Notícias

rosh hashana“Então no sétimo mês, farás soar fortemente a trombeta, no dia da expiação fareis passar a trombeta por toda a vossa terra.” (Levítico 25:9) 

O dia 14 de Setembro de 2015 do nosso calendário coincide com a celebração do Ano Novo do Calendário Judaico – Rosh Hashaná, entrando assim no ano de 5776. O Rosh Hashaná (Ano Novo) é comemorado no primeiro dia sagrado do Outono e, conforme Levítico 23:24, é o Dia do Soprar da Trombeta (Shofar).

Essa festa tem como marco principal a celebração da entrada do ano novo civil. Ao mesmo tempo, nesse primeiro dia do ano, várias trombetas são tocadas, pois é tempo de haver julgamento e o nome das pessoas deve estar escrito no Livro da Vida.

Dessa forma, há uma consciência plena de que esses dias representam uma busca nacional para que a Nação bem como os indivíduos sejam absolvidos por Deus e tenham um próximo ano abençoado.

O tocar das trombetas ou shofar é imprescindível, e isso por conta de todo o seu significado. O som do shofar é uma chamada de alerta e despertar para nós, mas é opcional para cada pessoa se vai ou não se arrepender e se aproximar mais de Deus.

O significado Messiânico do Rosh Hashaná

1. O tocar das trombetas é um sinal do retorno de Cristo e um memorial da graça de Deus quando Ele substituiu um cordeiro para ser sacrificado no lugar de Isaque (Gênesis 22).

2. Isaque é uma figura de Cristo.

3. Assim como Abraão ofereceu o seu filho no altar, Deus ofereceu Seu Filho no Calvário (Hebreus 11:17-19).

4. Trombetas eram usadas para dar um sinal de guerra. Jesus é o Comandante deste Exército de Deus. Os judeus estavam buscando um libertador político que destruísse o exército romano. Jesus veio para destruir as obras do diabo e o pecado no coração dos homens. Ele triunfou na Cruz (Colossenses 2:15).

5. Essa Festa ministra ao cristão sobre batalha espiritual (Efésios 6).

6. Arrependimento é a chamada do Messias para a Terra. “Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.” (Mateus 3:2)

A Festa das Trombetas pode e deve ser um tempo muito especial para os crentes em Cristo, pois mediante o arrependimento, os pecados são perdoados.O sopro do Shofar é um chamado ao despertar do povo para o arrependimento. É momento de reflexão, é uma oportunidade de ajuste de comportamento, é tempo de arrependimento sincero.

Neste ano, quando se aproxima a Festa dos Tabernáculos sob o tema ‘Reforma’, devemos entender que Yeshua venceu, e você, como filho de Deus que não se deixa contaminar, que está todo o tempo com a confissão em dia, e que não se deixa levar pelas investidas do inimigo, vencerá também.

Que a santidade, a fidelidade, o óleo novo da unção, a retidão, a justiça e o amor sejam características marcantes na sua vida, que entrará num novo começo assim como estamos entrando num novo ano!

 

Shaná Tová! Feliz Ano Novo!

 

Apóstolo Renê Terra Nova

PLANO DE LEITURA BÍBLICA 2016

26 Dez

Jó 35 e 36
Zacarias 11
Apocalipse 12 e 13

27 Dez

Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14

28 Dez

Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16

29 Dez

Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18

30 Dez

Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20

31 Dez

Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22

01 Jan

Gênesis 1 e 2
Salmos 1 e 2
Mateus 1 e 2