“Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir? Sabendo, pois, Jesus em si mesmo que os seus discípulos murmuravam disto, disse-lhes: Isto escandaliza-vos? Que seria, pois, se vísseis subir o Filho do homem para onde primeiro estava? O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida. Mas há alguns de vós que não creem. Porque bem sabia Jesus, desde o princípio, quem eram os que não criam, e quem era o que o havia de entregar. E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido. Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele. Então disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos? Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos, tu tens as palavras da vida eterna; e nós, temos crido e conhecido que tu és o Santo Deus. Replicou-lhes Jesus: não vos escolhi eu em número de 12, contudo, um de vós é o diabo, referia-se ele a Judas, filho de Simão Iscariotes, porque era quem estava para traí-lo sendo um dos 12.” (João 6:60-71)

Qual a diferença entre grupo e Equipe? Como nós, enquanto líderes, devemos nos expressar na forma de viver essa diferença? Precisamos reconhecer como é difícil, por causa da competitividade, trabalhar em Equipe.

É tão comum vermos líderes trabalhando em grupos. Por quê? Porque é mais fácil. O mundo tem ensinado que você não pode abrir mão da sua particularidade e que sua individualidade tem que ser intocável.

Logo, trabalhar em grupo torna-se bem mais fácil, visto que o trabalho em Equipe requer relacionamento, compartilhar ideias e aceitar diferenças, coisas nada fáceis para a maioria das pessoas. Contudo, Deus nos criou para trabalharmos em equipe e fazermos bem às pessoas e não buscarmos em primeiro lugar os nossos próprios interesses.

A nossa essência clama por trabalhar em equipe. E na parte final deste estudo, vamos aprender um pouco sobre a nossa essência em Deus.

NOSSA ESSÊNCIA EM DEUS

Nossa essência em Deus mostra que somos Equipe, pois a essência de alguém mostra se a pessoa é grupo ou Equipe.

O que mais me impressiona no texto é ver Jesus falar que um dos 12 havia mudado a sua essência, mas não retirou esse 12 da Equipe. Fico me perguntando o porquê de Jesus não ter tirado Judas da Equipe e arrancado todo o mal.

Na verdade, Jesus sabia que Judas, por si mesmo, iria se excluir. Essa verdade ainda vemos nos dias atuais. Não é o líder que exclui o discípulo, mas é o próprio discípulo que se exclui do líder e da Equipe.

Também imagino que não deve ter sido fácil para o povo ouvir uma afirmação tão dura do Mestre. Mas, diante de uma essência contaminada, o líder não pode ficar inerte, o pecado tem que ser denunciado. Quando isso não acontece, o mal se perpetua e toda a Equipe corre risco.

Precisamos guardar e preservar a essência de Deus em nós, para jamais permitir que o diabo coloque outra essência em nossa vida e na Equipe. Quem perde a essência de Deus se transforma em morada do diabo, presa fácil para o inimigo.

A mentalidade de Equipe preserva a essência do Mestre no coração. A mentalidade de grupo absorve a essência de diabo. Quem caminha em Equipe não caminha com intenção maligna no coração, nem contra o líder, nem contra a Equipe. Jamais troque a sua essência de Deus pela essência do diabo.

Satanás trabalha com estratégias e entra pelas brechas que são abertas, por isso precisamos estar atentos, vigiar, pois o inimigo de nossas almas sempre vai tentar, de uma forma ou de outra, minar a Equipe e colocar outra essência no coração: a essência de grupo.

O que Deus quer de nós é que sejamos aqueles que se mantêm em alerta para permanecerem sempre com a casa ornada e cheia da presença de Deus.

Vamos exercer a nossa liderança com maestria, formando discípulos com a mentalidade de equipe e não de grupo, assim cumpriremos nosso propósito aqui na Terra e seremos partícipes de vidas transformadas pela motivação correta.

Deus abençoe sua vida, líder, e dê a você estratégias corretas para cumprir a sua missão de formar discípulos para Ele.

Visualizações: 2472

Plano de Leitura Bíblica

25 Dez
Jó 34
Zacarias 10
Apocalipse 10 e 11
26 Dez
Jó 35 e 36
Zacarias 11
Apocalipse 12 e 13
27 Dez
Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14
28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16
29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22