Estudos para Células

Tanto o sacerdote quanto a sacerdotisa têm autoridade dentro de casa para fazer declarações que atraiam a glória de Deus. Daí o cuidado que devemos ter com cada palavra publicada nos céus da nossa casa, pois o que falamos decide o nível de vida que viveremos.

Temos a missão de fazer da nossa família um modelo, um referencial de equilíbrio e saúde no relacionamento. Mas, infelizmente, nem todas as famílias têm alcançado esse êxito, pelo contrário, muitos tipos de brechas têm sido abertas e Satanás tem encontrado oportunidade para ferir, macular ou traumatizar o processo de avanço da família.

Perceba que nossos filhos nasceram em um contexto diferente do nosso em todos os aspectos: ético, social, político, econômico, educacional, cultural. Precisamos entender, então, que fazemos absorções diferentes de cada realidade, por isso não podemos cobrar que respondam da mesma forma, muito menos lançar palavras contrárias ao que a Bíblia diz a respeito deles.

A família ficará estabelecida não pelos traumas das fases sociais que vem passando, mas pelos princípios e pela ética que Deus colocará no coração do sacerdote e da sacerdotisa.

 

O sacerdócio começa em você

A excelência da família que exerce o sacerdócio deve começar em cada um. Você é o motivo da excelência em sua família mesmo que alguém, dentro da sua casa, não conheça os princípios de Deus. O sacerdote e a sacerdotisa devem ter o padrão da excelência que atingirá todo o âmbito familiar.

A família vive um novo momento a partir de alguém que ouse exercer sua função sacerdotal e impetrar a excelência na sua casa. Muitos de nós, quando nos convertemos, não fomos aplaudidos pelos familiares; fomos criticados e rejeitados. Mas, cada rejeição que sofremos é um momento de alegria que deve crescer em nosso coração, porque toda a nossa família virá aos pés do Senhor Jesus Cristo.

Deus só precisa de você e mais ninguém para mudar o histórico de sua família. Ele começará a reescrever a sua história familiar e toda a sua casa conhecerá o Senhor Deus, porque você é um sacerdote, uma autoridade espiritual delegada para cuidar de um grupo específico.

Mudando o hábito para mudar a história

Cada marido é um sacerdote e cada esposa é uma sacerdotisa que tem autoridade espiritual para cuidar de um grupo chamado família. Porém, a visão do sacerdote, que começa dentro de casa, nos mostrará que, primeiramente, o marido cuidará da esposa.

O nosso sacerdócio de autoridade só pode ser reconhecido se a esposa estiver recebendo a cobertura. Por isso, Paulo ensina Timóteo e diz que antes de se ministrar na Casa do Senhor, deve-se cuidar primeiro da sua própria casa. Isso é uma chamada de atenção de uma responsabilidade familiar: eu preciso cuidar primeiro da minha casa (I Timóteo 3:5).

Há maridos que trocam a lâmpada da casa do vizinho, da mãe, do escritório, mas não trocam a da sua própria casa. Chegam em casa brigando com a esposa, porque a lâmpada ainda está queimada. São maridos bonzinhos, amáveis com os outros. Mas, o treino, a canalização do nosso amor não deve ser, prioritariamente, para o externo, mas para o interno, para o lar.

Nossa amabilidade deve ser verdadeira, só que Satanás roubou e ofuscou a casa, para que não declaremos nosso amor no lar. Então, aplicamos o amor na faculdade, no trabalho, em lugares que são o nosso meio social, ambiente de frequência. Mas, quando se trata de casa, há uma rispidez entre cônjuges, entre estes e os filhos, entre os filhos e os pais.

As pessoas são, em parte, resultado de um ambiente. Nós somos criaturas de hábitos. Existem pessoas que na Igreja sentam apenas em um lugar e, às vezes, até se irritam quando não encontram mais lugar ali. Se a pessoa se prende a esse tipo de coisa, é porque está acostumada a viver em aquário.

É muito fácil estar em um aquário: a rotina é a mesma, a paisagem é a mesma, não é necessário se arriscar. Porém, quem nasceu para oceano, não vive em aquário. A nossa família sairá do aquário e entrará no grande oceano, crescerá em todas as áreas que o Senhor quer que ela cresça.

O Senhor mudará a história da nossa família mudando o hábito do sacerdote e da sacerdotisa. Muitos casamentos estão habituados, acomodados em situações que viraram crônicas e que a psicologia quer dizer: "Não tem jeito". Mas, eu quero lhe dizer: Há esperança! Tem jeito! Servimos ao Deus que tudo pode.

Declarando a vitória

Tanto o sacerdote quanto a sacerdotisa têm autoridade dentro de casa para fazer declarações que atraiam a glória de Deus. O que você está publicando nos céus da sua casa? Aquilo que falamos nos céus da nossa casa decide o nível de vida que vamos viver.

Quando Moisés foi tomar posse da terra prometida juntamente com o povo de Israel, bênçãos e maldições foram profetizadas. Bênçãos para aqueles que ouvissem os mandamentos do Senhor e maldições para aqueles que não os ouvissem.

Perceba, porém, que a bênção era liberada do monte Gerizim e a maldição do monte Ebal (Deuteronômio 11:29). É claro que os céus dos dois montes não eram iguais. O que era profetizado no monte Ebal não era profetizado no monte Gerizim. Devemos aprender a profetizar debaixo dos nossos céus.

Muitos casamentos permanecem em crise devido o lar ter se transformado no monte Ebal porque as pessoas só liberam palavras de maldição, de derrota. Nunca trazem em seus lábios palavras carregadas de bênçãos.

Vemos em muitos Salmos que Davi colocava diante do Senhor suas crises, suas lutas, mas antes exaltava a grandeza e o poder de Deus. Porém, nós muitas vezes no desespero nos achegamos a Deus como se Ele fosse nosso "empregado", queremos dar todas as ordens e definir como tudo deve se resolver. Não é verdade?

Se você gostar, Ele é Deus; se você não gostar, Ele vai continuar sendo Deus; se você achar que Ele é bom, Ele vai ser bom; mas se você achar que Ele não é bom, Ele vai continuar sendo muito bom; se você quiser o Senhor, Ele lhe quer; se você não quiser, Ele vai continuar querendo. Independente do que você pensa, ou sente, Ele é Deus e continuará sendo eternamente o Todo Poderoso.

Você é sacerdote e precisa se colocar diante de Deus com o coração quebrantado, com a boca cheia da Palavra e não de derrota, do relatório do inimigo. Uma palavra que não está de acordo com o que Deus diz pode contaminar os céus da nossa casa, pois somos sacerdotes.

Deus está nos alertando que mudará a nossa família, pois os céus do Senhor já profetizam a Sua glória para os céus da Terra. O profeta Isaías só conseguia ver na terra a impureza, mas o Senhor tocou os seus lábios e ele conseguiu ver os serafins dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos e a terra está cheia da sua glória (Isaías 6).

O Senhor já vê a sua casa cheia da glória divina. Então, sacerdote e sacerdotisa, vejam assim também, mudem o seu discurso e exerçam o seu sacerdócio com excelência.

PLANO DE LEITURA BÍBLICA 2016

26 Dez

Jó 35 e 36
Zacarias 11
Apocalipse 12 e 13

27 Dez

Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14

28 Dez

Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16

29 Dez

Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18

30 Dez

Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20

31 Dez

Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22

01 Jan

Gênesis 1 e 2
Salmos 1 e 2
Mateus 1 e 2