“E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal. Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: O primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Lebeu, apelidado Tadeu; Simão, o Cananita, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu. Jesus enviou estes doze, e lhes ordenou, dizendo: Não ireis pelo caminho dos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos; Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel; e, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus. Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.” (Mateus 10:1-8)

Jesus, após caminhar com uma multidão, escolheu 12 homens para serem Seus discípulos e um modelo na Terra. Como Igreja, seguimos os passos de Jesus e hoje fazemos parte de um modelo lindo de liderança, um modelo que nos foi ensinado pelo nosso Mestre.

Claro que para exercermos com eficácia esse modelo, precisamos treinar os discípulos e moldar o caráter deles, a partir do caráter de Cristo em nós. O M12 é um modelo que tem se revelado como uma visão sábia e possuída de inteligência.

Esse Modelo que Jesus nos entregou, o qual ensinou enquanto discipulou os Apóstolos por três anos, é um modelo que requer sabedoria e inteligência emocional. Precisamos desenvolver essa inteligência, que é a arte de raciocinar pelos Princípios da Palavra, não permitindo que uma semente contrária venha invadir ou anular toda a nossa conquista.
Um líder desprovido de inteligência emocional não conseguirá manter as suas conquistas e deixará de cumprir João 15, que diz que o fruto tem que ser permanente. E, para que isso aconteça, é necessário estarmos nEle, o Agricultor da nossa alma, Aquele que nos sustenta em Suas mãos.

Dentro do M12, nossa chamada é ser modelo e testemunho dessa visão extraordinária que Deus nos confiou. Infelizmente, muitos líderes com potencial extraordinário não souberam agir com inteligência emocional e deixaram de colocar sua esperança em Deus. O resultado foi frustração, desânimo e, alguns, até mesmo desistiram da caminhada.

A falta de inteligência emocional para permanecer com o legado que receberam deu lugar a incertezas e roubou desses amados a certeza de que é Deus quem nos dá todas as bênçãos para delas desfrutarmos. É como diz o Salmo: “Uns confiam em carros e cavalos, mas eu confiarei no Deus da minha salvação.” (Salmos 20:7)

FIRMADOS NA PALAVRA

“Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, e que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” (I Timóteo 3:14-17)

Estar firmados na Palavra de Deus é a condição de líderes M12 que entenderam que são MODELO e que não podem pautar a liderança apenas em livros, teorias (muitas corretas), etc. Tudo isso é importante, mas a principal base tem que ser a Bíblia.

Somente firmados na Palavra podemos viver Romanos 12:1-2, a transformação da nossa mente. Mente fala de alma, de emoções. Logo, tudo que devemos guardar e entesourar para o nosso futuro são os bons fundamentos da Palavra de Deus.

O líder não pode falar do que não conhece. Um líder espiritual tem como seu principal manual, a Bíblia. Ele não pode ser um líder espiritual e desequilibrado em suas emoções. Até porque trabalhamos com vidas, com tudo de mais precioso que há no mundo, tanto que Jesus Se entregou por nós. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16)

Não há como dissociar a inteligência emocional da Palavra de Deus. Estar firmado nela é a certeza que temos de que Deus vai restaurar a nossa sorte, vai nos dar um novo cântico e encher de riso a nossa boca. É o conhecimento da Palavra que nos leva ao entendimento de que o Senhor vai mudar o nosso lamento em dança, vai trocar as vestes velhas por vestes novas e nos fazer jubilar de alegria.

SELECIONE O QUE ENTRA NA SUA MENTE

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, seja isso que ocupe o vosso pensamento.” (Filipenses 4:8)

É dever do líder, e de mais ninguém, selecionar o que é bom para que ocupe a sua mente. Reflita com atenção sobre o que você vê, escuta, fala, sobre as pessoas que estão à sua volta, e perceberá que, às vezes, vê o que não deveria, pensar o que não deveria, fala o que não deveria. Todas essas são situações que fazem com que a alma cometa erros absurdos.

É mister que todo tempo que o Senhor nos deu e nos dá em vida, nós devemos nos dedicar ao Seu Reino, devemos desenvolver os dons e talentos que Ele nos entregou. Deus tem o nosso destino traçado e nem o diabo pode nos tirar dele, a não ser nós mesmos.

O nosso êxito depende daquilo que vemos, pensamos e falamos, bem como das pessoas com as quais nos relacionamos. Deus Se preocupa com o Seu povo e uma de Suas promessas na Bíblia é que a nossa cura virá apressadamente. “Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do Senhor será a tua retaguarda.” (Isaías 58:8)

Você é muito mais importante do que pensa que é. Você pode ir muito além do que já conquistou. Valorize-se, acredite em Deus e no que Ele pode fazer na sua vida e através de você, e não se permita ser confundido pelo espírito deste mundo.

Visualizações: 19595

Plano de Leitura Bíblica

25 Dez
Jó 34
Zacarias 10
Apocalipse 10 e 11
26 Dez
Jó 35 e 36
Zacarias 11
Apocalipse 12 e 13
27 Dez
Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14
28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16
29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22