Ministrações
Congresso de Mulheres 2016

 

Home Fotos Vídeos Ministrações Matérias Dicas Ao Vivo

 

Um caráter reformado

03 de setembro de 2016

Toda Reforma começa pelo caráter. Nós temos que reconhecer que nosso caráter necessita de transformação para sermos o que Deus tem para nós. O passado que tivemos sem Deus e que deixou marcas em nós, não vai impedir nossa transformação. Seremos transformadas e ampliadas.

Vamos falar sobre a Mulher Samaritana que passou por uma transformação profunda. Não sabemos seu nome, mas sua história ficou registrada para nos abençoar e impactar.

O texto de João 4 é praticamente todo sobre ela, que viveu uma surpresa da parte de Deus, em uma hora inapropriada, quando foi ao poço buscar água. Ali, sua vida foi completamente reformada e sua sede espiritual e emocional também foram supridas, porque é assim que acontece com cada mulher que ao encontrar-se com Jesus, abre o coração para compreender qual é a sua real necessidade e se permite gerar um relacionamento íntimo e profundo com Ele.

1. Jesus quer passar na sua vida

“E era-lhe necessário passar por Samaria.” (João 4:4)

A Bíblia diz que era necessário para Jesus passar por Samaria, com certeza foi para alcançar a vida daquela mulher, e mostrar através da vida dela que Ele destruía também as rixas e as diferenças sócios-culturais, pois os samaritanos eram rejeitados pelos judeus.

Mulher, não conheço a sua história, mas sei que guardamos tanta coisa desnecessária como mágoas, feridas, situações... O que você guarda aí dentro do seu peito e das suas lembranças que podem fazer de você uma mulher de Deus, mas rejeitada, sem viver tudo o que Ele tem para sua vida? Será que você está vivendo como a mulher samaritana? Só você tem a resposta!

2. Jesus quer falar com você

“Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.” (João 4:7)

Jesus falou com aquela mulher usando uma sensibilidade incrível. E ali começou a maior reforma na vida da Mulher Samaritana. E eu quero dizer a você nesta manhã que vamos encontrar Jesus nas nossas dificuldades, no sol do meio-dia, na hora do nosso maior calor e do nosso infortúnio, se abrirmos o nosso coração para uma conversa franca com Ele. O que você está esperando? Vá em busca da sua água e encontre-se com Jesus.

3. Jesus quer dar a você água da viva

“Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. [...] Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.” (João 4:10,13,14)

Da parte da Mulher Samaritana, na direção de Jesus houve sinceridade, lealdade, disposição e verdade para dizer quem realmente era. Ela não diminuiu nem aumentou em nada a sua história, e por isso pôde ser alcançada no mais profundo do seu ser.

Será que o que falta na sua vida não é assumir a responsabilidade pelos seus erros e abrir o seu coração para Jesus entrar nas áreas mais difíceis e você ser transformada? Pense nisso!

Jesus não apenas iria ajudá-la a sair das situações de pecado, dor, angústia, sofrimento que faziam com que ela se sentisse tão rejeitava e vergonhada, mas a tornaria livre para adorá-lO em espírito e verdade.

4. Jesus quer saber a sua necessidade

“Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la.” (João 4:15)

A Mulher Samaritana expressou a necessidade que tinha, pensando que assim seria saciada da sua sede, e então, um dos momentos mais emocionantes do diálogo acontece. Jesus, percebendo que ela estava fixando toda sua atenção no que Ele estava dizendo, fez com que ela falasse sobre a sua vida e assim descobrisse qual era a sua real necessidade para ser transformada.

Você está disposta a se expor? Você está decidida em mudar a sua vida para melhor e ser reformada? Se sua resposta for sim, abra seu coração e prepare-se para deixar Jesus mostrar a você quem verdadeiramente você é e fazer você enxergar toda a confusão de alma na qual está vivendo e que tem impedido você de ser uma mulher completamente transformada pelo poder de Deus. Acredite: o que Deus tem para você não é o que você já alcançou.

Sem medo e totalmente confiante de aquele momento seria decisivo, Jesus diz a mulher que chame o marido, ao que ela respondeu: “Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido; porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade. Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta.” (João 4:16-19). A experiência com Deus que ela teve naquele momento marcaria a vida dela e de outras pessoas de uma forma inimaginável.

Amorosamente ela teve o reconhecimento de que a vida que levava não estava de acordo com a vontade de Deus e ainda fazia com que sofresse rejeição e vergonha. De tão maravilhada que ficou e sem ter mais o que dizer a Jesus, reconheceu seu pecado, aceitou o confronto, entendeu que com aqueles pecados e mazelas não chegaria a lugar nenhum e de coração aberto ao novo declarou que reconhecia o Homem que falava com ela como Profeta.

5. Jesus quer Se revelar a você

“A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo. Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo.” (João 4:25,26)

Jesus não apenas libertou aquela mulher como curou as emoções dela revelando-Se como o Messias esperado, que iria, a partir daquele momento, fazer uma reforma tão extraordinária que ela saberia para sempre que nEle teria todas as suas necessidades supridas. Ela não mais teria que saciar a sua sede em homens, mas em Jesus.

6. Jesus quer libertar você do passado

“Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens: Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo? Saíram, pois, da cidade, e foram ter com ele.” (João 4:28-30)

A Mulher Samaritana estava livre do passado e pronta para anunciar às pessoas a libertação que recebera e o Autor da libertação que mudara sua vida. Ela se sentia livre, curada, sem pesos, sem mágoas, sem fardos. E sem rejeição, poderia então, anunciar, por onde passasse quem era o Cristo, não apenas com palavras, mas com a transformação em sua vida e o seu novo testemunho.

“Deixou pois o seu cântaro...” A mulher largou o cântaro para sair, para se mover para além das circunstâncias que um dia prenderam a sua vida impedindo-a de andar livremente. Entenda o significado de cessar um tempo, de abandonar o passado sofredor para se permitir viver as novidades de Deus e experimentar todo o potencial que ela possuía e não conhecia.

7. Jesus quer que você alcance outros com sua transformação

“E muitos dos samaritanos daquela cidade creram nele, pela palavra da mulher, que testificou: Disse-me tudo quanto tenho feito. Indo, pois, ter com ele os samaritanos, rogaram-lhe que ficasse com eles; e ficou ali dois dias. E muitos mais creram nele, por causa da sua palavra. E diziam à mulher: Já não é pelo teu dito que nós cremos; porque nós mesmos o temos ouvido, e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo.” (João 4:39-42)

Uma vida reformada, transformada pelo amor de Deus sempre gritará mais alto do que as nossas palavras. Isso fica evidente através da vida da Mulher Samaritana, quando a Bíblia diz que muitos samaritanos da cidade creram em Jesus não mais pelas palavras dela em dizer que encontrara um Profeta que falara sobre a vida dela, mas porque experimentaram do mesmo processo transformador, a partir de um encontro genuíno com o Pai.

Os samaritanos ficaram maravilhados com a vida dela, que não questionaram em ir até Jesus. Eles sentiram verdade na sua voz e constataram em fatos o que a mulher falava. Ela estava restaurada de todos os problemas que carregou por uma vida inteira. Afinal, ter cinco maridos hoje ainda é um choque, imagine naquela época.

Você está disposta a ter sua vida transformada, reformada para impactar outras vidas não apenas pelo que diz, mas principalmente, a partir do seu testemunho de vida de libertação, cura, restauração? Então, saia da agitação, vá até o poço, o lugar de ver a Deus face a face e deixe Ele remover tudo o que impede você de romper e ter uma relação mais íntima e profunda com o Pai.

Decida hoje, agora, despojar-se, esvaziar-se do medo, da rejeição, do rancor, da mágoa, da insegura... Não se trata de ir à Igreja e saber o local certo para adorar, Jesus quer que você esteja aberta ao que Ele tem para falar ao seu coração. Ele quer usar a sua vida e para isso precisa antes que você passe por uma reforma no seu pensamento, na sua forma de agir, sentir, perceber o mundo e as pessoas ao seu redor.

8. Jesus tem um novo tempo para você

Só depende de você. Lembre-se de que não existe Reforma se não começar pelo caráter, então reconheça quais são as mudanças que você necessita e busque em Deus essa transformação para viver tudo o que Deus projetou para sua vida.

O passado não pode paralisar uma mulher que decide viver centrada em Deus e na Sua vontade, pelo contrário, avance sabendo que as marcas do passado foram substituídas pelas marcas de Cristo em você.

Mantenha um caráter transformado e amplie diariamente sua transformação para que por onde você passar todos vejam que você não nega suas limitavoes, mas que também tenham a certeza de que após você ter aceitado Jesus como Salvador, as áreas da sua vida que não agradavam a Deus e a você mesma foram vencidas.

A Mulher Samaritana que não sabemos seu nome, mas conhecemos sua história, mudou muitos em uma cidade. Você também pode abençoar, de uma forma impactante, muitas vidas. Permita que aqueles que convivem com você compreendam que a solução para uma vida de dissabor é encontrar com Jesus e passar por uma reforma, uma transformação profunda de caráter para que ser completamente diferentes em todas as áreas e em tudo e assim poder viver a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Apóstola Marita Terra Nova

PLANO DE LEITURA BÍBLICA 2016

26 Dez

Jó 35 e 36
Zacarias 11
Apocalipse 12 e 13

27 Dez

Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14

28 Dez

Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16

29 Dez

Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18

30 Dez

Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20

31 Dez

Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22

01 Jan

Gênesis 1 e 2
Salmos 1 e 2
Mateus 1 e 2