“O Senhor, com sabedoria fundou a terra; com inteligência preparou os céus. Pelo seu conhecimento se fenderam os abismos, e as nuvens destilam o orvalho.” (Provérbios 3:19,20)

Sabedoria, inteligência e conhecimento são essenciais para a vida do líder e, por que não dizer para a vida da família e a saúde do lar, para a construção de uma casa edificada e firmada na Rocha, Jesus?

Podemos dizer que sabedoria, inteligência e conhecimento são como argamassas para assentar os tijolos na edificação da casa que é firmada em alicerces sólidos, construídos na Palavra. Vamos aprender um pouco mais sobre esse assunto importante através de três tópicos:

1. SABEDORIA

A sabedoria é cheia de benefícios. Colocá-la em prática no nosso dia a dia nos faz viver com ausência de ansiedade e cheios de paz, mesmo em um ambiente que não seja favorável.

A Bíblia diz que o Senhor, com sabedoria, fundou a terra e com inteligência estabeleceu os céus. Isso nos leva a refletir sobre a importância de aplicarmos esse dom à nossa vida e à nossa casa.

Tiago 3:13-17, diz: “Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.”

Com sabedoria, edificamos nossa casa sem perturbação, mas com paz, sem inveja, mas com companheirismo, livres de competições; sem mentiras, mas sobre as bases da verdade. Tudo o que precisamos é ser líderes sábios que clamam ao Pai para ter esse dom. E isso em todas as áreas da nossa vida e não apenas no nosso lar.

2. INTELIGÊNCIA

A inteligência é o conjunto de nossas faculdades intelectuais. Quando utilizamos a inteligência que Deus nos deu, criamos para nós, e para os da nossa casa, um ambiente de harmonia, um lugar agradável e seguro de se viver. E como levamos para a rua os costumes de casa, consequentemente, criamos um ambiente melhor também ao nosso redor.

Viver de forma inteligente é um privilégio que Deus nos dá. Em Provérbios 2:11, lemos: “O bom siso te guardará e a inteligência te conservará.”  Bom siso é ter juízo, bom senso, agir com sensatez, características inerentes a uma pessoa inteligente.

Agir com inteligência é a garantia que temos na Terra de que seremos conservados em perfeita paz e livres das atrocidades na alma que o mundo tem para oferecer nestes dias que a Bíblia chama de dias maus.

3. CONHECIMENTO

Conhecimento é entendimento, é ter informação e adquirir experiência com os fatos da vida. É buscar aprender e colocar em prática o que se aprendeu. A Bíblia diz: “Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém conhecimento.” (Provérbios 3:13)

Na Bíblia, um dos versículos que mais deve nos causar temor, por falar de conhecimento é Oséias 4:6. “Meu povo foi destruído por falta de conhecimento.” O que a falta de conhecimento pode causar de mais terrível para o homem do que a destruição? E isso em várias áreas da vida.

No mundo de hoje, o que mais temos à nossa disposição é o conhecimento. Para onde nos viramos, temos a oportunidade de aprender algo, de adquirir conhecimento, mas muitos desprezam essa oportunidade. E para estes, a Bíblia diz: “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.” (Oséias 4:6)

Rejeitar o conhecimento não é um mal que fazemos apenas a nós mesmos, mas também à nossa família. Privamos a nossa descendência de ter um futuro de esperança em Deus.

Que nossa oração seja para Deus nos conceder a graça de termos sabedoria, inteligência e conhecimento. Com essas ferramentas, com certeza, exerceremos com destreza o nosso papel de filhos de Deus, de líderes de excelência e, acima de tudo, de uma família firmada na Rocha. A nossa casa precisa ser cheia da presença de Deus. A nossa casa precisa ser um lugar de segurança.

Visualizações: 29939

Plano de Leitura Bíblica

25 Dez
Jó 34
Zacarias 10
Apocalipse 10 e 11
26 Dez
Jó 35 e 36
Zacarias 11
Apocalipse 12 e 13
27 Dez
Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14
28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16
29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22