“Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento. Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino.” (Hebreus 5:12,13)

A maturidade é uma chamada para todo cristão que vive as fases que a Palavra diz que devemos viver. Chega um momento no qual saímos do leite para o alimento sólido. Não é prazer de Deus ver Seus filhos o tempo todo engatinhando como bebês.

Deus quer que cada um tenha suas experiências, amadureça e alcance o estágio de varão perfeito. “Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.” (Efésios 4:13,14)

TEMPO DE CRESCER

Cada vez mais encontramos na sociedade pessoas com dificuldades de crescer, de amadurecer. A falta de maturidade impede essas pessoas de viverem os estágios de vida, aprendendo as lições que cada um deve aprender.

Os dias são difíceis! Mesmo na Igreja, deparamo-nos com a realidade de cristãos imaturos que deveriam ter avançado mais, apesar de sabermos que vida com Deus não é medida pelo tempo (mas deveria, não é verdade?!).

O resultado de tanta imaturidade tem feito com que os filhos de Deus vivam de forma medíocre, muitas vezes, sem usufruir as promessas que a Palavra tem para aqueles que nasceram de novo.

Existe um texto, em Apocalipse 1:3, que diz: “Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.” E o texto de II Coríntios 3:6 diz: “O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.”

Será que o povo de Deus não está sabendo fazer a leitura correta da Palavra de Deus e das profecias nela contidas? Será que as letras não estão sendo bem interpretadas e, por isso, os valores têm sido deturpados?

Algo é certo: precisamos aprender a fazer leituras no espírito, na alma e no corpo. A Bíblia chama de feliz aquele que sabe ler as palavras da profecia. Saber ler, nesse caso, é mais que abrir a Bíblia, fala de se deixar ser lido por ela, ou seja, viver os seus princípios para receber o espírito de sabedoria, alcançar maturidade e inteligência emocional.

Na época em que vivemos, se não nos apegarmos à Palavra e fizermos dela nosso Manual de Instrução, não venceremos os dias maus, antes, seremos vencidos por eles.

APRENDENDO COM AS EXPERIÊNCIAS DA VIDA

Há pessoas que não importa por quantos desertos tenham passado, nunca aprendem a se render, a se dobrar. Elas não entenderam que são trigo e não joio. Não é de se admirar que Jesus mandou deixar que o joio crescesse no meio do trigo para que não se arrancasse um pelo outro (Mateus 13:24-30).

Cada experiência pela qual passamos na vida deve se tornar para nós um aprendizado que nos leva a uma conquista, seja ela espiritual, emocional ou física. Como alcançaremos maturidade e sabedoria, bem como as colocaremos em uso, se não for através do ensino – aprendizagem?

Infelizmente, encontramos pessoas que só murmuram da vida. Não sabem fazer leituras, como a Palavra diz e, por isso, vivem infelizes, por não compreenderem que suas conquistas dependem do que vão aprender com as experiências da vida.
Se aprendêssemos a ver as provações e dificuldades, como adversidades pelas quais Deus quer que passemos para vencer, nossa mentalidade de ver tudo como punição de Deus seria trocada, e galgaríamos mais êxito na nossa jornada.

Eu creio que Deus usa as experiências da vida para nos ensinar exatamente a lição que precisamos aprender. Quando isso acontece, amadurecemos em todas as áreas. Mas, nem todos se dispõem a aprender com os erros e acertos. Lamentável!

Parece que nos esquecemos de que as lutas que vencemos nos tornam mais fortes e mais preparados para a vida. Verdade é que não é fácil passar pela prova, mas também é preciso lembrar que esse é um privilégio apenas para aqueles que nasceram de novo.

Precisamos mesmo é conhecer a Palavra de Deus que diz: “Bem-aventurado é o homem que sofre a provação, porque quando ele for aprovado, receberá a coroa da vida.” (Tiago 1:12). Quando leio esse texto, fico refletindo sobre a fidelidade de Deus e o Seu cuidado com a nossa vida. Em momento algum, o Senhor fala em derrota, pelo contrário, Ele diz que sofreremos a provação, mas quando formos aprovados, receberemos a coroa da vida. Que Deus Maravilhoso!

Quando aprendemos com as provações e somos aprovados, crescemos no nosso caráter e agradamos o coração do Pai.

Continua...

Visualizações: 16189

Plano de Leitura Bíblica

25 Dez
Jó 34
Zacarias 10
Apocalipse 10 e 11
26 Dez
Jó 35 e 36
Zacarias 11
Apocalipse 12 e 13
27 Dez
Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14
28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16
29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22