Ministrações
Congresso de Consolidação 2016
Home Fotos Vídeos Fruto Fiel (escala) Ao Vivo

Cura da geografia na liderança

08 de Fevereiro de 2016

“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” (I Tessalonicenses 5:23)

Essa palavra esclarecedora para cuidarmos não só do espírito, mas da alma e do corpo. Somos acostumados a tratar o espírito. Estamos em 90 dias de jejum e oração, estamos buscando conquistas espirituais. Isso, porém, não basta. Precisamos também cuidar da alma e do corpo, que devem ser conservados irrepreensíveis para o dia de Cristo Jesus.

Você cuida do seu corpo: toma banho, se cuida, não come exageradamente, não come coisas que fazem mal para a saúde... Mas, e a alma?

Jesus batia de frente com os fariseus porque eles eram hipócritas, tinham uma psicopatia espiritual. E a psicopatia espiritual começa na alma, por isso vamos falar sobre a importância da alma na liderança.

Minha esposa foi a uma médica, que não a conhecia e fez algumas perguntas: Você é feliz? Você é feliz no seu casamento? O seu marido se comporta bem? Você nunca viveu uma traição? A princípio, essas perguntas não faziam sentido, mas ela explicou que a felicidade é responsável por 60 a 70% da sua saúde.

Você pode ser um líder de Célula, um Pastor, um Apóstolo, mas ser infeliz. Estar numa condição de infelicidade é algo que está no âmbito da alma.

Quando você pede uma Reforma, você precisa entender que deve ir para a alma e ver onde estão os resíduos, dejetos e escombros emocionais. E se ela está assim, você não conseguirá fluir, pois a alma é palco do Espírito.

Nossas emoções são experiências psíquicas que mexem na mente e no corpo. Observe quando pessoas ficam pálidas ou coradas com uma notícia. São emoções em ação, não apenas no campo da alma, mas também do corpo.

Salomão fala em Provérbios 15:13 que o coração alegre aformoseia o rosto. Veja também outros textos sobre isso:

“A luz dos olhos alegra o coração, a boa notícia fortalece os ossos.” (Provérbios 15:30)

Assim como as emoções boas nos deixam mais bonitos, podemos somatizar também as emoções ruins. Por exemplo, o coração ansioso, nos deixa abatidos.

“O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate.” (Provérbios 15:13).

“O sentimento sadio é vida para o corpo, mas a inveja é podridão para os ossos.” (Provérbios 14:30)

A saúde mental e emocional determina grande parte da nossa saúde física. Se a nossa alma está bem, alcançamos êxito maior na vida em todas as áreas. Por isso, não há reforma se não mudarmos a mente. A mente tem que passar por renovação, metamorfose. Você nunca vai ser borboleta se não deixar de ser lagarta.

“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:1-2)

A força do pensamento é algo estrondoso, tanto que o Apóstolo Paulo ensinou que devemos filtrar nosso pensamento: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” (Filipenses 4:8)

Muitas pessoas só cuidam do corpo. Outros só cuidam do espírito. Mas, muitos esquecem de cuidar da alma e dormem sujos nas emoções. Não se recompõem dos golpes terríveis e profundos que viveram nas emoções. É preciso resolver, perdoar, liberar, estancar a hemorragia do coração.

Decepção, ingratidão, traição, situações assim, trazem dores nas emoções e muitas pessoas não sabem se limpar. Cuidado! Muitos têm se tornado rancorosos e não perdoadores. Pergunte a você mesmo: Você tem feito a higienização da sua alma?

Muitos se acostumaram a reter ódio, inveja, angústia, ansiedade... Diariamente, temos que limpar nossa mente, nossas emoções. Ir aos pés do Senhor, liberar aqueles que nos feriram, pois muitas pessoas estão arrebentadas nas emoções pelo que ouviram, pelo que foi dito...

Quando as nossas emoções são tóxicas, nós pioramos as geografias em vez de curá-las. E quando estamos assim sobrecarregados, agimos com ações negativas. Somos frios, arrogantes, calculistas, vingativos, invejosos... A inveja pode levar pessoas à loucura.

Precisamos remover a toxicidade da nossa liderança. Não se torne um líder frio, autoritário, que nem quer saber por que o discípulo não foi à célula e já liga perguntando com agressividade. Acumular emoções tóxicas nos torna líderes amargurados.

Você pode ser escolhido pelo Senhor, mas destruir tudo se as suas emoções não estiverem em ordem. Deus quer que você seja sarado das psicopatias espirituais. Deus quer nos conduzir a uma Reforma verdadeira e profunda.

Apóstolo Arão Amazonas

PLANO DE LEITURA BÍBLICA 2016

26 Dez

Jó 35 e 36
Zacarias 11
Apocalipse 12 e 13

27 Dez

Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14

28 Dez

Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16

29 Dez

Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18

30 Dez

Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20

31 Dez

Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22

01 Jan

Gênesis 1 e 2
Salmos 1 e 2
Mateus 1 e 2