“Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios. Ele é o que perdoa todas as tuas iniquidades, que sara todas as tuas enfermidades, que redime a tua vida da perdição; que te coroa de benignidade e de misericórdia, que farta a tua boca de bens, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia.” (Salmo 103:1-5)

A memória está ligada à alma. Nela, tudo é registrado no decurso da nossa vida, desde que fomos gerados na barriga da nossa mãe, e será assim até o dia em que voltarmos para casa. E o Salmo 103:1-5 começa dando um comando à alma para bendizer ao Senhor, para não se esquecer de todos os Seus benefícios, lembrando que Ele é quem sara todas as enfermidades, o que representa que a alma adoece.

Deus, porém, em Sua infinita misericórdia, perdoa e sara a alma iníqua, a alma que peca. Porque Ele sabe que quando a alma peca, ela sucumbe, entra em processo de envelhecimento. Quando isso ocorre, a alma facilmente esquece os benefícios do Senhor.

Uma mente consolidada na cura

O propósito de Deus para todo ser humano é resplandecer a Sua glória. Ele criou homem e mulher para serem abastecidos por Ele, supridos em todas as suas necessidades. Podemos lembrar que, no livro de Gênesis, vemos Deus todos os dias vindo ao Jardim do Éden para conversar com Adão e Eva. Mas, no dia em que o homem pecou, a alma entrou em processo de enfermidade e houve separação da presença de Deus.

Muitos estão separados de Deus por causa do pecado, da alma enferma, doente. E hoje Deus nos chama para colocar em ordem a nossa alma. Ele quer nos sarar, curar de todo mal, para que tenhamos, novamente, comunhão com Ele.

Precisamos alcançar, em Deus, uma mente consolidada pela cura, precisamos de cura na memória. Deus sempre está pronto para nos curar e sarar, tudo o que precisamos é nos lançar em Seus braços de amor. Então, Ele traz sobre nós um novo entendimento e tudo que estava em trevas recebe luz, como no início da criação do mundo.

“Levanta-te, resplandece, porque já vem a tua luz, e a glória do Senhor vai nascendo sobre ti.” (Isaías 60:1). A cura de Deus em nós será manifestada de tal maneira que teremos de aprender a conviver com a nova pessoa que nascerá em nós, a partir de uma alma sarada pelo Pai.

Muitas feridas foram abertas no decorrer de nossas vidas, muitas feridas foram expostas na alma e alojadas no coração, e a Igreja de Jesus ficou adoecida. Mas é chegado o basta de Deus. Não podemos andar com enfermidades na alma, senão como vamos curar outros?

Deus quer nos dar uma memória sarada para que, ao recebermos as informações do Reino, possamos ser receptíveis. Não temos absorvido muita coisa e crescido mais, porque as feridas têm-nos atrapalhado. E Deus quer consolidar nossa memória através da cura para que sejamos uma Igreja curada.

Em Deuteronômio 8, Moisés exorta o povo a ter sempre na memória os benefícios do Senhor, para que vivam, multipliquem-se e possuam a terra que receberiam como herança. O Senhor prometera uma terra, mas havia a parte deles a ser cumprida.

Submetendo-se ao tratamento

Os mandamentos são a base para todas as promessas, todas as bênçãos que Deus tem para o Seu povo. É preciso manter em mente as lições que o Senhor ensinou na Palavra para que não deixemos de cumprir nenhuma delas.
Não há como obter êxito se não tivermos disciplina divina em nossas vidas. Muitos líderes não alcançaram o que tanto buscam, vivem frustrados, porque não se submetem ao tratamento de terem a memória curada. Preferem viver presos às lembranças do passado que os fazem enfermar cada vez mais.

Há líderes que vivem em constantes desertos. Para estes, parece que o processo é sempre mais prolongado. Mas a verdade é que o treinamento para eles se estende mais, porque não se submetem. Lutam contra Deus e sempre perdem. O resultado é que são reprovados nas provas.

É no momento das provas que mostramos o quanto somos ou não somos tratáveis. Quando nos humilhamos, revelamos que o nosso caráter aceita o tratamento e expomos os verdadeiros motivos do nosso coração. E de acordo com o que vamos aprendendo, vamos mudando, buscando ser sempre melhores, porque é essa a vontade do Pai para nós.
Deus humilhou os filhos de Israel para que fossem dependentes dos Seus mandamentos, para que recebessem as promessas divinas, porque a condição mais importante para ser curado na memória é ter um relacionamento de intimidade com Aquele que alimenta o espírito, a alma e o corpo. “Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sair da boca de Deus.” (Lucas 4:4)

Continua...

Visualizações: 4334

Plano de Leitura Bíblica

25 Dez
Jó 34
Zacarias 10
Apocalipse 10 e 11
26 Dez
Jó 35 e 36
Zacarias 11
Apocalipse 12 e 13
27 Dez
Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14
28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16
29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22