No Ano da Família, vamos construir um casamento saudável e uma família feliz, plena, que viva a abundância prometida na Palavra. Para isso, necessitamos apenas pautar nossa vida nos princípios que o Senhor instituiu. Por isso, na parte final deste estudo, vamos aprender mais para construirmos um casamento saudável.

CONSTRUIR SOBRE A PALAVRA DE DEUS

Algumas pesquisas afirmam que o índice de separação em meio aos casais cristãos têm aumentado, e, diante de fatos, não existem argumentos. Se isso, de fato, tem acontecido em algumas comunidades, com certeza é porque os casais, as famílias não têm procurado viver e construir fundamentos pautadas na Palavra de Deus.

O simples fato de ir à Igreja e se respaldar que a Palavra não volta vazia (o que é uma grande verdade!), não é suficiente. Mais do que ouvir a Palavra e recebê-la no coração, é de fundamental importância praticá-la dentro do lar.

Isso é tão sério que o livro de Tiago diz que aquele que ouve a Palavra e não a pratica é como um homem que se olha no espelho e depois se esquece de como era a sua aparência. Eu diria que ler a Palavra e não praticar é o mesmo que construir sobre a areia e enterrar a família, levando-a à ruína total.

Todo o êxito da nossa construção familiar consiste em ouvir, obedecer, praticar a Palavra e construir corretamente. Dessa forma, nossa construção vai sendo fortalecida em Deus. Ainda que venham os ventos e as tempestades, provaremos que a nossa casa possui colunas suficientemente fortes para se manter em pé, inabalável.

O casamento é ideia de Deus. Como ideia do Criador, é perfeito, o que não significa viver em perfeição, pois o casamento é composto por duas pessoas em formação, imperfeitas, mas que podem vencer, porque o Perfeito mora dentro delas. E mesmo que a sua família seja visitada por maldição hereditária, é possível quebrá-la e alcançar os padrões prometidos pela Bíblia.

Querido casal, se o seu casamento está em crise, creia que é possível viver um milagre. Submeta-se à Palavra de Deus e viva o que Jesus conquistou na Cruz. Lembre-se de que Ele, sendo rico, fez-se pobre para nos enriquecer. Não estamos mais fadados ao fracasso, a viver em desertos constantes, sendo mendigos de amor.

VIVA A PROSPERIDADE DO CASAMENTO

Você sabia que é possível viver a prosperidade do casamento prometida na Palavra? Você pode até não acreditar se estiver vivendo um tempo familiar di- fícil, mas essa é a promessa do Pai para cada um de Seus filhos.

Deus quer que o casal seja abençoado e viva a saúde plena no relacionamento conjugal. Muitas situações podem ser vencidas na oração e tantas outras podem ser evitadas quando oramos um pelo outro, quando cobrimos o cônjuge e protegemos a família.

Não é porque vocês já têm muitos anos de casados que o amor precisa esfriar. Não deixe esfriar no rela- cionamento a dois o amor.

O amor tem muitas faces, é o que ouvimos por aí. Mas será que isso é mesmo verdade? Não sei se você está disposto a descobrir, mas uma coisa eu sei: você deve viver o melhor do amor ao lado do cônjuge. E viver o amor requer não deixar esfriar o romance no casamento.

Muitos casais, por causa dos problemas enfrentados, que variam desde dificuldades financeiras até os corriqueiros do dia a dia, perdem o amor no que diz respeito a se importar com as necessidades do outro, e deixam de lado o companheirismo, o diálogo, a in- timidade...

O amor pode não ter muitas faces, mas algo é certo: o amor tem voz, tem linguagem, tem expressão. Mas como dar voz e expressar o amor? Da forma mais simples que você pode fazê-lo: amando em atitudes e não apenas em palavras. Infelizmente, com o passar dos anos, muitos não têm atitudes de amor nem palavras.

Homem e mulher precisam ser amados. Para o amor, não há sexo frágil. Nascemos para amar e para ser amados. É verdade que, no relacionamento, a mulher é mais sensível, mais delicada, mas isso não significa que o homem mereça receber menos amor.

SEXUALIDADE, UM PROBLEMA PARA MUITOS CASAIS

Muitos livros defendem que o sexo da noite de- pende do café da manhã, de como o casal começou sua relação nas primeiras horas do dia. Isso é uma verdade, mas acima de tudo o sexo faz parte do casamento, como algo criado e estabelecido por Deus.

Claro que, para a mulher, é muito complicado encarar sexo diante de situações desagradáveis criadas pelo marido, que às vezes não tem sabedoria, fala asperamente. Contudo, ainda assim, o sexo permanece sendo algo criado por Deus e estabelecido por Ele, o que para a mulher é uma dura realidade a ser enfrentada.

De tudo o que pode ser abordado sobre este assunto, quero alcançar o seu coração neste momento trazendo-lhe a consciência de que é possível, através dos anos, não deixar esfriar o amor, pelo contrário, amadurecer mutuamente, e desenvolver, à medida em que os anos passam, uma vida sexual prazerosa. Creio que esse é o estilo de vida que Deus tem para cada casamento. Quando esse padrão não é alcançado, ainda assim a vontade dEle permanece a mesma porque servimos a um Deus imutável.

Vença todas as suas crises e viva um casamento saudável. É possível, a partir de pequenas atitudes se- meadas no dia a dia, construir um casamento firmado na Rocha e feliz, vivendo a cada dia melhor, sendo o melhor cônjuge que você puder ser.

Lembre-se de que o que você constrói hoje no seu lar vai gerar uma construção de um legado poderoso para os seus filhos. Consequentemente, eles terão um casamento muito melhor que o seu. Creio que esse é o desejo do seu coração. E creio também que Deus lhe dará dias longos na Terra para ver acontecer, para colher os frutos da sua plantação no seu lar.

Visualizações: 2706

Plano de Leitura Bíblica

25 Dez
Jó 34
Zacarias 10
Apocalipse 10 e 11
26 Dez
Jó 35 e 36
Zacarias 11
Apocalipse 12 e 13
27 Dez
Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14
28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16
29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22