“E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará.” (II Coríntios 9:6)

É chegado o tempo de uma colheita extraordinária. E, para isso, precisamos estar com o entendimento aberto, convictos do que Deus tem para nos entregar, preparados para alargar as nossas tendas e deixar Deus ampliar nossas estacas.

Como líderes, temos trabalhado muito no Reino e multiplicado nossos talentos. E tudo o que estamos fazendo está computado nos Céus, como uma grande plantação diante do Trono do Pai. Quando plantamos, temos uma certeza: vamos colher a 100 por 1; isso para mal ou para bem. No nosso caso, cremos que faremos uma colheita extraordinária para o bem.

Somos como agricultores do Reino, e já entendemos que lugar de semente é no solo, pois se guardamos as sementes em celeiros, elas estouram e morrem. Portanto, tudo que plantamos, precisamos ter a certeza de que vamos colher, de que a semente vai frutificar.

PREPARE-SE PARA A COLHEITA QUE VIRÁ

Rute se ofereceu para fazer a colheita sem imaginar que estava semeando para uma colheita além de trigo. “E Rute, a moabita, disse a Noemi: Deixa-me ir ao campo, e apanharei espigas atrás daquele em cujos olhos eu achar graça. E ela disse: Vai, minha filha.” (Rute 2:2)

Muitas vezes, a colheita está diante dos nossos olhos, mas, para alcançá-la, exige esforço, exige a decisão de semear o nosso tempo em prol de alguém que necessita de ajuda. Precisamos ter a atitude certa para não desperdiçar o que está preparado para nós.

Rute foi à luta, foi em busca de comida para si e para Noemi, aquela a quem havia adotado para não desampará-la. E temos que admitir que ela foi muito estrategista; usou suas forças no que daria resultado, ou seja, obedeceu a Deus e aproveitou a oportunidade de sair do meio de um povo pagão. Decidiu que não só acompanharia Noemi, mas que o seu Deus seria o Deus dela também.

A exemplo de Rute, temos que aprender a não investir tempo naquilo que não vai gerar uma colheita eficaz. Há pessoas exaustas, cansadas e sobrecarregadas, porque estão usando suas forças no que não deveriam e deixando de investir no que Deus realmente quer.

OBEDEÇA À VOZ DE DEUS

Obedeça à voz de Deus que pode vir até você através do seu líder, ou mesmo de outra pessoa confiável. No caso de Rute, ela obedeceu à voz de Deus que veio através de Noemi. “E disse-lhe Noemi, sua sogra: Minha filha, não hei de buscar descanso, para que fiques bem? Ora, pois não é Boaz, com cujas moças estiveste, de nossa parentela? Eis que esta noite padejerá a cevada da eira. Lava-te, pois, e unge-te, e veste os teus vestidos, e desce à eira; porém, não te dês a conhecer ao homem, até que tenha acabado de comer e beber. E há de ser que, quando ele se deitar, notarás o lugar em que se deitar; então entrarás, e descobrir-lhe-ás os pés, e te deitarás, e ele te fará saber o que deves fazer. E ela lhe disse: Tudo quanto me disseres, farei.” (Rute 3:1-5)

A colheita representa o tempo da bênção, a honra de usufruir o que se tem direito. E chegou o momento de Rute e Noemi serem restituídas de tudo o que haviam perdido. Eu creio que a restituição foi muito além do que esperavam ou poderiam imaginar.

Quando lemos a história de Rute e Noemi, somos impactados com a história das lutas que enfrentaram e como Deus as restituiu em tudo. Realmente a semeadura de Rute gerou uma colheita extraordinária. E se foi possível para elas, é também possível para cada um de nós. Basta apenas estarmos no lugar certo, no momento certo e ouvirmos e obedecermos aos comandos de Deus, através dos seus porta-vozes aqui na Terra.

ESPERE O TEMPO DE DEUS

O capítulo 4 de Rute mostra a conversa de Boaz com aquele que seria o remidor de Rute. Deus providenciou todas as coisas. No momento em que Boaz sentou, o remidor ia passando. Boaz imediatamente chamou 10 anciãos da cidade como testemunha e procedeu como era costume da época.

Como o remidor disse que não iria assumi-la, Boaz era livre para casar com Rute e ser o remidor dela. E foi o que aconteceu. Naquele momento, uma bênção poderosa foi liberada sobre a vida de Rute que soube esperar o tempo de Deus.

“E todo o povo que estava na porta, e os anciãos, disseram: Somos testemunhas; o Senhor faça a esta mulher, que entra na tua casa, como a Raquel e como a Lia, que ambas edificaram a casa de Israel; e porta-te valorosamente em Efrata, e faze-te nome afamado em Belém. E seja a tua casa como a casa de Perez, (que Tamar deu a luz a Judá), pela descendência que o Senhor te der desta moça. Assim tomou Boaz a Rute, e ela lhe foi por mulher; e ele a possuiu, e o Senhor lhe fez conceber, e deu à luz um filho.” (Rute 4:11-13)

Rute, além de saber esperar o tempo de Deus, soube também proceder corretamente quando se apresentou diante de Boaz. Há pessoas que quando estão diante de reis, de líderes, de autoridades, não sabem se comportar, não entendem que aquele é o momento no qual Deus quer honrá-las.

Seja um líder semeador de coisas boas, do seu tempo a quem precisa, do seu trabalho a Deus e com certeza, como Rute, você fará uma colheita surpreendente.

Visualizações: 503

Plano de Leitura Bíblica

17 Jul
2 Samuel 1
Jeremias 7
Mateus 18
18 Jul
2 Samuel 2
Jeremias 8
Mateus 19
19 Jul
2 Samuel 3
Jeremias 9
Mateus 20
20 Jul
2 Samuel 4 e 5
Jeremias 10
Mateus 21
21 Jul
2 Samuel 6
Jeremias 11
Mateus 22
22 Jul
2 Samuel 7
Jeremias 12
Mateus 23
23 Jul
2 Samuel 8 e 9
Jeremias 13
Mateus 24