Estudos para Células

Vimos na semana passada que todos nós vivemos debaixo de grandes desafios e precisamos de meios poderosos em Deus para vencê-los. A sua esperança precisa ser renovada todos os dias, e, dentro do contexto no qual vivemos, o jejum é um ato profético que abre portas, é uma ferramenta de Deus que quebra decretos malignos e faz nascer novas esperanças. Quando você jejua com seriedade, tem vitórias incontáveis, mas o jejum deve ter a motivação correta e deve ser feito da forma correta, por isso continuaremos a estudar sobre o assunto.

Propósitos do jejum

1. Pessoal

Todos nós precisamos de mudança de vida, sermos mais santos, mais consagrados. Precisamos fazer jejum por nós mesmos, para não cairmos em tentação, para termos intimidade com o Senhor, buscarmos a Sua face, ouvir o que Ele pretende fazer através de nós.

Num jejum por causas pessoais, também buscamos cobertura para nós mesmos, força de Deus e discernimento para sabermos o que fazer quando formos confrontados pelas trevas ou enfrentarmos situações difíceis. O jejum pessoal lhe fortalece para isso.

2. Familiar

Toda sua família precisa estar aos pés do Senhor Jesus. Não aceite nenhum deles fora do caminho do Senhor. Entre em guerra pela família. Nesta guerra, vamos enfrentar espíritos hereditários, que querem fazer reivindicações e sustentar argumentos para não termos êxito. Satanás é investigador e vai querer minar as bases.

Ele sabe onde existe argumento familiar para segurar a família pelos espíritos hereditários. Percebe-se isso quando os nossos familiares pioram ao começarmos a orar por eles. Ficam incrédulos, inconstantes, nos confrontam, bebem mais, fumam mais, os filhos ficam mais rebeldes. Não se preocupe, isso é sinal que o diabo está dando as últimas cartadas, agonizando para morrer, porque está começando o tempo da redenção na história da sua família. É a hora de Deus.

3. Intercessão

Neste jejum, tomamos o lugar de alguém, da família, de amigos, de alguma situação, pelo nosso patrimônio, pela nação, como Neemias fez (Neemias 1:4), por uma visão, um sonho, uma missão.

Pode-se jejuar pela proteção de outra pessoa ou trazer salvação a ela. O inimigo vai querer tocar nessa pessoa, mas não vai poder fazer nada, porque a pessoa vai estar debaixo de uma cobertura de oração e jejum. Você pode orar quebrando todo decreto maligno que estava sobre a pessoa, pedindo para renovar as esperanças dela, até conseguir a sua salvação.

Devemos jejuar e prantear pela Visão Celular no Modelo dos 12, pelas Células e pelos 12. Só haverá fidelidade por parte de seus discípulos se houver um líder fiel na intercessão e jejum. Discurso não segura ninguém, o que segura seus discípulos é a oração e o testemunho. Ore e jejue também por seus Pastores e líderes e pela Igreja de Jesus em toda a Terra.

Textos para consulta: I Samuel 7:6, II Crônicas 20:3, Esdras 8:21, Neemias 1 (todo o capítulo), Neemias 9:1, Ester 4:3, Isaías 58:3-14, Joel 2:12, Jonas 3:5, Zacarias 7:5 e 8:19, Mateus 17:21, 4:2, 6:16 e 9:14, Marcos 2:18, 8:3, II Coríntios 6:5.

Tempos de jejum 

Existem várias modalidades de jejum e oração: fortalecimento; propósito; consagração; proclamação de decretos, quando oramos com base em decretos da Palavra (que delícia poder orar a Bíblia!). Escreva e cole decretos bíblicos nos lugares da sua casa onde você tem mais acesso, e assim você estará alimentando continuamente seu lar e sua família com bênçãos espirituais.

1 dia ou 1 refeição

É um propósito de consagração. Mas é indicado que seja tirada a refeição mais importante para você.

3 dias

É o jejum para abrir portas. Nesse período, leia o livro de Ester, pois ele lhe ensinará o propósito do jejum de três dias. O cetro vai se estender a seu favor quando você aprender a fazer o jejum correto.

7 dias

Tem o propósito de conseguir uma bênção específica. Todas as vezes que Israel parou e jejuou houve um decreto de sete dias para que a nação ganhasse uma bênção específica.

21 dias

Esse é um dos jejuns mais completos porque atrai os céus à Terra, confronta principados da maldade e os príncipes de Deus se levantam a nosso favor. Veja a história de Daniel. Depois que Daniel orou e jejuou por 21 dias (Daniel 10), o anjo lhe disse que a oração havia chegado ao Trono, mas o principado da Pérsia lutou contra o anjo durante os 21 dias e Deus mandou Miguel, o príncipe de Israel, para ajudar o anjo. Esse é um jejum específico para nos trazer revelações tremendas do que Deus vai fazer nas nossas vidas diante de grandes dificuldades. Eles saíram da Babilônia e voltaram para Jerusalém. Sairemos de uma situação crítica e entraremos na bênção, entraremos na promessa, com esse jejum.

30 dias

No cativeiro da Babilônia, houve uma conspiração contra Daniel, feita pelos governadores, capitães e príncipes, para que não fosse adorado nenhum outro deus a não ser o rei, num decreto (pregão) de 30 dias. Quem desobedecesse seria lançado na cova dos leões (Daniel 6).

Daniel, no mesmo período, passou a orar e jejuar, não a Dario, mas ao Deus de Israel. Por isso, foi lançado na cova dos leões. Mas o Senhor anulou o decreto de Dario e não deixou que os leões devorassem o profeta. Leão se alimenta de carne, mas Daniel não andava na carne. A Bíblia diz que Satanás fica ao nosso derredor bramindo como se fosse um leão (I Pedro 5:8), mas temos uma arma que o vence: a santidade. O diabo pega alguns porque andam na carne, porque a carne está aguçada. A santidade vai fazer com que o leão fuja da sua presença. Um homem de Deus fecha a boca dos leões.

40 dias

Esse jejum é para saber qual o seu ministério, confirmá-lo, desatá-lo, fazê-lo crescer e para que o nosso ministério encontre respaldo. Moisés, Elias e Jesus oraram e jejuaram por 40 dias. Moisés porque tinha o ministério de libertação, Elias por causa do ministério profético e Jesus pelo ministério messiânico. Com oração e jejum, além de ganharmos vidas, não fica pecado nas células e nem nos Doze.

Moisés orou e jejuou por 40 dias, no Sinai. Nesse período ele foi confrontado pelo principado de idolatria oriundo de Faraó, arraigado no coração do povo, desde o Egito. Depois que o anjo lhe serviu comida no deserto, Elias orou e jejuou 40 dias para enfrentar o principado de idolatria e feitiçaria em Acabe oriundo de Jezabel (I Reis 19:8). Jesus orou e jejuou por 40 dias e venceu o diabo (Lucas 4:1-13). O jejum de 40 dias destrói as forças dos principados e quebra suas bases de atuação.

Se você quer que Deus lhe dê um ministério de êxito, vai precisar pagar um preço de jejum e oração. O preço da redenção Jesus já pagou, o preço da consagração quem paga é você. O jejum é um compromisso que deve ser sustentado permanentemente.

PLANO DE LEITURA BÍBLICA 2016

26 Dez

Jó 35 e 36
Zacarias 11
Apocalipse 12 e 13

27 Dez

Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14

28 Dez

Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16

29 Dez

Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18

30 Dez

Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20

31 Dez

Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22

01 Jan

Gênesis 1 e 2
Salmos 1 e 2
Mateus 1 e 2