que surja uma semente poderosa, como está escrito em I Pedro 2:23. A graça de Deus é extensiva sobre nós para apagar as marcas do passado.

O poder da intercessão na vida de Ló 

O nosso Deus é um Deus que reverencia a oração dos intercessores, como aconteceu em Sodoma e Gomorra, quando Abraão intercedeu por Ló e sua família. Deus não destruiu Sodoma até que a família de Ló fosse removida, por causa de Abraão. Um intercessor pode mudar a história de uma família. Um intercessor pode interromper a destruição de uma cidade. Deus é aliado à intercessão.

O poder da intercessão na vida de Jacó 

Jacó foi um homem que teve sobre a sua vida a intercessão de sua mãe, Rebeca. A Bíblia diz que Rebeca amava mais Jacó que Esaú. Esaú não teve o mesmo nível de intercessão sobre a sua vida como teve seu irmão. Porque apesar de seu pai ser um poderoso intercessor, ele morreu. 

Quando Isaque morreu, Esaú perdeu o seu intercessor. Jacó manteve-se de pé, por causa da intercessão de sua mãe, que continuou viva. Apesar de todas as atrocidades que Jacó cometeu, sua mãe intercedia sempre por ele. Mas um dia, Deus o levou para o Vale de Jaboque e ali consertou a vida dele. A partir daquele momento, Jacó teve toda sua vida transformada, recebeu uma nova identidade. De Jacó e trapaceiro, ele se tornou Israel de Deus. 

E quando Deus foi questionado sobre o fato de Rebeca ser o mesmo útero que gerou Jacó e Esaú, o Senhor deixou claro que amou Jacó, mas aborreceu Esaú.

Visualizações: 2462

Plano de Leitura Bíblica

25 Dez
Jó 34
Zacarias 10
Apocalipse 10 e 11
26 Dez
Jó 35 e 36
Zacarias 11
Apocalipse 12 e 13
27 Dez
Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14
28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16
29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22