Ministrações
Congresso de Consolidação 2016
Home Fotos Vídeos Fruto Fiel (escala) Ao Vivo

A Reforma nos liberta das doenças de caráter

06 de Fevereiro de 2016

A Reforma vem para nos ensinar que precisamos aprender a ser o último, porque, na maioria das vezes, só queremos ser o primeiro e não damos lugar ao nosso irmão. A Reforma é uma proposta para mudança e essa mudança começa primeiro dentro de nós.

Deus quer curar a geografia da nossa alma. Essa Reforma é sinal da misericórdia do Pai com as nossas vidas.

Dando continuidade à palavra de ontem, quando utilizamos o texto de Mateus, vemos que o que o Senhor quer nos ministrar é que não podemos permitir que o cinismo faça morada em nosso meio.

“E aconteceu que, estando ele em casa sentado à mesa, chegaram muitos publicanos e pecadores, e sentaram-se juntamente com Jesus e seus discípulos. E os fariseus, vendo isto, disseram aos seus discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores? Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes. Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.” (Mateus 9:10-13)

As pessoas cínicas espirituais enganam e fazem planos pelas nossas costas para nos enganarem. Jesus, quando questionado pelos fariseus, disse que eles eram cínicos e espiritualmente enfermos, porque julgavam sem piedade.

Temos que ser líderes possessos da misericórdia de Deus para derramar misericórdia na vida de todos aqueles que se deixam ser tratados, porque querem vencer as pendências no caráter. Assim, cumpriremos a vontade do Pai.

Sabemos que a doença chul foi a mesma que enfermou a alma de Sansão, fazendo-o cair em cinismo. Por isso, os rabinos dizem que Sansão não apenas perdeu o legado, mas foi abusado como se fosse uma mulher.

Podemos afirmar que quando a aliança enfraquece, a reforma morre, mas se a aliança se consolidar, as pessoas são libertas, curadas e saradas de forma que os discípulos terão prazer em caminhar com o líder, pois caminharão por amor e respeito e não por obrigação.

Não é fácil libertar indivíduos e mexer em vidas. Você não consegue sobreviver se não estiver nas mãos de um especialista. Nós, Apóstolos, Pastores e Líderes, temos que ser especialistas de tal forma que o nosso povo não morra, mas viva os melhores dias, vivendo a vida de Deus em todas as áreas como nunca experimentaram em toda a sua história.

Claro que algumas pessoas não querem, mesmo quando sabemos ser possível mudar comportamentos pelo poder da palavra liberada. A chuva da Reforma está chegando para promover mudanças no discipulado, porque não há discipulado de êxito sem Reforma.

Um reformista vive pelos princípios por onde passa e não apenas na Igreja. Mas alguns querem viver a Reforma sem cumprir os princípios como dízimos, ofertas e primícias. Isso é possível? Claro que não. Quem rouba a Deus e quem mente a Deus, com certeza roubará e mentirá ao homem também. Somos guardados pelos princípios.

Doença no caráter

Jesus olhou para os fariseus e disse: Vocês são doentes. Muitos na Igreja estão doentes, cheios de enfermidades e precisam ser libertos e curados para viverem um novo processo da parte de Deus. Não podemos emitir apenas decretos e dizer que as pessoas estão maravilhosamente bem se elas têm doenças de caráter.

Doenças no caráter fazem com que as pessoas fiquem como que petrificadas na direção de Deus e não entrem mais em processo de arrependimento. Para elas, o dia a dia, bom ou mau, tem o mesmo peso, porque não se importam com a forma como Deus trabalha no caráter dos filhos.

Quando encontramos pessoas doentes no caráter, a depender de como estejam, podem se tornar amargas. Não se abrem para falar das suas enfermidades e pedir ajuda. Morrem sozinhas, por não quererem ajuda, antes vivem isoladas.

Vemos pessoas morrendo do coração por causa de ira, raiva. Outras adoecem no fígado por causa de tantas toxinas. E há as que criam tantas pedras na vesícula por guardarem situações não resolvidas. Doenças no caráter endurecem líderes. Uma pessoa adoecida no caráter vive sem misericórdia e paixão.

Jesus nos ensinou que devemos entregar tudo ao Pai, que julga com retidão. Mesmo diante dos que nos fazem mal, não podemos perder o sono. Quem deveria perder o sono é quem nos faz mal. A ira e a raiva são como veneno que tomamos e esperamos que o outro morra. Só que isso não acontece.

Seja liberto das pessoas doentes que são enviadas para retirar a sua paz. Aprenda que discípulos doentes não têm o direito de arrancar a paz de pessoas saudáveis. Durma, produza e não perca o foco. Não aceite ser a doença no meio do Corpo. Seja saudável e não perca as suas conquistas por causa de pessoas endemoninhadas. E se elas não quiserem paz, não perca a sua paz por causa delas. Viva a paz que excede todo o entendimento.

Não adoeça espiritualmente, mantenha-se saudável! Adoecer no espírito é perder a alegria que está em I Samuel, quando Ana cantou que a alma dela exaltava ao Senhor. “O meu coração exulta ao SENHOR, o meu poder está exaltado no SENHOR; a minha boca se dilatou sobre os meus inimigos, porquanto me alegro na tua salvação.” (I Samuel 2:1). Mas isso só aconteceu após ser liberta da amargura que estava dentro dela e que ela confessou ao orar.

Ao olhar para Ana, o sacerdote disse que ela estava como uma bêbada, cheia de amargura, e querendo ter um filho para competição. Deus não Se alegra quando nosso espírito está adoecido e competitivo.

Quando somos abertos e discipuláveis, mudamos de vida em todas as áreas da nossa vida. Podemos ser o próximo Josué na fila do Moisés desistido. Deus quer que sejamos curados e permaneçamos assim.

Nova natureza no discipulado

Quando temos a nova natureza, não adoecemos no espírito. Os doentes no caráter trabalham de forma contrária ao Reino e não se abrem para receberem a mente de Cristo. Precisamos do que Yeshua disse: nova natureza. Porque nesse tempo de Reforma precisamos receber a nova natureza para sairmos do estado vegetativo.

As pessoas adoecidas não se importam com mudanças. As pessoas adoecidas não querem transformação, mas exigem que as pessoas migrem para o mundo delas. Reagem de acordo com a alma angustiada que elas têm. São pessoas de espírito abatido. São pessoas manipuladoras espirituais.

Pessoas usam o dom para manipular indivíduos, agindo como se fossem prostitutos espirituais, porque são doentes. Mas no tempo da Reforma, vamos tirar essas doenças do nosso meio.

Muitos estão no discipulado como se fossem neuróticos espirituais, psicopatas espirituais, fingindo que estão discipulando. Não entenderam que cuidar de vidas é um chamado de Deus, manipulá-las é ferramenta do inferno e jamais fez parte dos ensinamentos de Jesus.

Infelizmente, nem todos que estão ao nosso lado nos amam como dizem que nos amam. Alguns só estão esperando o momento para nos apunhalar pelas costas. Mas ainda que isso aconteça, a nossa postura não pode ser igual a das pessoas malignas. Temos que fazer diferença para que não entremos na religiosidade espiritual.

Nós seremos libertos em um nível tão sobrenatural que o nosso foco estará apenas em Deus. Não mais teremos lista negra com nomes de pessoas com as quais não falamos. Isso não é Reino de Deus e não agrada o coração dEle. Vença a sua carne, esmurre a sua carne. Seu único inimigo deve ser o diabo.

Essa psicopatia espiritual sairá do caráter da Igreja, porque é tempo de Reforma. Nós precisamos desejar ser saudáveis. Quantas vezes não nos relacionamos com algumas pessoas não por causa delas, mas por nossa própria causa. Você não é perseguidor, você é da paz, porque é filho de Deus.

Viver com indiferença e pendências no relacionamento coloca em xeque o fato se você nasceu de novo e se, de fato, você faz parte do Reino de Deus. Neste tempo de Reforma, abra-se para o agir de Deus e deixe Ele derramar sobre você unção de misericórdia e humildade.

Mateus 5:3 diz: “Bem-aventurado os humildes de espírito, porque deles são o Reino dos Céus.” A neurose sairá do caráter da Igreja! É chegada a Reforma!

Apóstolo Renê Terra Nova

PLANO DE LEITURA BÍBLICA 2016

26 Dez

Jó 35 e 36
Zacarias 11
Apocalipse 12 e 13

27 Dez

Jó 37
Zacarias 12
Apocalipse 14

28 Dez

Jó 38
Zacarias 13 e 14
Apocalipse 15 e 16

29 Dez

Jó 39
Malaquias 1
Apocalipse 17 e 18

30 Dez

Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20

31 Dez

Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22

01 Jan

Gênesis 1 e 2
Salmos 1 e 2
Mateus 1 e 2