“Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro; sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre. Porque toda a carne é como a erva, e toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor; mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada. Deixando, pois, toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações, desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo; se é que já provastes que o Senhor é benigno; e, chegando-vos para ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo. Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido. E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, a pedra que os edificadores reprovaram, essa foi a principal da esquina, e uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados. Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.” (I Pedro 1:22-25; 2:1-10)

Você é um sacerdote! Mas, você sabe o que é um sacerdote? É ter a identidade de Jesus. É viver a identidade de Jesus. O sacerdote é eleito por Deus para se tornar uma autoridade, seja um sacerdote do Altar ou da vida secular. Onde você está plantado, seu sacerdócio deve ser exercido. Você não precisa estar no Altar pregando, nem ser um Pastor, um líder de 12 ou de Célula para ser um sacerdote. Todos que moram em uma casa e exercem uma certa influência sobre alguém são uma espécie de sacerdote.

Você pode dizer: Mas eu não tenho ninguém sob a minha vida, não exerço autoridade sobre ninguém. Então, você é sacerdote da sua própria vida para que alguma chave mude no seu interior e reconstrua a sua história. Certamente, em algum tempo, você exercerá o sacerdócio sobre alguém.

Chamada sacerdotal

Todos no Planeta têm uma chamada sacerdotal, uma chamada de excelência. “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” (I Pedro 2:9)

O texto também diz que você foi edificado como casa sacerdotal. “...sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo...” (I Pedro 2:5). Não é um sacerdócio qualquer, é santo! Deus não lhe dá um título inventado, mas por eleição.

Deus não precisa do seu reconhecimento para ser Deus, nem da sua bênção, ou do seu voto, ou da sua crença, do seu amor ou da sua mágoa para ser Deus. Não depende da sua generosidade ou indiferença para ser Deus. Independentemente do que sentimos na direção dEle, Ele continua sendo o Todo-Poderoso. Ninguém muda o status de Deus, porque Ele Se autoelegeu: Senhor, Salvador, Mediador, Rei sobre todas as coisas.

Mesmo que você não reconheça, Deus é Senhor sobre tudo e sobre todos. No dia em que você reconhece e vive esse princípio, as coisas mudam de uma forma visível, porque está lidando no mundo espiritual. A cada dia, você é construído como sacerdote na presença do Senhor em sua vida pessoal, institucional, trabalho e também na sua casa. Deus fará de você um sacerdote aprovado em todos os sentidos. Somos sacerdotes da parte de Deus, ungidos por Ele, reconhecidos por Ele.

Geração eleita

O Senhor diz que haveria uma geração eleita para ser sacerdotal. E você faz parte desta geração. Quem diz que você é um sacerdote é o próprio Deus! Existem duas características para esse sacerdócio: 1. Sacerdócio santo; 2. Sacerdócio real.

Sobre essas qualidades, estudaremos mais à frente. Hoje a pergunta é: Que tipo de sacerdote você é?

Você é um sacerdote da parte de Deus, pois foi Ele quem o elegeu. Sacerdote é aquele que Deus elegeu e disse: Vou morar dentro dessa pessoa. Você é casa edificada por Deus, morada de Deus, é geração eleita.

Quem o edificou, construiu, reformou, fez de você uma nova pessoa, colocou uma semente incorruptível dentro de você, trabalhou a sua vida, o seu caráter e fez de você uma nova pessoa foi Deus! Você é edificação de Deus!

Muitos acham que não podem ser sacerdotes eleitos por Deus, não acreditam que Deus possa morar em um ser humano tão limitado. Mas, quem falou que você é sacerdote e casa edificada foi o próprio Deus. Você é casa de Deus, foi construído por Ele. Você é geração eleita para exercer o sacerdócio!

A sua construção em Deus tem dois objetivos: fazer de você um sacerdote santo e um sacerdote real e conscientizá-lo de que você é geração eleita. Para além da santidade, há uma realeza no seu caráter. Você é de uma linhagem que não é comum, sobrenatural, é do Reino de Deus.

Santuário do Deus Vivo

A bondade de Deus é revelada através do Seu amor e cuidado em nos fazer santuário dEle. Como dizer que alguém com a natureza tão ruim e perversa, que maquina o mal, pode ser governado pelo Todo-Poderoso, transformado pelo Senhor e escolhido para ser Sua morada? Eu fico apaixonado pela humildade de Deus de dizer que quer vir morar no ser humano. Muitos querem morar em palácios, entrar em lugares nobres, mas Deus decidiu morar no homem.

Ele veio e nos encontrou em forma de lixo humano. Ele varreu, limpou, ornou, deu-nos o Espírito Santo e fez morada em nós. Como entender a mente desse Deus, tão grande, tão poderoso, que decide olhar para nós e morar dentro de nós?!

Deus mora em você! Você é santuário do Deus Vivo! “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (I Coríntios 3:16). Nós não merecemos, mas Deus mora dentro de nós.

Podemos lembrar a história da mulher apanhada em adultério. Segundo a lei ela merecia ser apedrejada. Jesus disse à multidão que quem não tivesse pecado, atirasse a primeira pedra. Naquele momento todos reconheceram que também eram pecadores e foram embora, enquanto o Mestre escrevia na areia. Jesus então disse à mulher: Eu também não te condeno. Vá e não peques mais!

Debaixo do entendimento de que você é santuário do Deus Vivo, as pedras das suas mãos precisam começar a cair, assim como as pedras que estavam na sua direção já caíram. O Senhor não o condena! Onde estão os seus acusadores? Todos foram embora! Jesus, então, conclui aquela lição, dizendo: Vá e não peque mais (João 8:1-11). Da mesma forma você está salvo dos seus acusadores. Quando Jesus vem em sua direção não é para acusá-lo, mas para dizer que você está livre e, por isso, deve caminhar sem pecar.

Continua...

Visualizações: 12212

Plano de Leitura Bíblica

25 Dez
Jó 34
Zacarias 10
Apocalipse 10 e 11
26 Dez
Jó 35 e 36
Zacarias 11
Apocalipse 12 e 13
27 Dez
Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14
28 Dez
Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16
29 Dez
Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18
30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22