Precisamos crer que é possível, sim, construir um casamento saudável e ter uma família feliz, plena, que viva a abundância prometida na Palavra. Para isso, necessitamos apenas pautar nossa vida nos princípios que o Senhor institui. Afinal, casamos por amor. 

Quando casamos, sonhamos viver uma vida a dois prazerosa, alegre, recheada de amor e felicidade. Mas, então, por que isso nem sempre acontece? Porque no dia a dia não são poucos os casais que caem na rotina e deixam que os problemas não resolvidos estraguem uma trajetória que poderia ser de êxito.

Normalmente, os jovens assumem um casamento sem possuir conhecimento de que irão conviver com uma pessoa que não conhecem tão bem assim. Mas, por amor, vão para o casamento, e muitos estão totalmente sem base, sem programa, sem saber o que lhes espera, simplesmente baseados em uma atração física. Claro que atração física é muito importante, mas existe algo além disso.

E quando chega o primeiro problema, que deveria ser encarado como oportunidade de crescer e amadurecer, muitos casais, por imaturidade, acabam deixando que o esfriamento atrapalhe o amor. E o pior é que alguns não têm sequer ideia de onde chegarão e o que virá pela frente.

CONSTRUA PELA BASE E AVALIE CORRETAMENTE

Se você for um homem, ou uma mulher sábia (e você precisa ser, porque é o que Deus espera) com certeza, construirá a sua casa firmada na Rocha que é Jesus. A Bíblia nos dá uma poderosa orientação que deve ser aplicada dentro do casamento. 

Jesus diz que aquele que quer construir uma torre deve, antes, fazer uma boa avaliação para saber se conseguirá concluí-la com êxito. Assim deve ser no casamento. A construção deve ser avaliada criteriosamente, apesar de não ter como evitar certos arranhões.

Sabemos que assim como alguns começam uma construção, seja de uma torre, ou de uma casa, e não chegam nem na metade e desistem, de igual forma se dá em alguns relacionamentos conjugais. A Bíblia ainda alerta sobre o desprazer de não chegar ao final, sobre o quanto será zombado este homem que começou a edificar e não terminou.

Infelizmente, cada vez mais, os casais não têm avaliado corretamente situações de risco nem desconsiderado o que poderia ser evitado. O resultado tem sido catastrófico! 

Muitos, após 15, 20, 25, 30 anos de casados, desistem do relacionamento e se separam. Quantos escárnios esses casais recebem! Por mais que o mundo queira mostrar como ‘normal’ a separação nos dias atuais, sabemos que o sofrimento ainda é o mesmo da antiguidade.

Não se iluda, independente da atualidade, modernidade e sociedade pós-moderna, separação ainda causa dor e muitos malefícios. Toda separação traz a frustração de que um cônjuge falhou e não conseguiu fazer o outro feliz. Portanto, deixa ferida tanto para o homem como para a mulher e os filhos.

O único beneficiado com a separação e, por que não dizer, com a destruição de uma família, é o inimigo de nossas almas. E para vencer as astutas ciladas que ele levanta contra a sua casa, é preciso seguir cabalmente as orientações de Jesus, no livro de Mateus 7:24,25. “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; e desceu a chuva, e correram os rios, e assopraram ventos, e combateram contra aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.”

CONSTRUA SOBRE A ROCHA

Jesus diz que se você vai construir uma casa, sua construção não pode ser feita sobre areia, mas na Rocha, Jesus. Construir a casa sobre Jesus representa ter uma atitude de sabedoria e ser a coluna do lar. E quem constrói com sabedoria escolhe tudo da melhor qualidade: areia, seixo, cimento, ferro, telha, parte elétrica, cerâmica ou porcelanato, etc.

Quando a construção não é feita com os produtos de boa qualidade, ocorre a destruição. O lar construído na areia acabará por destruir a todos. Isso é nítido na separação. 

Observe que quando alguém opta por se separar, por mais que diga que é uma situação pensada e repensada, esquece-se de admitir que pensou e repensou apenas em sua própria vida, mas não atentou para a vida do cônjuge e dos filhos.

Continua...

Visualizações: 4322

Plano de Leitura Bíblica

25 Dez
Jó 34
Zacarias 10
Apocalipse 10 e 11
26 Dez
Jó 35 e 36
Zacarias 11
Apocalipse 12 e 13
27 Dez
Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14
28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16
29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22